Metaverso chega ao Judiciário brasileiro

Um projeto pioneiro levou a tecnologia à Vara do Trabalho do município de Colíder, em Mato Grosso
Publicado em
vara-de-colider-mt
Os avatares na sala de palestras da Vara de Colíder, Mato Grosso | Foto: Reprodução

Texto original publicado pela Revista Oeste

Um projeto pioneiro no Judiciário levou o metaverso à Vara do Trabalho do município de Colíder, em Mato Grosso. Uma parceria do Tribunal Regional do Trabalho com a empresa View 3D Studio criou a versão digital da unidade, espelhando a versão do mundo real.

Foram desenvolvidos avatares de juízes, advogados, universitários e comunicadores de diferentes Estados que flutuavam pelo saguão de palestras do local. Ali, eles pararam para ouvir a juíza Graziele Cabral Braga de Lima, em uma experiência de uso do metaverso no Judiciário.

Os visitantes acessaram o local por um software desenvolvido pela Microsoft. Bastava apenas instalar o programa, configurar o avatar a sua imagem e semelhança e, com o uso de uma senha de acesso, entrar no mundo virtual, onde a juíza falou sobre a nova tecnologia, fez uma palestra sobre acidentes de trabalho e recebeu o cumprimento de colegas.

Ali foi possível circular pelo espaço usando os botões de direcionamento, como em um videogame. Na visita à sala de audiências, os avatares se cruzavam pelo cenário de animação ao redor de uma grande mesa com vários computadores.

Magistrados entusiastas do uso da nova tecnologia acreditam que o metaverso poderá ser uma opção para audiências virtuais, conforme os recursos forem aprimorados.

“Tivemos um excelente retorno e a receptividade foi até melhor do que esperávamos. Essa iniciativa piloto foi fundamental para mostrar o potencial do metaverso como um todo”, disse Bernardo de Azevedo, um dos sócios da View 3D Studio, ao jornal Folha de S.Paulo.

O conceito ainda está em desenvolvimento, mas se refere a uma espécie de realidade virtual com dimensões do mundo real, em que será possível se conectar a outras pessoas de forma mais imersiva.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
1B25AFB4-7BDA-44E8-BA6D-808BC552DEA8

Evento voltado para tecnologia e direito reúne especialistas em São Paulo, entre eles o advogado Ticiano Gadêlha

Por Penews Na próxima terça-feira (29) acontece em São Paulo o AB2L Lawtech Experience, um evento voltado para
edit-ab2l-daniel-marques-2

AB2L LawTech Experience aborda a nova realidade exponencial do Direito

Evento debaterá temas como Futuro dos Tribunais, Inteligência Artificial, Jurimetria, Gestão de Contratos, ESG, LGPD, Gestão Jurídica 4.0, Web3, Blockchain, NFTs, Smart Contracts, Metaverso, Metalaw, Alternative Legal Services Providers, Legal Operations e Marketing Jurídico
carreira-trabalho-escritorio

5 tendências que definirão o futuro do trabalho

O Forbes Future of Work Summit mostrou que as mudanças no mundo profissional tendem a se acelerar
people-holding-the-earth-in-their-hands

O que é o ESG e por que você precisa se preocupar com isso

As buscas pelo termo ESG cresceram 150% no último ano, segundo um levantamento do Google Trends solicitado pela revista Valor. Esse assunto ganhou relevância por se tratar de questões ambientais, sociais e de governança corporativa num contexto em que todos buscam a sustentabilidade
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.