Maersk e IBM vão lançar plataforma baseada em blockchain

Publicado em
expoirt

O acordo ajudará a gerenciar e rastrear dezenas de milhões de contêineres globalmente, digitalizando o processo da cadeia de suprimentos

 

A maior empresa de transporte marítimo de contêineres A.P. Moller-Maersk está se juntando à IBM para criar uma plataforma de negociação de todo o setor que diz que pode acelerar o comércio e poupar bilhões de dólares.

O setor marítimo global teve pouca inovação desde que os contêineres foram inventados na década de 1950, e o comércio marítimo ainda produz uma enorme quantidade de papel e burocracia.

O sucesso da plataforma, que estará disponível para o indústria de transporte marítimo por volta de meados de 2018, depende da capacidade da Maersk e da IBM de convencerem transportadoras, os agentes de carga, autoridades portuárias e aduaneiras a aderirem.

A tecnologia blockchain é o sistema por meio do qual funcionam as moedas virtuais, como o bitcoin, e permite o compartilhamento de dados em uma rede computadores individuais.

O acordo ajudará a gerenciar e rastrear dezenas de milhões de contêineres globalmente, digitalizando o processo da cadeia de suprimentos de ponta a ponta, disseram as empresas.

O transporte de produtos refrigerados da África Oriental para a Europa pode envolver cerca de 30 pessoas e organizações emais de 200 comunicações diferentes, de acordo com Maersk.

A papelada e a burocracia podem responder por até um quinto do custo total de transporte por contêiner.

Autoridades alfandegárias e portuárias nos Estados Unidos, Cingapura, Holanda e da província chinesa de Guangdong mostraram interesse em usar a plataforma e algumas outras empresas de transporte marítimo também estão interessadas, disse em entrevista o diretor comercial da Maersk, Vincent Clerc.

 

Por Reuters

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/maersk-e-ibm-vao-lancar-plataforma-baseada-em-blockchain/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
BGC

Streamers gamers apostam em um novo nicho: eventos proprietários

Brasil movimentará US$ 2,7 bi em negócios relacionados a games em 2022
carreira_profissoesdofuturo_24022021_Marko-Geber_GettyImages-3-768x512

No pain, no gain: tentativa e erro devem fazer parte da cultura das empresas da era digital

Atualmente as empresas procuram desencadear transformações digitais e se beneficiar de infraestruturas escaláveis e ágeis
acordo-online-negociacao-aperto-maos

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
jus-gif-2

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.