Pesquisar
Close this search box.

Impactos da inteligência artificial na advocacia do futuro

Publicado em
Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

As soluções tecnológicas têm transformado os fluxos de trabalho, a velocidade e qualidade das entregas, assim como criado demandas, áreas e forma de prestação dos serviços jurídicos. Uma pesquisa conduzida por pesquisadores das Universidades de Princeton, Pensilvânia e Nova Iorque concluíram que a indústria mais exposta às mudanças trazidas pela inteligência artificial (IA) é a jurídica 1 .

Um recente levantamento realizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostrou como os avanços tecnológicos impactam a profissão e como a inteligência artificial tem transformado e reorganizado as funções jurídicas com a criação de nova áreas e posições. O estudo, intitulado “Formando a advocacia do presente e do futuro: perspectivas de atuação: destaques e tendências”, apontou que a grande maioria dos entrevistados concordou que a tecnologia será um diferencial no mercado (93%) 2 .

Apesar dos desafios culturais e estruturais, entende-se que, a partir de uma estratégia clara e objetivos bem definidos, a IA trará benefícios em três grandes frentes intrinsicamente ligadas entre si: eficiência, qualidade e inovação.

Quanto à eficiência, a IA agrega ao automatizar e agilizar tarefas repetitivas como extração, organização e resumo das principais informações de contratos e documentos em geral, além de pesquisa e análise de grandes volumes de dados, extração de informações estatísticas e probabilísticas para servirem como apoio na definição de melhores estratégias.

Atualmente, existem no mercado ótimas soluções de IA que, em segundos, analisam centenas de contratos correlatos e devolvem, em formato de planilha, os principais pontos tratados nos documentos, indicando, inclusive, onde cada assunto é mencionado. Sem dúvida alguma, esse tipo de solução facilita a vida dos advogados que precisam analisar um grande volume de informações e dados.

No que diz respeito à qualidade, a partir do momento em que atividades de baixa complexidade são realizadas com o auxílio de soluções de IA, os advogados podem focar os seus esforços em questões estratégicas e revisar as atividades desempenhadas pela IA.

Por fim, mas não menos importante, temos o terceiro pilar, que é o resultado orgânico dos dois pilares anteriores: a inovação do mercado jurídico. O uso da inteligência artificial impactará no perfil e forma de trabalhar do advogado do futuro, assim como transformará o conceito de valor dos serviços jurídicos.

Apesar do forte impacto da IA, não devemos nos esquecer que essas soluções tecnológicas não são capazes de tomar decisões estratégicas, não possuem a capacidade de interpretação e discernimento de um advogado. Portanto, a figura do trusted advisor será cada vez mais relevante na prestação dos serviços jurídicos.

À medida em que mais players do mercado incorporarem adequadamente o uso de soluções tecnológicas aos serviços jurídicos prestados, teremos o amadurecimento do setor como um todo, e a consequente procura pelo desenvolvimento de novas habilidades profissionais nos advogados.

1 Pesquisa disponível em <https://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/2303/2303.01157.pdf>.
Consulta realizada em 11.09.2023.
2 Pesquisa disponível em <https://lnkd.in/ex6VuJwK>.
Consulta realizada em 07.09.2023.

Lisa Worcman é sócia do escritório Mattos Filho, associado à AB2L, e é uma advogada tributarista especializada nas indústrias de tecnologia e entretenimento. Além disso, atua como sócia-sponsor no attix, o programa de inovação aberta do escritório Mattos Filho.

Advogada de formação, Mariane Cortez atualmente coordena o attix, programa de inovação aberta do escritório Mattos Filho, que tem como objetivo conectar os times do escritório com as melhores soluções tecnológicas do mercado. 

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.