Pesquisar
Close this search box.

A aplicação da inteligência artificial no Direito: um marco de possibilidades

Publicado em
Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

O ecossistema jurídico está passando por uma transformação profunda e acelerada. O chamado “Direito 4.0” descreve essa nova fase. A ascensão de novas tecnologias e o uso da inteligência artificial (“IA”) para otimizar processos e resultados passou a ser uma realidade para departamentos jurídicos e escritórios de advocacia.

Essa nova era não está apenas mudando a forma como os profissionais da área atuam, mas também os desafiando a adotar uma mentalidade mais corporativa e voltada para a automação, criando um ambiente mais ágil, eficiente e preciso. A perspectiva é que as mudanças se intensifiquem com o surgimento de novas carreiras no mercado jurídico, como posições voltadas para a frente de Legal Operations, Engenharia Jurídica, Marketing Jurídico, Ciência de Dados e Legal Design.

O advogado e a tecnologia

Como o advogado pode agir diante dessa vultosa quantidade de informações e tecnologias? Esse questionamento é válido quando há uma corrida contra o tempo e uma gigante busca por eficiência e resultados. A resposta não tem como fugir de algo diferente disso: adote a inovação e as tecnologias disponíveis como investimentos e trate-as como necessidades para o seu segmento.

Para que seja possível uma entrega mais eficiente, é imprescindível que sejam adotadas soluções que tornem o trabalho mais célere, fluido e econômico. Para tanto, é necessário pensar fora da caixa e utilizar a tecnologia como ferramenta necessária para o aprimoramento das tarefas e relações.

Sob esse aspecto, a IA passa a ser uma grande aliada ao possibilitar a tomada de decisão mais rápida com base em padrões de dados. Pensando nisso, nos últimos meses, o Sem Processo tem trabalhado incessantemente para desenvolver uma solução que auxilie departamentos e escritórios a otimizarem o seu trabalho diário. Para tanto, desenvolveu um produto que cria documentos jurídicos através da IA em poucos segundos. Isso mesmo: segundos!

Solução confiável

O Notificca + ChatGPT elabora notificações extrajudiciais do zero com fundamentos na legislação e jurisprudência. Ou seja, não precisa se preocupar com nada. Basta alguns cliques e pronto, é gerado um documento de notificação extrajudicial!

O referido produto demonstra como a aplicação da IA é um marco de oportunidades no mercado, possibilitando que o profissional do direito utilize a tecnologia como uma ferramenta de otimização de tarefas.

Quer saber mais sobre o Notificca? Conheça o notificca.com.br e fale conosco para testar você mesmo!

Ana Beatriz Mandina da Graça Couto é Associada à AB2L, graduada em Direito pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduada em Direito Tributário, e possui MBA em Gestão com ênfase em liderança e inovação também pela Fundação Getúlio Vargas. Além disso, é sócia fundadora da CLOB – Comunidade Legal Operations Brasil – e associada na WLM – Women in Law Mentoring Brazil. Desempenhou um papel fundamental na criação da área de Legal Operations no Sem Processo e atualmente assume a posição de COO na empresa.

Ana Couto
COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.