A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
De início, gostaria de pontuar e destacar duas características de alguns empreendedores de sucesso ao longo do tempo. Essencial reforçar para as novas gerações e relembrar para os que já estão trilhando o seu caminho há algum tempo. São elas: perseverança e persistência.
São qualidades complementares, que à primeira vista podem parecer sinônimos, mas entendo que persistência está ligada à insistência, coragem, foco e determinação para atingir os objetivos, mantendo-se firme, a despeito dos percalços no caminho. Já perseverança representa o esforço em atingir o propósito e está ligada a flexibilidade, maleabilidade, ajuste de rota e adaptação dos objetivos tendo em vista o cenário externo e suas constantes mudanças.
Esses atributos são percebidos em grandes empreendedores com atuação em diversas áreas, desde o esporte até inventores de novas tecnologias.
Por exemplo, Michael Jordan, jogador de basquete, disse certa vez algo que considero certeiro: “Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo… e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso.”
Outros exemplos icônicos são: (i) Walt Disney: certa vez demitido de seu trabalho por falta de imaginação e boas ideias; (ii) J. K. Rowling: mãe solteira e desempregada e teve suas obras de Harry Potter recusadas por oito diferentes editoras; (iii) Ayrton Senna: tricampeão mundial de F1, ganhou 41 corridas de Grandes Prêmios (GPs), mas perdeu 1201 ; (iv) Thomas Edison: inventor da lâmpada elétrica, tentou mais de 10.000 protótipos. Dizia que para inventar algo é preciso de uma boa imaginação e um monte de lixo e que a nossa maior fraqueza está em desistir2 .
E antes que imagine tratar-se de mais texto motivacional ou uma espécie de autoajuda corporativa, veementemente afirmo que não. Aliás, passa-se longe disso. Desde o início de minha formação acadêmica e profissional, especialmente em mentorias aplicadas, o medo é um fator constante. Seja ele em iniciantes ou profissionais com larga experiência. Na maior parte dos casos não se trata do medo consciente, aquele, que nos protege de situações de risco, mas sim sobre o medo letárgico (que nos paralisa).
Em todos os casos o que se pretende demonstrar com os exemplos clássicos ou atuais, é que todos os empreendedores ousaram fazer diferente do comum, do aceito ou previsível. Todos se arriscaram, buscaram novas ferramentas e argumentos, ou seja, se reinventaram a cada osbstáculo, em outros termos sempre agiram buscando a sua verdade.
Nesse sentido é o vídeo-manifesto do ex-piloto de F1, Ayrton Senna. A narração é feita com a sua própria voz, gerada por inteligência artificial e protagonizado por sete personagens reais que representam histórias de sucesso e superação em trajetórias de busca e encontro de suas verdades3.
Obviamente, não há uma receita para o sucesso e seria leviano e de extrema prepotência de qualquer um enumerar especificidades, bem como desconsiderar o ambiente externo. Afinal, o mundo dos negócios é extremamente dinâmico e em constante e cada vez mais velozes mudanças.
Desde o desenvolvimento e consolidação de novos mercados, tecnologias que aceleram o a acesso à informação até a atualmente a tão comentada Inteligência Artificial. Ademais, o timming para as ideias e as necessidades são fluidos e mutáveis. E sendo mais uma vez realista e pragmático, os recursos financeiros necessários são escassos ou de difícil acesso a todos.
Ou seja, potencialmente mesmo os casos de sucesso, poderiam não ter o mesmo resultado se aplicados à realidade atual.
Outro ponto essencial aos empreendedores é manter uma rede de contatos ativa (network), atualização constante, participação em eventos, comissões e associações de forma geral. Essa atitude garante acesso a informações de interesse do setor e clientes, bem como confere verificabilidade e exposição do negócio e marca.
Como exemplo é a presente plataforma da AB2L, sempre atualizada com principais eventos, cursos e notícias. No que diz respeito a formação básica cita-se o AB2L Academy e ainda a Faculdade SABRAE, onde há qual há cursos de formação e jovens e adultos, bem como cursos de curta duração, especialmente voltados à formação de competências necessárias aos empreendedores4.
Em se tratando de empresas de tecnologia (lawtechs e legaltechs), há inúmeros eventos que se sugere a participação. Como exemplos de eventos de grande relevância, alguns deles on-line e/ou itinerantes: (i) AB2L – Law Tech Experience; (ii) AB2L BlockChain e Web 3 Summit (São Paulo/SP); (iii) CIO Emerging Tech Summit (Online) Líderes corporativos sobre tecnologias emergentes estão revolucionando o mercado e o que você pode executar como liderança; (iii) Minas Summit (Belo Horizonte/SP), (iv) Startup Summit (Florianópolis/SC); Web Summit (Rio de Janeiro/RJ); (v) AB2L – 2º Congresso Internacional de Direito e novas Tecnologias; (vi) Bossa Summit (São Paulo/SP) – Investidores e Venture Capiral; (vii) Fenalaw (São Paulo); (viii) Start-se: SVWC – Festival de inovação da América Latina.
Outra forma de se posicionar e informar é um benchmark com outras empresas e estudo de cases. Boa forma de obter dados relevantes e ajustar o seu mindset e modos de agir pode ser realizado por meio de literatura atual e específica sobre empreendedorismo.
Apresenta-se algumas obras de excelente qualidade: (i) 2030: Como As Maiores Tendências de Hoje Vão Colidir com o Futuro de Todas as Coisas e Remodelá-las, de Mauro F Guillén; (si) Hacking Growth: A estratégia de marketing inovadora das empresas de crescimento mais rápido, de Morgan Brown, Sean Ellis, e outros; (iii) Market Rebels: How Activists Make or Break Radical Innovations, de Hayagreeva Rao; (iv) What You Do Is Who You Are: How to Create Your Business Culture, de Ben Horowitz e Henry Louis Gates; (v) Mindset: The New Psychology of Success, de Carol S. Dweck; (vi) A Nova Economia: Entenda por que o perfil empreendedor está engolindo o empresário tradicional brasileiro, de Diego Barreto.
Em suma, o tema segue sempre atual e não é distinto para os casos de empreendedorismo de startups, sejam eles em qualquer seara. Há incontáveis livros, inclusive um de título pitoresco “Empreender: a arte de se f*der todos os dias e não desistir”. Um manual de sobrevivência para o mundo real do empreendedorismo, elaborado por CEOs de startup de grande porte.
De posse de dados relevantes e mesmo com todo o esforço o foco que destacamos ao longo do texto, sempre essencial o uso ferramentas clássicas para realização de uma pesquisa de mercados e verificar a aceitação de seu produto e ou serviço, ainda a elaboração de um plano de negócios com previsões realísticas de valores de vendas, despesas e retorno de capital (payback) a fim de verificar o custo de oportunidade do negócio frente a outros tipos de investimentos. Em seguida, ter bem desenhado um plano de ação (objetivos e métricas) na área comercial, financeira e vendas de marketing e respectivos canais de distribuição e divulgação.
1 https://www.ayrtonsenna.com.br/pt/
2 https://exame.com/ciencia/10-frases-de-thomas-edison/
3 https://senna.com/busque-sua-verdade/
4 https://ab2l.org.br/eventos/
https://ab2l.org.br/observatorio-ab2l
https://ab2l.org.br/programas/ab2l-academy/
https://faculdadesebrae.com.br/
Rafael Savassi é Advogado (UFMG/USP), Contador (PUC), Administrador de Empresas (Técnico pela FG – SEBRAE), Mentor de Negócios e Inovação (AB2L), Professor e Master em Metaverso (Exame). Advogado na área Jurídico-Tributária (contencioso, consultivo e policy) nas empresas IFood, Brastemp (Whirlpool) e Vivo (Telefônica). Advogado especialista em Direito Tributário em grandes bancas como Sacha Calmon/Misabel Derzi, Dias de Souza e Mariz de Oliveira e Siqueira Campos. Professor substituto de direito Tributário nas Faculdades Milton Campos-BH, UFMG-BH e USP-SP. Membro de comitês de estudos tributários da AAESP, ANCHAM. Atualmente é sócio no Figueiredo.Law e The Legals.Law (especializada em atendimento a startups em diferentes níveis de desenvolvimento).
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.