Pesquisar
Close this search box.

Metaverso será a próxima onda das ODRs? Uma disrupção sem fronteiras

Celeida M. Celentano Laporta, Co Founder da CSVIEWS Câmara de Mediação e Arbitragem escreve para o Observatório AB2L
Publicado em
Hands in a digital universe background
Imagem: Freepik

Texto original de Celeida M. Celentano Laporta, exclusivo para o Observatório AB2L

A terminologia ODR Online Dispute Resolution, já não é tão desconhecida como há quatro anos. Indubitavelmente, com o advento da pandemia, o crescente número de litígios e a necessidade de adaptação no mundo virtual, centenas e milhares de conflitos foram resolvidos através de plataformas de acordos online.

Podemos dizer que enfrentamos a primeira onda disruptiva para a resolução de conflitos, seja por uma negociação direta, negociação assistida ou perante a mediação a distância. Uma verdadeira disrupção, que alterou o comportamento do mercado frente as opções tradicionais que buscavam acordos extrajudiciais.

Inicialmente, o acesso a videoconferências, assinatura digital, chat boot, algoritmos de probabilidade de acordos, inteligência artificial, programas de análise de risco de processo para análise prévia de negociação ou mediação, enfim, foram inúmeras inovações. Aduzindo a quebra de paradigmas frente ao litígio, que redirecionou a tradicional judicialização outorgada ao terceiro juiz, para um modelo de desjudicialização de autocomposição responsabilizada, e efetivamente empoderada às partes de um conflito.

Enfim, vencida essa etapa podemos observar que uma segunda onda das ODR ́s se aproxima.

Praticamente inevitável, o metaverso deve avançar com a fúria de uma onda sobrepondo tudo que aparecer, no sentido metafórico. Ele já chegou e continuará transformando o modelo disruptivo para o tratamento de acordos extrajudiciais à distância. A evolução é constante, em breve teremos a era “antes do metaverso” e “depois do metaverso”, com hipotéticos multiversos, onde cada um interage e se socializa como no mundo real.

O metaverso é uma rede de ambientes digitais, que graças à realidade aumentada, realidade virtual, blockchain, juntamente com outras tecnologias emergentes, possibilita a criação de espaços virtuais simulados, gerando uma experiência imersiva em tempo real, em muitos casos multissensorial e que pode ser aplicada a diferentes casos de uso. Os usuários avatares/perfil digital se socializam, fazem negócios, se divertem, e por corolário também estarão em algum momento habilitados para resolver conflitos em sessões de mediação no metaverso.

Certamente, teremos que superar muitas limitações tecnológicas e culturais nesse novo nível das ODR ́s. Entretanto, desenvolver acordos em espaços virtuais 3D, com multiusuários compartilhados que se entrelaçam com o mundo físico e se fundem para construir um universo virtual paralelo, transportará as ODR ́s a uma disrupção sem fronteiras.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.