Home Office: o modelo de trabalho que veio para ficar

O home office - ou trabalho remoto - virou então realidade. O estranhamento do início dos trabalhos e a dificuldade aos poucos abriram caminho para um novo modelo de trabalho, mais dinâmico e que chegou para ficar.
Publicado em
modern young handsome man in casual outfit sitting at table working on laptop, freelancer at home, view from back
Imagem: Freepik

Texto de Angélica Sartori, Analista de Marketing da Alkasoft, para o Observatório AB2L

A pandemia trouxe uma necessidade urgente de mudança nas empresas. De uma hora para outra, tudo que era feito de forma presencial na empresa precisou ser adaptado e feito em casa.

O home office – ou trabalho remoto – virou então realidade. O estranhamento do início dos trabalhos e a dificuldade aos poucos abriram caminho para um novo modelo de trabalho, mais dinâmico e que chegou para ficar.

A tecnologia como aliada do home office

Começar a trabalhar em home office não foi tarefa fácil para muitos. Velocidade da internet, software, equipamentos, gestão, forma de trabalho… Cada dia era uma nova descoberta e obstáculo a ser vencido. A necessidade de adaptação foi urgente.

Empresas precisaram buscar ferramentas que facilitassem o trabalho à distância e também garantissem segurança às informações. A videochamada tornou-se o principal contato entre colaboradores e as informações precisavam estar disponíveis para o acesso de qualquer lugar sem que comprometesse sua segurança.

Aos poucos, com organização e com a tecnologia à favor do trabalho, o home office virou uma alternativa viável para os colaboradores das empresas. E não só durante o período de isolamento social.

O home office, também conhecido como trabalho remoto, trouxe inúmeras vantagens, como:

  • Flexibilidade de horários: é possível organizar melhor o tempo do colaborador e as suas atividades a serem desempenhadas;
  • Privacidade: poder trabalhar na própria casa, sozinho, com privacidade e silêncio (se o funcionário possuir espaço próprio para trabalhar);
  • Economia para empresa e colaborador: empresas economizam com gastos de manutenção da estrutura da empresa. Colaboradores deixaram de se deslocar diariamente, seja em transporte privado ou coletivo, isso sem dizer da alimentação;
  • Qualidade de vida: com o trabalho remoto, os colaboradores podem aproveitar melhor o seu dia, sem ficarem presos no trânsito entre casa e trabalho, por exemplo;
  • Conforto: trabalhar de casa pode assegurar mais horas de sono, facilidade de iniciar o trabalho e momentos de descanso de qualidade;
  • Trabalhar de qualquer lugar: a tecnologia, aliada à possibilidade de armazenar os documentos na nuvem, possibilita que o colaborador trabalhe de qualquer lugar e a qualquer hora.

A experiência da Alkasoft

Na pandemia, com os decretos que determinaram o isolamento social, a Alkasoft aplicou os modelos de trabalho remoto e híbrido com sucesso. Em alguns períodos, foi feita uma escala de trabalho que dividia a semana entre presencial e remoto, fazendo com que o fluxo de pessoas na empresa reduzisse consideravelmente.

Agora, com um cenário mais seguro, a Alkasoft levou em consideração a opinião dos colaboradores e também as tendências do mercado para definir a rotina de trabalho, instituindo os regimes remoto e híbrido de forma mais organizada, a depender da área de trabalho e de suas necessidades.

Pesquisas constataram que o trabalho híbrido é o preferido por 42% dos trabalhadores. Para eles, trabalhar fora do escritório preferencialmente três dias por semana (41%) seria o modelo ideal, seguido por dois dias (33%), quatro dias (14%), um dia (5,6%) e outros (6,4%).

Conclusão

É inegável que o home office e o regime híbrido são uma tendência e chegaram para mudar definitivamente as relações de trabalho no Brasil. Estar atento às novidades e buscar o melhor, tanto para a empresa como para o colaborador, deve estar sempre entre os objetivos de qualquer empresa.

Tanto na Alkasoft como em nossos clientes, vimos o quanto é possível ganhar com o home office. Colaboradores mais satisfeitos, maior flexibilidade na rotina, a urgência na automatização, a digitalização dos processos e a segurança das informações como prioridade: essa combinação resultou em crescimento para todos os lados!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

Hands in a digital universe background

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

dominoes-ge819e653e_1920

Decreto 11.129/22 e o programa de integridade nas empresas - o que muda?

Retinal biometrics technology with man’s eye digital remix

Quais são as habilidades do advogado do futuro?

Valentine's Day concept with tic tac toe on beige background

UNIÃO ESTÁVEL NO METAVERSO?

smart-attractive-asian-female-business-owner-weared-virtual-reality-glasses-enjoys-casual-metaverse-meeting-with-concentrate-at-cafe-restaurantasian-female-using-oculus-rift-headset-in-cafe

Como se darão as conexões no Metaverso (Em suas mais variadas searas)  

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.