Summit TAX & Apps: economia colaborativa e digital

Publicado em
Evento-Tax-Apps

O direito tributário atual ainda não possui um direcionamento consolidados sobre o tratamento do mercado digital, sobretudo o mercado relacionado à economia colaborativa e digital, assim, no Summit Tax & Apps, as principais discussões tributárias no mercado digital serão discutidas juntos aos maiores expoentes do mercado.

Com representantes de empresas da Economia Digital, tais como 99, iFood, Cabify, Microsoft, IBM e Peixe Urbano, bem como representantes de Think Tanks, tais como Future Law, FGV e UERJ, este evento abordará as seguintes temáticas: Confaz e bens digitais; recolhimento de ISS para marketplaces; e recolhimento para apps de transporte individual privado de passageiros.

A economia colaborativa é um tema recente e que cresce exponencialmente, fato que faz com que os órgãos tributários tenham tanta dificuldade em acompanhar seu crescimento e unificar o modelo de tributação.

Em outubro de 2017, a CONFAZ, com o objetivo de uniformizar a política fiscal dos Estados-membros e tornar mais eficaz a tributação do comércio eletrônico, aprovou Convênio que discorre sobre os procedimentos de cobrança do ICMS sobre as operações com bens e mercadorias digitais comercializadas por meio de transferência eletrônica de dados.

Compreender o negócio que está sendo desenvolvido, bem como os conhecimentos básicos sobre as receitas que poderão ser objeto de tributo, seja pelo Estado (ICMS), seja pelo Município (ISS), é fundamental para que possamos criar diretrizes para o tratamento da questão tributária sobre o marketplace digital. O debate a ser sediado no Future Law Innovation Center (FLIC), propõe oferecer esta compreensão, gerando um ponto de partida para o tratamento desta complexa questão.

No que tange aos Apps de Mobilidade Urbana, projeto de lei atualmente tramitando na Câmara dos Deputados analisa proposta que altera o modelo de cobrança do ISS sobre transporte de passageiros operados por aplicativos de celular, o tributo passaria a ser cobrado pelo município onde ocorre o embarque do usuário e não pelo município sede da empresa, como ocorre atualmente.

As questões tributárias no mercado digital terão impactos diretos em empresas que praticam a economia colaborativa. Cada vez mais empresas têm tido como modelo de negócio o compartilhamento e a troca de serviços, empresas conhecidas pelo seu

modelo “Online to Offline”, utilizando a internet para integrar seus processos. Essa tendência fez com que muitas startups se tornassem players globais.

Na Era da Informação, você precisará adaptar o seu negócio à realidade exponencial e entender como o mercado e os órgãos de tributação e regulação estão agindo.

Outras informações pelo [email protected] ou pelo Whatsapp (11) 95887-6004.

Serviço: Evento Tax & Apps – Economia Colaborativa e Digital

Data: 31/01/2019

Realização: Future Law

Local: Future Law Innovation Center: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1327 – 2° Andar, São Paulo-SP

Inscrições abertas aqui!

 

Por Future Law

Fonte: https://www.lexmachinae.com/2019/01/15/tax-apps-economia-colaborativa-digital/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.