Ministério das finanças da Índia compara Bitcoin e criptomoedas a “esquemas Ponzi”

Publicado em
725_Ly9jb2ludGVsZWdyYXBoLmNvbS9zdG9yYWdlL3VwbG9hZHMvdmlldy83MjBmMDE3YzUxODAxZTU3OWVlMjEwZDVmYmQzNDg2ZS5qcGc= (1)

O Ministério das Finanças da Índia afirmou que o Bitcoin e as outras moedas digitais são “como esquemas de Ponzi” e os investidores devem ter atenção redobrada ao investir nelas, em um comunicado divulgado nesta sexta-feira.

O ministério acrescentou que as criptomoedas não têm “valor intrínseco”, nem são apoiadas por quaisquer ativos e a única razão pela qual seus preços continuam a crescer é a “mera especulação”.

Na sua declaração, o Ministério reiterou que existe um risco real e alto de uma bolha de investimento no mercado de criptomoeda, que por sua vez é semelhante aos esquemas Ponzi. Ele pode resultar em uma quebra imediata e prolongada, e pode fazer os investidores, em particular os consumidores do varejo, perder todo seu suado dinheiro.

Parte da declaração diz:

“Existe um risco real e alto do tipo de bolha de investimento que é visto em esquemas de Ponzi, que pode resultar em quebras repentinas e prolongadas, expondo os investidores, especialmente os consumidores do varejo, a perder todo seu suado dinheiro. Os consumidores precisam ficar atentos e serem extremamente cautelosos para evitar ficarem presos em tais esquemas Ponzi”.

O governo da Índia ainda está para introduzir regulamentos que cubram o mercado de moeda digital, mas já criou um comitê interdisciplinar para pesquisar e desenvolver um quadro regulatório para o setor.

Membros do comitê incluem membros do banco central do país, o Reserve Bank of India (RBI)

Enquanto isso, o Supremo Tribunal da Índia emitiu um apelo ao governo em novembro para iniciar a elaboração de um quadro regulatório para “controlar o fluxo de Bitcoin” no país.

Apesar do seu recente alerta, o Ministério das Finanças não impôs uma proibição total ao comércio de moeda virtual e não anunciou nenhuma medida que reduza a adoção e comercialização de moedas digitais na Índia.

Fonte https://br.cointelegraph.com/news/indias-ministry-of-finance-compares-bitcoin-and-cryptocurrencies-to-ponzi-schemes

Por Joshua Althauser

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.