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Você precisa de 5 palavras para tornar seu perfil no LinkedIn mais atrativo

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Imagem: Pixabay

O LinkedIn Brasil acaba de lançar seu perfil oficial no Instagram. O @linkedin_br traz memes de carreira e dicas rápidas para usar a rede social profissional. Mas é um conteúdo fragmentado e juntar cada pedacinho de dica oferecida pelo LinkedIn Brasil no Instagram pode custar muito tempo. Além disso, o perfil se dedica a oferecer conteúdo para todo tipo de profissional (e você sabe bem que nem tudo cabe para a advocacia).

Então, se você quiser acelerar seus resultados usando o LinkedIn para gerar oportunidades de negócios ou carreira na advocacia, comece respondendo à seguinte pergunta: quais são as 5 palavras que definem a sua imagem profissional hoje? 

A resposta dessa pergunta pode ser o ponto de partida para o seu perfil ganhar mais visibilidade no LinkedIn, para economizar tempo na produção das suas publicações e transformar a maneira como você usa o LinkedIn. 

Mas o efeito imediato de usar pelo menos 5 palavras-chave é ver o seu perfil ser mais facilmente localizado nos mecanismos de busca no mecanismo do LinkedIn. Essa técnica é equivalente às estratégias de SEO (Search Engine Optimization) usadas para fazer sites aparecerem com mais destaque no Google. No LinkedIn, a lógica é similar porque, diariamente, são feitas milhares de buscas na rede social profissional. E o algoritmo do LinkedIn também seleciona por palavras-chave os conteúdos que serão exibidos a partir do que a pessoa escreve no campo de busca da rede.

Funciona assim: quando alguém uma palavra no campo de busca do LinkedIn, automaticamente o algoritmo vai rastrear toda a rede para encontrar as respostas que melhor atendem àquela busca. Em frações de segundos, o mecanismo rastreia grupos, perfis, publicações, páginas etc. para localizar a informação que a pessoa quer encontrar dentro do LinkedIn. Quanto mais um conteúdo for aderente ao que a pessoa escreveu no campo de busca, mais destaque terá entre os resultados que serão exibidos pelo LinkedIn. Por isso, é importante você definir, pelo menos, 5 principais palavras-chave que representam seus objetivos e sua atuação na advocacia.

Para encontrar as palavras-chave que vão dar mais relevância ao seu perfil, você pode cumprir três etapas:

1. Identifique sua principal área de atuação na advocacia. Importante selecionar uma principal, mesmo que você também preste serviços em outras áreas complementares.

2. Liste os principais serviços que você presta dentro dessa área de atuação

3. Adicione termos que representem seus diferenciais (qualificação acadêmica, região geográfica, etc.)

Uma maneira de encontrar essas palavras-chave é, por exemplo, anotar quais palavras se repetem quando você se apresenta para alguém profissionalmente. Essas provavelmente são as palavras-chave que refletem sua atuação na advocacia. Busque não apenas termos técnicos, mas também aqueles que traduzam a maneira única como você presta serviço na advocacia (por que é diferente dos demais?). Esse é o ponto de partida para quem deseja realmente ter uma imagem consistente no LinkedIn.

Onde usar as palavras-chave

No método LinkedLAW, eu proponho que as palavras-chave sejam repetidamente utilizadas nos três pilares essenciais para ganhar visibilidade no LinkedIn.

1. No Perfil

As palavras-chave devem ser usadas em toda a sua descrição, desde o título, até o texto do Sobre e também no detalhamento das suas experiências profissionais e histórico acadêmico. Também há vantagem em usar as palavras-chave como Competências e no registro de projetos, por exemplo.

2. Publicações

Usar as palavras-chave no seu conteúdo é uma forma de economizar tempo. Porque elas funcionam tanto como um guia para direcionar os assuntos dos seus posts no LinkedIn quanto como um ponto de partida para o texto que você vai produzir nas postagens. Isso porque, usando a técnica das palavras-chave, você sabe que pode (e deve) repetir os termos que selecionou para o seu perfil. Assim, você não perde tempo pensando o que vai postar ou como vai escrever.

3. Presença

Utilize as palavras-chave em comentários que você fizer em outras publicações ou em mensagens que enviar no LinkedIn e veja seu perfil ganhar muito mais relevância e chamar atenção de pessoas que também têm interesse nos termos que você selecionou.

Repita suas palavras em toda a oportunidade que você tiver dentro do LinkedIn, trazendo um contexto para utilização dessas palavras para parecer natural para quem estiver lendo o seu perfil, as suas publicações, os seus comentários ou as suas mensagens. Mas você o algoritmo do LinkedIn saberão que aqueles termos estão sendo escritos intencionalmente, porque o LinkedIn (assim como toda plataforma digital) monitora as suas atividades.

A repetição de palavras no seu Perfil, nas suas Publicações e na sua Presença passam uma mensagem consistente para o algoritmo e faz com que o LinkedIn identifique seu conteúdo como uma resposta relevante para buscas feitas a partir das suas palavras-chave. Ou seja, o algoritmo entende que você é uma fonte de informação relevante sobre aqueles temas e aumenta a sua visibilidade para dar uma resposta relevante a pessoas que estejam buscando sobre esses temas. 

Preparar-se para aparecer com destaque nos resultados de busca do LinkedIn é cada vez mais relevante. As novas gerações já usam mais as redes sociais para buscar conteúdo do que o próprio Google. A tendência é que as pessoas se apropriem cada vez mais desse hábito e você pode sair na frente usando essa técnica simples para destacar seu perfil no LinkedIn.

Mariellen Romero é Associada à AB2L, Consultora de LinkedIn para Advocacia, especialista em Marketing Jurídico, Sócia da agência táLIGADO Comunicação Conectada.

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