Pesquisar
Close this search box.

Maersk e IBM vão lançar plataforma baseada em blockchain

Publicado em
expoirt

O acordo ajudará a gerenciar e rastrear dezenas de milhões de contêineres globalmente, digitalizando o processo da cadeia de suprimentos

 

A maior empresa de transporte marítimo de contêineres A.P. Moller-Maersk está se juntando à IBM para criar uma plataforma de negociação de todo o setor que diz que pode acelerar o comércio e poupar bilhões de dólares.

O setor marítimo global teve pouca inovação desde que os contêineres foram inventados na década de 1950, e o comércio marítimo ainda produz uma enorme quantidade de papel e burocracia.

O sucesso da plataforma, que estará disponível para o indústria de transporte marítimo por volta de meados de 2018, depende da capacidade da Maersk e da IBM de convencerem transportadoras, os agentes de carga, autoridades portuárias e aduaneiras a aderirem.

A tecnologia blockchain é o sistema por meio do qual funcionam as moedas virtuais, como o bitcoin, e permite o compartilhamento de dados em uma rede computadores individuais.

O acordo ajudará a gerenciar e rastrear dezenas de milhões de contêineres globalmente, digitalizando o processo da cadeia de suprimentos de ponta a ponta, disseram as empresas.

O transporte de produtos refrigerados da África Oriental para a Europa pode envolver cerca de 30 pessoas e organizações emais de 200 comunicações diferentes, de acordo com Maersk.

A papelada e a burocracia podem responder por até um quinto do custo total de transporte por contêiner.

Autoridades alfandegárias e portuárias nos Estados Unidos, Cingapura, Holanda e da província chinesa de Guangdong mostraram interesse em usar a plataforma e algumas outras empresas de transporte marítimo também estão interessadas, disse em entrevista o diretor comercial da Maersk, Vincent Clerc.

 

Por Reuters

Fonte: https://exame.abril.com.br/negocios/maersk-e-ibm-vao-lancar-plataforma-baseada-em-blockchain/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.