Pesquisar
Close this search box.

IoT: Veja o que seis especialistas dizem sobre o futuro da tecnologia

Publicado em
iot-ab2l
Cidades inteligentes: Imagine uma cidade que pode mudar dinamicamente os tempos dos semáforos dependendo de fatores como acidentes ou chuva

De acordo com um estudo realizado pela consultoria McKinsey, o escritório jurídico Pereira Neto Advogados e o Centro de Pesquisa Desenvolvimento (CPqD), os impactos da Internet das Coisa s (IoT – Internet of Things, em inglês) pode resultar em movimentações de até US$ 200 bilhões por ano, a partir de 2025.

Além da questão econômica, o portal de notícias estadunidense, Business Insider, avalia que até 2020, cerca de 34 bilhões de dispositivos já estarão conectados à IoT . O que facilmente possibilita o desenvolvimento de novas ideias de negócios. Confira as apostas de seis especialistas:

1. Segurança digital

O co-fundador da Konduto, empresa responsável por oferecer soluções antifraudes para e-commerces, Tom Canabarro, avalia que à medida que a tecnologia evolui, os casos de ataques cibernéticos aumentam, e que inclusive há relatos de invasões hacker às babás eletrônicas. “A segurança cibernética tem muito para progredir. Imagine o que poderia acontecer com geladeiras, ar-condicionado e até marcapassos conectados à internet?”, exemplifica.

2. Streaming publicitário

Quem atua na área de publicidade sabe que os maiores desafios das agências têm sido otimizar o tempo das tomadas de decisões, agilizar o retorno às solicitações dos clientes, facilitar o acesso de novas mídias e fornecedores, bem como reduzir as despesas com idas e vindas de documentos e materiais publicitários para revisões e aprovações.

Diante desse cenário, o CEO da AdStream, plataforma mundial de armazenamento e distribuição de campanhas publicitárias, Celso Vergeiro, aponta que ter uma plataforma online como ferramenta de armazenamento, otimização de fluxo de trabalho e interação entre agência, anunciante e fornecedor é o que garantirá maior competitividade às empresas.

Leia também: Quanto vale suas informações genéticas? Startup transforma dados em negócio

3. Cenários preditivos

Segundo o CEO da upLexis, empresa de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data), Eduardo Tardelli, cenário preditivos – função matemática que reconhece padrões ocultos, e de certa forma prever – vão imperar, uma vez que problemas e riscos serão identificados antes mesmo deles se concretizarem.

4. Inteligência Artificial no varejo físico

Embora o varejo físico inove pouco na transformação da experiência de compra, o COO da Propz, empresa voltada para soluções de inteligência artificial (IA) e big data para o varejo, Israel Nacaxe, diz que nos próximos anos a sociedade verá as ferramentas de IA crescerem. Ele argumenta que apenas o aprendizado da máquina é capaz de descobrir os padrões de comportamento do cliente e sugerir com real eficiência ofertas e estratégias promocionais, o que consequentemente aumentará as vendas.

5. Cidades Inteligentes

Imagine uma cidade que pode mudar dinamicamente os tempos dos semáforos dependendo de fatores como acidentes ou chuva, e até mesmo capaz de alterar os limites de velocidade dependendo da situação do trânsito. Assim serão as “cidades inteligentes”.

“O tempo que será salvo e a eficiência que será ganha pelo cidadão se tornarão um diferencial competitivo, fazendo com que as cidades atraiam investimentos, empregos e até turismo”, diz o sócio fundador da Cobli, startup especializada em rastreamento, telemetria e gestão de frotas, Rodrigo Mourad.

6. Plataformas wearables

“Vivemos na era da realidade virtual, aumentada e inteligência artificial. E para o futuro, podemos esperar devices wearables com lentes de contato capazes de gravar as imagens que estão sendo visualizadas – e porque não utilizar para comprar produtos? Com a realidade aumentada em lentes de contato o conteúdo integrado não seria mais um vídeo, show, comercial ou seriado, e sim imagens da vida da pessoa em tempo real”, avalia o vice-presidente de marketing global do Cinemall, tecnologia que permite a integração de produtos, marcas e serviços diretamente no conteúdo nas mais variadas plataformas, Anselmo Martini.

Se identificou com alguma das tendências da IoT?


Fonte: https://tecnologia-ig-com-br.cdn.ampproject.org/c/tecnologia.ig.com.br/2017-10-16/iot-tendencias.html.amp

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Blockchain e Direito Desvendando os Desafios da Tokenização, por Isabela Santos.

 Blockchain e Direito: Desvendando os Desafios da Tokenização

laptop-2558400_1280

Empreender na mediação: inovação e oportunidades em comemoração a semana global do empreendedorismo  lei nº 14.135/2021

opportunity-7958383_1280

Você precisa de 5 palavras para tornar seu perfil no LinkedIn mais atrativo

Tokenização da Propriedade Intelectual

Tokenização da propriedade intelectual: a gestão da inovação na blockchain

COMUNICAÇÃO

Comunicação é Poder no Direito: sobrevivendo no mundo jurídico

Haverá futuro após os LLMs?

Haverá futuro após os LLMs?

O Advogado e a Revolução Tecnológica: Uma Parceria Necessária

O Advogado e a Revolução Tecnológica: Uma Parceria Necessária

robot-3010309_1280

Qual perfil de Advogado vai sobreviver na era das RPAs e IAs?

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.