Pesquisar
Close this search box.

Como efetivar sua Startup

Publicado em
start-up-16 (1)
Entenda o que é preciso fazer para que sua Startup se desenvolva

Primeiro de tudo, o que define uma startup? Apesar de usado nos EUA há várias décadas, só com o advento da internet 1996-2001, o termo “startup” começou a ser usado no Brasil.

E é diretamente relacionado ao significado de ideias novas, propostas diferentes. Um novo negócio que ainda não existe no Mercado, mas que aparentemente poderia dar certo e gerar lucro.

A maioria das pessoas pensam que qualquer pequena empresa, no período inicial de funcionamento pode ser chamada de startup.

Outros acreditam que uma startup é uma empresa que precisa de pouca renda para se manter, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Independente da definição que a sociedade acredita, o campo de startups ainda é muito novo e incerto, é por isso que algumas ações legais devem ser tomadas por parte dos criadores, para que a ideia dê certo.

Muitas são as primeiras preocupações com seu novo negócio. Relação com sócios, investidores, clientes, colaboradores, parceiros, fornecedores, orçamentos, planejamentos…

Diante de tudo isso, uma assessorial juridical se faz necessária como forma de prevenção para evitar dores de cabeça futuras, sendo uma opção mais barata do que remediar possíveis problemas.

Dentro da assessorial juridical alguns pontos são primordiais para sua startup:

Entendimento entre sócios

Após decidir empreender a ideia, logo vêm as primeiras questões negociais: qual será o percentual de cada uma, quem é o dono da ideia, a dedicação de cada sócio, quem é o sócio service, quem é o sócio investidor. Isso tudo deve ser formalizado em um Termo Inicial de Entendimento Entre Sócios


Estruturação Jurídica

Desde o início você precisa definir qual sera a configuração de práticas e soluções contratuais que trarão proteção ao patrimônio intelectual e segurança juridical à atividade, além de medidas necessárias para a proteção do registro da propriedade intelectual de startups e registro de marca e patentes.


Análise e elaboração de contratos

Análise preventiva de contratos com fornecedores ou parceiros antes da assinatura. Elaboração de contratos customizando as necessidades de sua Startup, com maior segurança juridical, efetividade e descomplicação.


Negociação de parcerias ou investimento

Assessoriamento personalizado para as etapas preliminares ao fechamento de negócios com fornecedores, parceiros e investidores.

Por AJadvogados
COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.