A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
No dia 25 de junho de 2024, representou um marco significativo para a Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) com a sua expansão para Portugal, em um encontro inaugural realizado em parceria com Abreu Advogados e o Instituto de Conhecimento.
Mais de 60 participantes se reuniram para um dia de intenso networking e compartilhamento de conhecimento. A abertura foi marcada por uma inspiradora mensagem de Luís Barreto Xavier, sócio da Abreu Advogados, cujo escritório recentemente recebeu reconhecimento do Financial Times como o mais inovador da Europa.
Daniel Marques, diretor executivo da AB2L, destacou o vibrante ecossistema de inovação jurídica do Brasil, frequentemente comparado ao Vale do Silício do Direito, e delineou as oportunidades de expansão global para os participantes.
O evento contou com painéis envolvendo líderes do setor, incluindo Luiz Paulo Pinho, conselheiro da AB2L e Co-Founder do Jusbrasil, nossos associados, Ella Da Silva, Customer Success Manager da Legau, Miguel Freire, Co-Founder & CEO da NeuralShift, e Henrique Ferreira, Co-founder da Inspira, também associada. Joana Tavares Pires, da Abreu Advogados, trouxe uma perspectiva crucial sobre a implementação de tecnologias, enfatizando a necessidade de soluções práticas e adaptáveis às necessidades dos advogados e profissionais do setor.
Durante o painel dedicado aos escritórios de advocacia e tribunais, mediado por Helder Galvão, Of Counsel no Abreu Advogados, foram apresentados diversos cases de inovação. Destacou-se a iniciativa apresentada por Lucinéia Possar, diretora jurídica do Banco do Brasil e associada da AB2L, que trouxe o uso de IA para apoiar os advogados em diversos desafios jurídicos espalhados pelo Brasil, incluindo o auxílio na geração de mais de 130 mil pareceres jurídicos por ano.
Cajé, sócio do Machado Meyer, mantenedor da AB2L, compartilhou cases de sucesso, incluindo uma ferramenta contratual que otimizou significativamente o tempo dos advogados. Ricardo Henriques, sócio do Abreu Advogados, discorreu sobre a adoção de IA Generativa pelo escritório, com ênfase na parceria com o Copilot da Microsoft.
A Juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, Adriana Barrea, ofereceu insights valiosos sobre a utilização de IA pelos tribunais, enfatizando a importância de um olhar humano na implementação dessas tecnologias.
Este encontro representa uma conquista monumental para a comunidade da AB2L, marcando sua expansão internacional e fortalecendo suas parcerias estratégicas. A AB2L agradece o apoio contínuo de seus aliados e mantenedores, incluindo Machado Meyer, C&A, e Tozzini Freire, cujo compromisso é fundamental para impulsionar a inovação no setor jurídico.
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.