Professor tá on: Livro debate o futuro do direito aliado à tecnologia

Publicado em
19102046_fc886ff9-e

Será “o fim dos advogados?” A pergunta parece provocativa, e é para ser. A obra, coordenada por Bruno Feigelson, Daniel Becker e Giovani Ravagnani, quer falar sobre uma visão do futuro da profissão. Conteúdos espinhosos e inéditos, nunca antes explorados com tanta franqueza na literatura. O livro é dividido em três partes: 1. Acesso à justiça em movimento; 2. A nova cara da advocacia; 3. Transformação da educação jurídica. E o lançamento é da Thomson Reuters – Revista dos Tribunais.

Diretor da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e filósofo, Daniel Marques, escreve um capítulo sobre “Law by Design”: como os sistemas no futuro já estarão desenhados a partir da Lei” e destrincha as mudanças que estão ocorrendo na sociedade por causa do avanço da tecnologia.

“Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, impressora 3D, realidade virtual aumentada, drones, carros autônomos são algumas das novidades presentes em nossa sociedade. Essa velocidade e quantidade de mudanças podem levar a uma visão equivocada de que as novas tecnologias são acessórios passageiros, uma moda. Na verdade, elas estão moldando nossa visão de mundo e nossas relações sociais. Seu impacto é comparado ao ocasionado com o surgimento da máquina de vapor e da eletricidade”, diz o livro.

Segundo Daniel, a justiça é uma necessidade inerente à natureza humana, e como tal, sempre buscará caminhos para se realizar na realidade concreta. Para o filósofo e doutorando em Direito, ela evolui em seu modo de se manifestar, e nós devemos acompanhá-la. “São necessários novos caminhos para conduzir a lei e a justiça adaptadas a esse novo tempo. Um desses caminhos é o Law by Design, permitir que sistemas já venham imbuídos da lei e assim deixar que a justiça se realize de modo concreto em uma sociedade cada vez mais complexa”, destaca o autor.

Os coordenadores e autores da obra, entre os mais renomados nomes do Direito 4.0, a leitura é obrigatória para todos os advogados e juristas.

“O fim dos advogados?” já está disponível para compra na Amazon clicando aqui

Texto original de Thainá Oliveira Pereira, publicado pela Professor tá ON

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
acordo-online-negociacao-aperto-maos

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
jus-gif-2

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
Man and wooden cubes on table. Management concept

Soft skills para advogados: descubra as 12 habilidades essenciais para crescer na advocacia

O que são soft skills, porque elas são importantes e quais são as principais para os advogados.
Captura de tela 2022-09-19 173216

Judicialização das relações de consumo: ruim para empresa e cliente

A judicialização tem custos sociais, financeiros e na credibilidade das empresas. A busca pelo consenso, principalmente através do bom atendimento, foi tema de painel no Conarec 2022
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.