Pesquisar
Close this search box.

Ministério das finanças da Índia compara Bitcoin e criptomoedas a “esquemas Ponzi”

Publicado em
725_Ly9jb2ludGVsZWdyYXBoLmNvbS9zdG9yYWdlL3VwbG9hZHMvdmlldy83MjBmMDE3YzUxODAxZTU3OWVlMjEwZDVmYmQzNDg2ZS5qcGc= (1)

O Ministério das Finanças da Índia afirmou que o Bitcoin e as outras moedas digitais são “como esquemas de Ponzi” e os investidores devem ter atenção redobrada ao investir nelas, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

O ministério acrescentou que as criptomoedas não têm “valor intrínseco”, nem são apoiadas por quaisquer ativos e a única razão pela qual seus preços continuam a crescer é a “mera especulação”.

Na sua declaração, o Ministério reiterou que existe um risco real e alto de uma bolha de investimento no mercado de criptomoeda, que por sua vez é semelhante aos esquemas Ponzi. Ele pode resultar em uma quebra imediata e prolongada, e pode fazer os investidores, em particular os consumidores do varejo, perder todo seu suado dinheiro.

Parte da declaração diz:

“Existe um risco real e alto do tipo de bolha de investimento que é visto em esquemas de Ponzi, que pode resultar em quebras repentinas e prolongadas, expondo os investidores, especialmente os consumidores do varejo, a perder todo seu suado dinheiro. Os consumidores precisam ficar atentos e serem extremamente cautelosos para evitar ficarem presos em tais esquemas Ponzi”.

O governo da Índia ainda está para introduzir regulamentos que cubram o mercado de moeda digital, mas já criou um comitê interdisciplinar para pesquisar e desenvolver um quadro regulatório para o setor.

Membros do comitê incluem membros do banco central do país, o Reserve Bank of India (RBI)

Enquanto isso, o Supremo Tribunal da Índia emitiu um apelo ao governo em novembro para iniciar a elaboração de um quadro regulatório para “controlar o fluxo de Bitcoin” no país.

Apesar do seu recente alerta, o Ministério das Finanças não impôs uma proibição total ao comércio de moeda virtual e não anunciou nenhuma medida que reduza a adoção e comercialização de moedas digitais na Índia.

Fonte https://br.cointelegraph.com/news/indias-ministry-of-finance-compares-bitcoin-and-cryptocurrencies-to-ponzi-schemes

Por Joshua Althauser

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
SITE

INFORME AB2L

#23 07/24 NetLex, Startup Mineira Associada da AB2L, Capta R$ 126 Milhões da Riverwood Capital A startup mineira
Wagner Possas e Flávio Ribeiro, do netLex o nosso objetivo é ter 40% da receita vindo de fora até 2027 (netLexDivulgação)

Riverwood Capital investe R$ 126 milhões e quer levar a startup mineira netLex, de gestão de contratos, ao mundo.

Com o aporte, a mineira netLex quer acelerar a internacionalização e a produção de ferramentais com IA generativa
Imagem: Leaders League Alliance Summit

Mantenedores da AB2L, Machado Meyer e Tozzini Freire, junto a associados, são Destaques no Leaders League Alliance Summit: Law & Innovation

O Leaders League Alliance Summit: Law & Innovation, evento que une o melhor do mundo corporativo, jurídico e
AB2L ESQUENTA PORTUGAL 25_06_24 59

AB2L em Expansão Global: Encontro Histórico em Portugal

No dia 25 de junho de 2024, representou um marco significativo para a Associação Brasileira de Lawtechs e
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.