Pesquisar
Close this search box.

Ministério das finanças da Índia compara Bitcoin e criptomoedas a “esquemas Ponzi”

Publicado em
725_Ly9jb2ludGVsZWdyYXBoLmNvbS9zdG9yYWdlL3VwbG9hZHMvdmlldy83MjBmMDE3YzUxODAxZTU3OWVlMjEwZDVmYmQzNDg2ZS5qcGc= (1)

O Ministério das Finanças da Índia afirmou que o Bitcoin e as outras moedas digitais são “como esquemas de Ponzi” e os investidores devem ter atenção redobrada ao investir nelas, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

O ministério acrescentou que as criptomoedas não têm “valor intrínseco”, nem são apoiadas por quaisquer ativos e a única razão pela qual seus preços continuam a crescer é a “mera especulação”.

Na sua declaração, o Ministério reiterou que existe um risco real e alto de uma bolha de investimento no mercado de criptomoeda, que por sua vez é semelhante aos esquemas Ponzi. Ele pode resultar em uma quebra imediata e prolongada, e pode fazer os investidores, em particular os consumidores do varejo, perder todo seu suado dinheiro.

Parte da declaração diz:

“Existe um risco real e alto do tipo de bolha de investimento que é visto em esquemas de Ponzi, que pode resultar em quebras repentinas e prolongadas, expondo os investidores, especialmente os consumidores do varejo, a perder todo seu suado dinheiro. Os consumidores precisam ficar atentos e serem extremamente cautelosos para evitar ficarem presos em tais esquemas Ponzi”.

O governo da Índia ainda está para introduzir regulamentos que cubram o mercado de moeda digital, mas já criou um comitê interdisciplinar para pesquisar e desenvolver um quadro regulatório para o setor.

Membros do comitê incluem membros do banco central do país, o Reserve Bank of India (RBI)

Enquanto isso, o Supremo Tribunal da Índia emitiu um apelo ao governo em novembro para iniciar a elaboração de um quadro regulatório para “controlar o fluxo de Bitcoin” no país.

Apesar do seu recente alerta, o Ministério das Finanças não impôs uma proibição total ao comércio de moeda virtual e não anunciou nenhuma medida que reduza a adoção e comercialização de moedas digitais na Índia.

Fonte https://br.cointelegraph.com/news/indias-ministry-of-finance-compares-bitcoin-and-cryptocurrencies-to-ponzi-schemes

Por Joshua Althauser

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.