Pesquisar
Close this search box.

Ministério das finanças da Índia compara Bitcoin e criptomoedas a “esquemas Ponzi”

Publicado em
725_Ly9jb2ludGVsZWdyYXBoLmNvbS9zdG9yYWdlL3VwbG9hZHMvdmlldy83MjBmMDE3YzUxODAxZTU3OWVlMjEwZDVmYmQzNDg2ZS5qcGc= (1)

O Ministério das Finanças da Índia afirmou que o Bitcoin e as outras moedas digitais são “como esquemas de Ponzi” e os investidores devem ter atenção redobrada ao investir nelas, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

O ministério acrescentou que as criptomoedas não têm “valor intrínseco”, nem são apoiadas por quaisquer ativos e a única razão pela qual seus preços continuam a crescer é a “mera especulação”.

Na sua declaração, o Ministério reiterou que existe um risco real e alto de uma bolha de investimento no mercado de criptomoeda, que por sua vez é semelhante aos esquemas Ponzi. Ele pode resultar em uma quebra imediata e prolongada, e pode fazer os investidores, em particular os consumidores do varejo, perder todo seu suado dinheiro.

Parte da declaração diz:

“Existe um risco real e alto do tipo de bolha de investimento que é visto em esquemas de Ponzi, que pode resultar em quebras repentinas e prolongadas, expondo os investidores, especialmente os consumidores do varejo, a perder todo seu suado dinheiro. Os consumidores precisam ficar atentos e serem extremamente cautelosos para evitar ficarem presos em tais esquemas Ponzi”.

O governo da Índia ainda está para introduzir regulamentos que cubram o mercado de moeda digital, mas já criou um comitê interdisciplinar para pesquisar e desenvolver um quadro regulatório para o setor.

Membros do comitê incluem membros do banco central do país, o Reserve Bank of India (RBI)

Enquanto isso, o Supremo Tribunal da Índia emitiu um apelo ao governo em novembro para iniciar a elaboração de um quadro regulatório para “controlar o fluxo de Bitcoin” no país.

Apesar do seu recente alerta, o Ministério das Finanças não impôs uma proibição total ao comércio de moeda virtual e não anunciou nenhuma medida que reduza a adoção e comercialização de moedas digitais na Índia.

Fonte https://br.cointelegraph.com/news/indias-ministry-of-finance-compares-bitcoin-and-cryptocurrencies-to-ponzi-schemes

Por Joshua Althauser

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.