Projeto de Lei quer proibir prazo de validade para créditos de celulares pré-pagos no Brasil

Publicado em
Projeto de Lei quer proibir prazo de validade para créditos de celulares pré-pagos no Brasil

Se você tem um celular pré-pago e não gosta quando seus créditos expiram, saiba que, se depender de um novo Projeto de Lei, essa prática está com os dias contados. O PL 5466/20 pretende proibir operadoras de telefonia móvel de criar prazo de validade para o uso de créditos em planos pré.

O autor da proposta – o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos/BA) – defende que não deveria existir uma data estabelecida para o consumidor utilizar o dinheiro inserido na linha.

Para o parlamentar, quando os créditos expiram sem a pessoa o usar por completo, aconteceria um proveito econômico arbitrário às operadoras. Isso porque elas receberiam o valor, contudo não entregaria o serviço em sua totalidade.

Caso o texto seja aprovado, consistiria em uma modificação na atual Lei Geral de Telecomunicações. No entanto, o Projeto de Lei ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados no momento.

Esta não seria a primeira iniciativa do tipo. Na Bahia, a Lei 14.228/2020, em fevereiro do ano passado, foi aprovada da Assembleia Legislativa local para acabar com prazo de validade dos créditos dos usuários.

Na época, a Associação das Operadoras de Celulares (Acel) chegou a pedir a suspensão da norma, ao afirmar que ela violava os princípios de isonomia, por conferir aos usuários baianos um tratamento diferenciado na comparação com o restante do país.

Fonte: Tudo Celular

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.