Pesquisar
Close this search box.

Summit TAX & Apps: economia colaborativa e digital

Publicado em
Evento-Tax-Apps

O direito tributário atual ainda não possui um direcionamento consolidados sobre o tratamento do mercado digital, sobretudo o mercado relacionado à economia colaborativa e digital, assim, no Summit Tax & Apps, as principais discussões tributárias no mercado digital serão discutidas juntos aos maiores expoentes do mercado.

Com representantes de empresas da Economia Digital, tais como 99, iFood, Cabify, Microsoft, IBM e Peixe Urbano, bem como representantes de Think Tanks, tais como Future Law, FGV e UERJ, este evento abordará as seguintes temáticas: Confaz e bens digitais; recolhimento de ISS para marketplaces; e recolhimento para apps de transporte individual privado de passageiros.

A economia colaborativa é um tema recente e que cresce exponencialmente, fato que faz com que os órgãos tributários tenham tanta dificuldade em acompanhar seu crescimento e unificar o modelo de tributação.

Em outubro de 2017, a CONFAZ, com o objetivo de uniformizar a política fiscal dos Estados-membros e tornar mais eficaz a tributação do comércio eletrônico, aprovou Convênio que discorre sobre os procedimentos de cobrança do ICMS sobre as operações com bens e mercadorias digitais comercializadas por meio de transferência eletrônica de dados.

Compreender o negócio que está sendo desenvolvido, bem como os conhecimentos básicos sobre as receitas que poderão ser objeto de tributo, seja pelo Estado (ICMS), seja pelo Município (ISS), é fundamental para que possamos criar diretrizes para o tratamento da questão tributária sobre o marketplace digital. O debate a ser sediado no Future Law Innovation Center (FLIC), propõe oferecer esta compreensão, gerando um ponto de partida para o tratamento desta complexa questão.

No que tange aos Apps de Mobilidade Urbana, projeto de lei atualmente tramitando na Câmara dos Deputados analisa proposta que altera o modelo de cobrança do ISS sobre transporte de passageiros operados por aplicativos de celular, o tributo passaria a ser cobrado pelo município onde ocorre o embarque do usuário e não pelo município sede da empresa, como ocorre atualmente.

As questões tributárias no mercado digital terão impactos diretos em empresas que praticam a economia colaborativa. Cada vez mais empresas têm tido como modelo de negócio o compartilhamento e a troca de serviços, empresas conhecidas pelo seu

modelo “Online to Offline”, utilizando a internet para integrar seus processos. Essa tendência fez com que muitas startups se tornassem players globais.

Na Era da Informação, você precisará adaptar o seu negócio à realidade exponencial e entender como o mercado e os órgãos de tributação e regulação estão agindo.

Outras informações pelo [email protected] ou pelo Whatsapp (11) 95887-6004.

Serviço: Evento Tax & Apps – Economia Colaborativa e Digital

Data: 31/01/2019

Realização: Future Law

Local: Future Law Innovation Center: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 – 2° Andar, São Paulo-SP

Inscrições abertas aqui!

 

Por Future Law

Fonte: https://www.lexmachinae.com/2019/01/15/tax-apps-economia-colaborativa-digital/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.