Pesquisar
Close this search box.

Confira livros incríveis para empreendedores iniciantes

Publicado em
empreendedores-870x250

* Por Thiago Coutinho

O empreendedorismo vai muito além da abertura de um negócio próprio, e pode ser entendido como a capacidade de identificação de problemas, coordenação de projetos inovadores e criação e implementação de mudanças pertinentes a um mercado.

Diante disso, percebe-se que empreender é um desafio diário para todos que atuam nessa área, pois exige uma percepção ampla e aproveitamento de novas oportunidades de negócios. Para se tornar um verdadeiro empreendedor, é necessário desenvolver diversas habilidades e características comuns ao perfil em questão, que vão desde a criatividade até a autoconfiança.

Também é imprescindível investir sempre na busca por conhecimento, visto que através dele os erros não farão parte do processo eficiente de planejamento e execução dos projetos. Portanto, pensando em guiar os primeiros passos de todos os empreendedores iniciantes, selecionamos alguns notáveis livros sobre o assunto que oferecem conteúdos ricos em ensinamentos e exemplos a serem seguidos.

Boa leitura!

1. Business Model Generation – Alexander Osterwalder e Yves Pigneur

Para que o empreendimento se torne viável, é primordial utilizar ferramentas de organização e planejamento estratégico do negócio, a fim de direcionar recursos e obter os lucros desejados.

No livro “Business Model Generation”, o renomado consultor e palestrante Alexander Osterwalder, em parceria com Yves Pigneur, desenvolve o Business Model Canvas (BMC), definido como um método sistemático para visualizar e esboçar modelos de negócios, sejam eles novos ou existentes.

O foco dos autores é ensinar todos os aspectos que constituem o Canvas, explicando como a aplicação dessa técnica revolucionária influencia positivamente na atuação de inúmeras empresas líderes do mercado.

Através dessa leitura, você terá acesso a um manual completo que disponibiliza o passo a passo para projetar os empreendimentos de amanhã e implementar a inovação como diferencial competitivo dos tempos modernos.  

2. De Zero a Um – Peter Thiel

O Vale do Silício é o berço do empreendedorismo, reconhecido mundialmente como o polo de inovação global, e os aspectos do seu ecossistema têm muito a ensinar para empreendedores iniciantes.

Em vista disso, o best-seller “De Zero a Um”, escrito pelo famoso capitalista de risco e cofundador do PayPal, Peter Thiel, não poderia faltar na nossa lista!

O autor expõe em sua obra a importância do monopólio para o progresso econômico vertical, pois as criações de ideias inovadoras, que vão de zero a um, diminuem a competitividade, aumentam os lucros, dominam um nicho específico de mercado e fazem as empresas crescerem exponencialmente. 

Em suma, o livro é ideal para todos que queiram vencer o conformismo, repensar seus negócios, solucionar os reais problemas dos clientes para, então, alcançar uma posição de inovação progressiva.

3. Nasce um Empreendedor – Bob Wollheim e Dony De Nuccio

Se você almeja iniciar a sua carreira no empreendedorismo e abrir um negócio próprio, que seja reconhecido e lucrativo, deve conhecer mais a fundo o livro “Nasce um Empreendedor”.

Na obra, o especialista em mercado digital, Bob Wollheim, em coautoria com Dony De Nuccio, concede para seus leitores uma visão realista do empreendedorismo no Brasil, indicando todos os percalços e desafios que podem surgir ao longo dessa trajetória, até que uma ideia inovadora seja concretizada.

Neste contexto, os autores apontam, por meio de uma linguagem agradável e de fácil entendimento, dados históricos referentes ao empreendedorismo, citando diversos depoimentos dos maiores empreendedores do país, que enriquecem os ensinamentos do livro.

Sem dúvidas, essa leitura fará você refletir sobre a complexidade de ser um empreendedor, e irá motivar a sua caminhada rumo à realização profissional!

4. A Mente do Empreendedor – Kevin D. Johnson

Para que o empreendedor iniciante consiga programar o seu cérebro para o sucesso nos negócios, é muito importante que ele se aprofunde nos pensamentos e crenças de empreendedores que são referências mundiais, como Bill Gates e Steve Jobs.

Portanto, a nossa quinta sugestão de leitura é o best-seller “A Mente do Empreendedor”, de autoria do presidente e CEO da Johnson Media Inc., Kevin D. Johnson.

Este livro reúne as experiências do próprio autor com os cem hábitos e comportamentos de empresários notórios, e extrai de cada um deles valiosas lições que preparam seus leitores para empreender em cenários instáveis.

A partir daí, Johnson elabora os sete elementos que constituem a mente do verdadeiro empreendedor, que são: estratégia, educação, pessoas, finanças, marketing e vendas, liderança e motivação, sendo estes vitais para uma vida empresarial próspera.

5. Startup: Manual do Empreendedor – Steve Blank e Bob Dorf

Quando o assunto é carreira empreendedora, não podemos deixar de mencionar a obra “Startup: Manual do Empreendedor”, escrita por Steve Blank, desenvolvedor da metodologia Customer Development, e Bob Dorf, empreendedor em série.

O livro destina o seu conteúdo a todos os empreendedores que sonham em construir uma startup bem-sucedida, com base na Metodologia de Desenvolvimento do Cliente, que tem por missão auxiliar as Startups Escaláveis a conhecerem melhor os seus clientes e criarem produtos que satisfaçam suas necessidades.

Além disso, no decorrer das últimas páginas, os autores instruem seus leitores sobre o “Manifesto do Desenvolvimento de Clientes”, composto por 14 princípios que fundamentam as práticas das startups vencedoras. 

Mergulhar nos detalhes deste guia de referência irá proporcionar ensinamentos enriquecedores quanto aos modelos de negócios eficazes e ferramentas específicas para startups.

6. #VQD: Vai Que Dá! – Joaquim Castanheira

Empreender no Brasil é um processo desafiador devido à diversos aspectos desestimulantes, como a burocracia e os altos impostos. No entanto, histórias de empreendedores que conseguiram criar negócios rentáveis podem servir como grande fonte de inspiração para os empreendedores iniciantes.

Dado isso, a última recomendação da nossa lista é o livro “#VQD: Vai Que Dá!”, do jornalista Joaquim Castanheira, que narra dez cases de sucesso de empreendedores brasileiros que transformaram seus sonhos em empresas de alto impacto.

Mais do que relatos de triunfos, a obra apresenta os desafios, erros e obstáculos que marcaram a trajetória de cada uma das empresas retratadas, dentre elas: Arizona, Grupo Prepara e Acesso Digital.

Concluímos que essa leitura será uma ótima opção para todos os profissionais que desejam aprender a gerir recursos financeiros, entender sobre investimentos, otimizar as relações de trabalho e, o mais importante, empreender por paixão!

Sua carreira empreendedora começa agora! O conhecimento será a peça-chave para você iniciar o empreendimento dos seus sonhos. Por isso, esperamos que os livros escolhidos impulsionem a sua carreira e sejam, de fato, grandes contribuidores para a sua jornada de sucesso!

Fonte: Startupi

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.