42% dos trabalhadores preferem modelo híbrido de trabalho, diz pesquisa

Publicado em
digital-marketing-g90b6eab16_1920

Evitar deslocamento, ter flexibilidade em casa e interagir presencialmente com os colegas estão entre os motivos que fazem 42% dos trabalhadores preferirem o modelo híbrido de trabalho, ou seja, alguns dias da semana de forma remota e alguns trabalhando na empresa.

É o que aponta um levantamento realizado pelo site Vagas.com, empresa de soluções tecnológicas para recrutamento e seleção, que identificou também que manutenção do relacionamento presencial com outras pessoas da empresa aparece na liderança dos argumentos a favor do modelo híbrido, representando 31% das respostas.

Em seguida, aparecem a flexibilidade para adequar o trabalho a outras atividades domésticas (16,8%) e evitar a locomoção diária até o trabalho (14%). Também foram citadas as justificativas de ganhar tempo para outras atividades pessoais (8,8%), ter maior foco e concentração (7%), poder cuidar de filhos ou outros familiares em alguns dias (5,5%), entre outros.

O levantamento também procurou saber quantos dias seriam ideais para se trabalhar na empresa, no modelo híbrido. Os respondentes apontaram preferencialmente três dias (41%), seguido por dois dias (33%), quatro dias (14%), um dia (5,6%) e outros (6,4%).

O trabalho presencial foi a preferência de 32%, e os motivos que mais se destacaram pela escolha dessa opção foram: ter maior foco e concentração (37%), ter relacionamento presencial com outras pessoas da empresa (32,6%), ter um ambiente adequado para trabalhar (móveis e infraestrutura) (16,4%), sair do ambiente doméstico (4,3%), entre outros.

E o método totalmente remoto foi a escolha de 26%. Para esses, as motivações principais são: trabalhar em empresas de qualquer região no Brasil e exterior (27,5%), evitar a locomoção até o trabalho (14%), cuidar de filhos e outros familiares e ganhar tempo para outras atividades pessoais (11,75%, cada) e ter flexibilidade para adequar o trabalho a outras atividades domésticas (10,4%), entre outras.

Ludmila Seki, especialista em Marketing na Vagas.com, afirma que o levantamento consolida o modelo como o “queridinho dos funcionários”. Para ela, desde que começou a ser implantado devido à pandemia da Covid-19, trabalhadores perceberam a possibilidade de conciliar atividades profissionais com a pessoal.

“Essa flexibilidade foi notada rapidamente e despertou uma grande motivação para muita gente, que jamais pensou que poderia ajustar agendas profissionais e pessoais. Mas essas mesmas pessoas também viram que era necessário ir até o trabalho, mesmo que por menos vezes, para interagir com os colegas. Isso veio para ficar e já é um diferencial competitivo das empresas na atração e retenção de talentos”, diz Seki.

O estudo “Preferências do local de trabalho” foi realizado de 29 de outubro a 7 de novembro, por e-mail, contando com a participação de 11.601 candidatos da base de dados Vagas.com. O objetivo da pesquisa é entender as preferências dos candidatos pelos modelos de trabalho disponíveis e os motivos pelos quais mais gostam desses formatos.

Texto original publicado pela CNN Brasil

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
BGC

Streamers gamers apostam em um novo nicho: eventos proprietários

Brasil movimentará US$ 2,7 bi em negócios relacionados a games em 2022
carreira_profissoesdofuturo_24022021_Marko-Geber_GettyImages-3-768x512

No pain, no gain: tentativa e erro devem fazer parte da cultura das empresas da era digital

Atualmente as empresas procuram desencadear transformações digitais e se beneficiar de infraestruturas escaláveis e ágeis
acordo-online-negociacao-aperto-maos

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
jus-gif-2

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.