Pesquisar
Close this search box.

De olho no cliente: utilizando Inteligência Artificial na análise de risco de crédito

Publicado em
b12e17_4447cdf382954e4ba5022a7f933ff945mv2

Os estudos para a predição de eventos no mercado financeiro não é recente, em 1932 FitzPatrick escreveu um dos primeiros métodos para prever o risco empresarial: A Comparison of Ratios of Successful Industrial Enterprises with Those of Failed Firm.

Desde então muita coisa evoluiu, os computadores elevaram os cálculos de rating a um novo patamar durante a década de 60, sistemas integrados a diversas fontes públicas e privadas passaram a fornecer mais dados para avaliação.

Com a internet este volume de dados explodiu, surgiram os processos de big data, mineração de dados e a inteligência artificial ressurgiu com toda força.

Desde que iniciamos a plataforma Mentor Mais, notamos que a capacidade de prever algo era o maior empoderamento que a inteligência artificial poderia dar a um gestor, e para que isso acontecesse de forma simples seria fundamental que a ferramenta tivesse duas características imprtantes:

1 – pudesse se adaptar aos diversos tipos de dados

2 – Se autoajustar com as mudanças das variáveis

O módulo Predição de Comportamento do Mentor Mais é feito de uma série de redes neurais artificiais que predizem o potencial de um cliente, carteira, empreendimento etc. de se desviar de suas características.

Podemos entender como funciona, através de um problema comum em empreendimentos imobiliários.

Quando se faz vendas na planta a maior dúvida é saber o quanto aquele cliente estará apto a financiar o imóvel após o período de construção, ou seja, há uma dúvida que ficará no ar por quase 3 anos (em média) sobre os risco ocultos de um dado empreendimento.

Como fazer a gestão de risco desta carteira?

Qual o risco deste empreendimento?

Como posso me adiantar a este risco?

O Mentor Mais através da análise de diversas fontes de dados: cadastro, finanças, bases públicas, redes sociais etc. traça um rating de cada comportamento atualizando mês a mês e reavaliando sua posição de um range de risco. Graças ao processo de aprendizagem de máquina ele é capaz de se autoajustar às diferentes mudanças de cada pessoa, grupo ou empreendimento, aprendendo não só com a empresa mas com um mercado específico.

A cada mês os dados são reavaliados buscando as indicações hipersensíveis das condições iniciais, uma técnica muito comum na física quântica para explicar os micro eventos que interconectam na teoria do caos causando grandes resultados.

Para um ser humano, monitorar todas as variáveis envolvidas neste problema e ainda ter um resultado realmente assertivo seria um fato digno de nota, esta é a razão do machine learning impulsionar economias e aumentar o desempenho de empresas em todo o mundo.

Também é possível utilizar o Módulo de Predição de Comportamento em diversas outras situações como: funil de vendas, cancelamentos de contratos, perfil do cliente ideal, etc.

Mentor Mais – Inteligência de verdade.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

Blockchain e Direito Desvendando os Desafios da Tokenização, por Isabela Santos.

 Blockchain e Direito: Desvendando os Desafios da Tokenização

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.