Pesquisar
Close this search box.

Marketing jurídico: o que é e como fazer

Quer saber como atrair clientes? Comece pelo marketing jurídico.
Publicado em
Correcting interface
Imagem: Freepik

Você, advogado ou advogada, sabe que não pode abordar clientes e persuadi-los sobre a importância do seu trabalho. Muito menos convencê-los a te contratar criando uma necessidade que o próprio cliente não havia percebido, não é? Mas existe uma forma de fazer com que os clientes cheguem a você, quando precisarem, já conhecendo e confiando no seu trabalho. 

E, se antes o Código de Ética e Disciplina da OAB não dispunha sobre isso, agora temos uma resolução inteira sobre o Marketing jurídico, que define um plano seguro para a divulgação do seu trabalho. Vamos falar sobre isso a seguir. 

Antes de tudo: por que investir nessa divulgação? 

Não só para conquistar clientes, um marketing jurídico bem-feito traz grandes vantagens para o profissional do direito, entre elas: 

  1. Autoridade no ramo, já que você demonstrará os seus conhecimentos no dia a dia, ao alcance de todos; 
  1. Mais alcance na divulgação: investindo nessa estratégia, pessoas que você jamais alcançaria podem encontrar o seu trabalho e investir nele. 
  1. Manter os clientes fiéis, afinal, com o conteúdo, você se mantém à vista dos seus clientes, que já estão satisfeitos com o seu trabalho e vão se lembrar de você quando precisarem novamente. 

E como isso funciona? 

Na proposta de alteração do Provimento 94/2000, que dispõe sobre a publicidade, a propaganda e a informação da advocacia, ficou decidido que: 

“No marketing de conteúdos jurídicos poderá ser utilizada a publicidade ativa ou passiva, desde que não esteja incutida a mercantilização, captação de clientela ou o emprego excessivo de recursos financeiros, sendo admitida a utilização de anúncios, pagos ou não, nos meios de comunicação, exceto nos meios vedados pelo Art. 40 do Código de Ética e Disciplina e desde que respeitados os limites impostos pelo inciso V do mesmo artigo e pelo anexo deste provimento.”

Ou seja: hoje já se pode veicular, inclusive, anúncios sobre o trabalho do profissional de Direito, desde que respeitadas as normas de captação previstas pela Ordem. 

Acontece que a forma mais fácil de publicar e distribuir anúncios e demais conteúdos a fim de captar clientes para os seus serviços é o marketing de conteúdo, que reúne todos os benefícios sobre os quais já falamos anteriormente. 

A melhor parte é que, para o advogado que se mantém atualizado, é ainda mais fácil criar conteúdo e compartilhar aquilo que sabe, basta seguir alguns passos para deixar o seu conteúdo cada vez mais efetivo! 

Os passos do marketing jurídico 

O primeiro passo é definir o seu público-alvo: qual a sua área de atuação? A sua expertise no Direito? Invista nisso! Pense na pessoa que tem o problema que você soluciona e escreva um exemplo dela. 

Por exemplo: quem trabalha com direito previdenciário provavelmente terá como público-alvo homens e mulheres com mais de 60 anos, aposentados que têm problemas com o INSS ou que querem se aposentar. Isso irá direcionar a sua comunicação e o seu conteúdo. 

Depois, defina claramente o seu objetivo nas redes sociais: você resolve um problema recorrente e quer reter os seus clientes atuais, aumentando a percepção de valor que eles têm sobre você? Ou precisa renovar a base de clientes com frequência, e, para isso, focar no alcance? 

Com essa meta definida, é mais rápido definir o tipo de conteúdo que você criará. 

Depois, pode partir para a mensagem! Nessa etapa, você informa, compartilha com os seus seguidores e possíveis clientes informações relevantes, que façam sentido e que os ajudem no dia a dia. 

É importante, aqui, não pensar em vender o seu serviço, mas sim em ser útil ao seu público. Para facilitar esse processo, você pode se basear nos seus clientes atuais, documentando as dúvidas que eles tiverem e criando conteúdos que as respondam. 

Divida essas respostas em vários formatos: coisas mais simples em texto ou vídeos curtos; algo que envolva exemplos e histórias em carrosséis e textos longos, etc. 

Nesse momento você também deve focar no formato em que se sente melhor, seja gravando vídeos ou escrevendo, até que compartilhar o seu conhecimento se torne algo natural para você!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.