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Case C&A: JuridiCão, o melhor amigo da Operação!

Texto de Ana Furlan, coordenadora cível da CeA, exclusivo para o Observatório AB2L
Publicado em
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O departamento jurídico de uma empresa possui um papel fundamental em todas as tratativas do negócio. Além de ser uma área que tem acesso a informações privilegiadas e estratégicas, ele pode minimizar os riscos da operação e atuar como um parceiro e capacitador dos clientes internos.

Já ouvimos muito falar da adequação do Jurídico 4.0, mas além das atualizações necessárias para acompanhar os avanços tecnológicos, o mindset de inovação é um requisito indispensável para a mudança de cultura.

Vale ressaltar que a mentalidade de inovação não depende de fatores externos ou investimentos financeiros, mas trata-se de um exercício criativo, que quando exercido pelo advogado, o traz para uma postura de protagonista e capacitador.

Nesse sentido, pensando em como aprimorar a forma de comunicação com os 15 mil funcionários espalhados em mais de 300 lojas em todo o Brasil, o time jurídico interno da C&A se desafiou e desenvolveu um case de sucesso que abrangeu:

  • A criação de um símbolo, o mascote: “JurídiCÃO, o melhor amigo da Operação”, nosso treinador e chatbot interno;
  • Os Avatares de cada um dos membros do time como figura capacitadora e multiplicadora dos treinamentos;
  • O “Minuto Legal” que são vídeos com temas jurídicos relevantes para o dia a dia daoperação, acessíveis de forma mobile; e
  • Momentos de aprendizagem, em um formato leve e divertido, dentro do Metaverso da AB2L, com direito à corrida de carros, quiz e desfile em passarela!

Essa nova forma de comunicação também permeia o exercício de tornar os temas legais menos burocráticos e a linguagem menos jurídica, como na adequação abaixo:

  • Em vez de ensinarmos a matéria de Direito do Consumidor, ensinamos como atender o cliente de forma legal;
  • Em vez de ensinarmos a matéria de Direito Trabalhista, ensinamos como cuidar das nossas pessoas;
  • Em vez de ensinar as regras de LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), ensinamos como cuidar dos nossos dados;
  • Em vez de ensinar Direito Penal, ensinamos o que não é legal e pode ser crime!

Essa nova linguagem gerou mais compreensão, conexão e engajamento com os funcionários, impactando também os nossos clientes que são atendidos por eles. 

E tudo isso foi mensurado não apenas pelos feedbacks positivos, mas também por uma pesquisa pulses de conteúdo jurídico, realizada com os empregados do time de operações, que constatou o aumento no índice de assertividade das questões, assim como aumento na nota de avaliação após o novo formato de comunicação. 

E você, já possui o mindset de inovação e atua como protagonista e parceiro do negócio?

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