7 livros essenciais sobre Direito e Inteligência Artificial

Publicado em
fairy-tale-gad6c13fa5_1280

O mercado editorial brasileiro lançou relevantes obras sobre Direito e Inteligência Artificial nos últimos anos. Em sua maioria, os livros são organizados em forma de coletâneas, reunindo artigos de autores diversos e compartilhando olhares multidisciplinares acerca do tema. Conheça hoje sete livros essenciais sobre Direito e Inteligência Artificial (IA):

7 livros essenciais sobre Direito e Inteligência Artificial

Vamos, então, às indicações:

1. Inteligência Artificial e Processo (2019)

O livro, organizadora por Isabella Fonseca Alves, discute os pressupostos e riscos da implementação da IA no Direito. A coletânea reúne, em resumo, artigos escritos por magistrados, advogados e especialistas em Direito e tecnologia. Entre os temas explorados estão, só para ilustrar: decisões algorítmicas, jurimetria e tutela de dados processuais.

2. Inteligência Artificial Aplicada ao Processo de Tomada de Decisões (2020)

Coordenada por Henrique Alves Pinto, Jefferson Carús Guedes e Joaquim Portes de Cerqueira César, a obra abrange diversas perspectivas sobre a IA aplicada ao Direito. Sob uma ótica multidisciplinar, em resumo, a coletânea conta com a participação de autores estrangeiros, profissionais de áreas distintas e pesquisadores de instituições relevantes no Brasil.

3. Ensinando um Robô a Julgar (2020)

Escrito por Alexandre Morais da Rosa e Daniel Henrique Arruda Boeing, o livro explora a discussão em torno da implementação de técnicas de machine learning na administração da Justiça. A obra elenca, em resumo, três tipos de usos recorrentes do aprendizado de máquina, sendo eles o Robô-Classificador, o Robô-Relator e o Robô-Julgador.

4. Inteligência Artificial e Direito (2020)

O livro, organizado por Ana Frazão e Caitlin Mulholland, é dividido em três partes. A primeira, em síntese, trata da compreensão da IA e dos seus pressupostos de controle e regulação. A segunda parte, só para ilustrar, aborda a responsabilidade das pessoas que criam e utilizam sistemas de IA. Já a terceira parte elenca cases de aplicação da IA no Direito.

5. Inteligência Artificial e Direito Processual (2021)

Organizado por Dierle Nunes, Erik Navarro Wolkart e Paulo Henrique Lucon, a obra reúne artigos de pesquisadores de programas brasileiros de pós-graduação em Direito, além de professores estrangeiros. Entre os temas abordados estão, em síntese: resolução online de conflitos, blockchain, jurimetria, vieses algorítmicos e compartilhamento de dados.

6. Manual de Inteligência Artificial no Direito Brasileiro (2021)

Escrito por Fernanda de Carvalho Lage e publicado há poucos meses, o livro oferece desde noções introdutórias ao tema (tais como tipos de IA, vantagens e desvantagens, questões éticas), até questões mais aprofundadas (tais como a justiça preditiva, a discriminação algorítmica e o debate em torno da utilização da IA no âmbito do Poder Judiciário).

7. Direito Digital e Inteligência Artificial (2021)

A coletânea, organizada por Felipe Braga Netto, José Faleiros Jr., Mafalda Barbosa e Michael Silva, aborda os desafios em torno da IA e sua conexão com o Direito. Só para ilustrar: a obra abrange desde aspectos introdutórios até discussões mais complexas, tais como as relações da IA com as nanotecnologias, com os drones e também com os carros autônomos.

Texto original de Bernardo de Azevedo, publicado no blog Bernardo de Azevedo e Souza

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
businessman hand stop dominoes continuous toppled or risk with c

Uma alternativa para a resolução de conflitos

Correcting interface

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Entrepreneur using digital tablet

Você está pronto para o mercado 4.0?

African American bank manager and a couple signing a contract in

Legal Ops: O que são e porque investir nesse setor?

Business people using internet

Afinal, o que é Web 3.0 e qual sua relação com o Metalaw?

News-LEX

Inteligência artificial e Jurimetria: como a tecnologia influencia no Direito?

martelo

O fim do software jurídico no Brasil, por Vinícius Marques

Business people with startup rocket

Assessorando negócios com startups

EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.