Pesquisar
Close this search box.

TSE recebe mil denúncias sobre disparo em massa em um mês; WhatsApp exclui 256 contas

Publicado em
internet-3113279_1920

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta quarta-feira (28) que enviou ao WhatsApp, de 27 de setembro a 26 de outubro, 1.020 denúncias de disparo em massa relacionadas à campanha eleitoral.

No período, o TSE recebeu 1.037 denúncias relacionadas a comportamentos considerados “inautênticos” no aplicativo, mas 17 foram descartadas por não estarem ligadas ao processo eleitoral.

No total, 720 contas únicas e válidas na rede social foram denunciadas. Destas, 256 acabaram banidas (35%).

O balanço é resultado de uma parceria do TSE com o WhatsApp, que criou um canal de denúncias de contas suspeitas de disparo em massa a fim de combater a desinformação durante as eleições municipais deste ano.

“É preciso falar que até este momento — a menos de 20 dias das eleições — entendemos que a situação da desinformação relativa ao processo eleitoral está sob controle”, afirmou a secretária-geral do TSE, Aline Osório.

Segundo a secretária, além de um canal específico para denúncias de contas suspeitas de disparos em massa, a parceria criou sem custos um ‘chatbot’ (programa de computador que simula conversa com uma pessoa) no WhatsApp, a fim de ajudar na circulação de informações corretas aos eleitores.

Segundo o diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp, Dario Durigan, o aplicativo não faz análise de conteúdo, somente de comportamento — se abusivo ou não.

Ele explicou que a criptografia do WhatsApp impede que se faça uma análise do conteúdo das mensagens. Conforme o diretor, os responsáveis pelos números também não são identificados.

“O foco do WhatsApp na parceria com o TSE é identificar comportamento abusivo — contas suspeitas de fazerem disparo em massa, do ponto de vista de padrão. Não há acesso ao conteúdo dentro dessa parceria. De outro lado as contas são banidas pelos números. Não há neste primeiro momento nenhuma identificação de quem são os responsáveis por esses números”, afirmou.

100 mil contas banidas

O diretor do WhatsApp afirmou ainda que só em setembro, o aplicativo baniu 100 mil contas pelo seu sistema de integridade. Esse número compreende também denúncias não relacionadas ao período eleitoral.

“Para o mês de setembro, em todo o Brasil foram banidas 100 mil contas de Whatsapp por esse sistema de integridade que olha a plataforma como um todo. Não necessariamente são conteúdos eleitorais”, afirmou Durigan.

Investigações

Segundo a secretária-geral do TSE, as denúncias sobre disparo em massa no WhatsApp serão analisadas e poderão originar investigações, provocando sanções como multa e até cassação de chapa por abuso de poder econômico.

Aline Osório destacou, no entanto, que esta é uma segunda etapa, que precisa ser conduzida em diálogo com o Ministério Público Eleitoral.

“A gente sabe que esse é um ilícito eleitoral. E aí o TSE, em conjunto, em diálogo com o MPE, tomará as providências cabíveis em relação a essa contas que foram efetivamente banidas. Mas são processos que correm de forma paralela, em separado”, afirmou.

Fonte: G1

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.