Susskind: a advocacia vai evoluir mais na próxima década que em todo o século passado

Publicado em
susskk

Em recente palestra no Legal Management Forum 2020, Richard Susskind afirmou que a advocacia vai evoluir mais na próxima década que em todo o século passado. De acordo com o professor britânico, as mudanças vão ocorrer ainda que os próprios advogados não queiram, pois tudo depende dos clientes – e não dos próprios profissionais.

A advocacia vai evoluir como nunca antes

Conforme Susskind, a pandemia está quebrando tabus e princípios que, antes, pareciam inabaláveis. Um deles, sem dúvida, diz respeito à necessidade de escritórios físicos. Os advogados começaram a perceber, em síntese, que não precisam ter uma sede para exercer suas atividades. O trabalho pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer momento:

Isso abriu muitas mentes. – Richard Susskind

A pandemia está quebrando tabus e princípios

O desafio do “mais por menos”

A pandemia está acentuando também aquilo que Susskind denomina desafio do “mais por menos”. Os clientes estão exigindo mais qualidade nos serviços prestados e desejando pagar cada vez menos. Na visão de Susskind, a melhor forma de evitar uma quedas drásticas no faturamento dos escritórios é mudando completamente a forma de trabalhar.

O fato é que as demandas estão crescendo numa escala maior e desproporcional se comparara à disponibilidade do mercado em pagar pelos serviços jurídicos. Além disso, o modelo de billable hours e o próprio sistema de tabelamento proposto pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) estão sendo pressionados e tendo sua aplicabilidade questionada.

Inteligência artificial na advocacia

De acordo com Susskind, a inteligência artificial impulsionará a mudança do modelo de prestação de serviços jurídicos. Embora os investimentos tenham sido reduzidos durante a pandemia, o professor prevê que os escritórios logo perceberão a necessidade de liderar o desenvolvimento de produtos e serviços, com emprego de inteligência artificial.

Fonte: https://bernardodeazevedo-com.cdn.ampproject.org/c/s/bernardodeazevedo.com/conteudos/susskind-a-advocacia-vai-evoluir-mais-na-proxima-decada-que/amp/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Ez-Doc

Testemunhas nas Audiências de Instrução por Videoconferência, como está sendo feita essa produção e prova na prática.

innovation-g93eb448e2_1280

Lawtechs e Legaltechs na Gestão do Departamento Jurídico

teamwork-g8740ce66f_1920

Societário Inteligente

3d-rendering-biorobots-concept

Qual será a função do robô no futuro do trabalho? E qual será a dos humanos?

Closeup of a plasma globe in the darkness

Tendências para o setor de Advocacia e Tecnologia em 2023

Paper craft art of speech bubble icon

Comunicação Não-Violenta: Gerindo as emoções e nutrindo conexão.

PAULO SILVESTRE LANÇAMENTO BOOK

"Direito em Transformação - Estratégia e Inovação para Advogados" por Paulo Silvestre de Oliveira Junior

Captura de tela 2023-02-27 102332

Case C&A: JuridiCão, o melhor amigo da Operação!

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.