SpaceX lança novos satélites para oferecer internet no mundo inteiro

Publicado em
SpaceX

A SpaceX concluiu um lançamento de 60 satélites no espaço; objetivo do projeto Starlink é de oferecer internet banda larga inclusive nos lugares mais remotos do mundo

Desde a noite desta segunda-feira (6), há mais 60 satélites da SpaceX no espaço. A empresa comandada por Elon Musk realizou com sucesso o lançamento dos dispositivos. O objetivo é de começar a disponibilizar internet via satélite, alcançando lugares remotos – e trazer uma nova fonte de receita para a companhia. O projeto é denominado Starlink.

O lançamento foi realizado em Cabo Canaveral, na Flórida, nos Estados Unidos. Inicialmente, os satélites vão orbitar 290 km acima da Terra, mas, quando for confirmado que eles estão funcionando de forma correta, a distância irá aumentar para 550 km. Os satélites possuem propulsores para impulsioná-los para cima.

Esse é o terceiro lançamento de 60 satélites realizado pela SpaceX, totalizando 180 dispositivos em órbita. Em outubro de 2019, Elon Musk fez uma postagem em uma rede social testando a internet disponibilizada pela constelação Starlink – e foi bem-sucedido. A expectativa é que a rede seja disponibilizada nos Estados Unidos e Canadá a partir deste ano.

Desde o primeiro lançamento dos satélites, astrônomos afirmam que os satélites refletem a luz solar e estão prejudicando na visualização dos astros. Por isso, neste lançamento, um dos satélites foi pintado com tinta escura para diminuir o reflexo. Caso a experiência seja bem-sucedida, a empresa irá adotar a iniciativa para os próximos. A SpaceX também afirma que a visibilidade dos satélites irá diminuir à medida que eles se distanciam na órbita.

Além da SpaceX, a Amazon, Blue Origin (empresa espacial de Jeff Bezos), Telesat e OneWeb testam lançar suas próprias constelações de satélites com o mesmo fim: promover internet no mundo inteiro.

FONTE:

https://www.startse.com/noticia/nova-economia/71680/spacex-satelites-starlink-internet

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.