Professor tá on: Livro debate o futuro do direito aliado à tecnologia

Publicado em
Professor tá on: Livro debate o futuro do direito aliado à tecnologia

Será “o fim dos advogados?” A pergunta parece provocativa, e é para ser. A obra, coordenada por Bruno Feigelson, Daniel Becker e Giovani Ravagnani, quer falar sobre uma visão do futuro da profissão. Conteúdos espinhosos e inéditos, nunca antes explorados com tanta franqueza na literatura. O livro é dividido em três partes: 1. Acesso à justiça em movimento; 2. A nova cara da advocacia; 3. Transformação da educação jurídica. E o lançamento é da Thomson Reuters – Revista dos Tribunais.

Diretor da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e filósofo, Daniel Marques, escreve um capítulo sobre “Law by Design”: como os sistemas no futuro já estarão desenhados a partir da Lei” e destrincha as mudanças que estão ocorrendo na sociedade por causa do avanço da tecnologia.

“Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, impressora 3D, realidade virtual aumentada, drones, carros autônomos são algumas das novidades presentes em nossa sociedade. Essa velocidade e quantidade de mudanças podem levar a uma visão equivocada de que as novas tecnologias são acessórios passageiros, uma moda. Na verdade, elas estão moldando nossa visão de mundo e nossas relações sociais. Seu impacto é comparado ao ocasionado com o surgimento da máquina de vapor e da eletricidade”, diz o livro.

Segundo Daniel, a justiça é uma necessidade inerente à natureza humana, e como tal, sempre buscará caminhos para se realizar na realidade concreta. Para o filósofo e doutorando em Direito, ela evolui em seu modo de se manifestar, e nós devemos acompanhá-la. “São necessários novos caminhos para conduzir a lei e a justiça adaptadas a esse novo tempo. Um desses caminhos é o Law by Design, permitir que sistemas já venham imbuídos da lei e assim deixar que a justiça se realize de modo concreto em uma sociedade cada vez mais complexa”, destaca o autor.

Os coordenadores e autores da obra, entre os mais renomados nomes do Direito 4.0, a leitura é obrigatória para todos os advogados e juristas.

“O fim dos advogados?” já está disponível para compra na Amazon clicando aqui

Texto original de Thainá Oliveira Pereira, publicado pela Professor tá ON

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam

Mais de 30% dos fundadores de startups brasileiras já empreenderam

Levantamento realizado pela Distrito e a Maya Capital também constatou que 66,8% dos empreendedores já estavam inseridos no ecossistema.
‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

Cofundadora da startup, que é associada AB2L, diz que visibilidade tem sido fundamental para o crescimento da empresa. A edição deste ano está com inscrições abertas.
O poder da animação 3D na área jurídica

O poder da animação 3D na área jurídica

Impulsionado nos dois últimos anos no Brasil, o uso de animação 3D na área jurídica pode oferecer alternativas para solucionar pontos problemáticos na comunicação com juízes e jurados
Elon Musk no Brasil: quanto custa e como usar a internet da Starlink

Elon Musk no Brasil: quanto custa e como usar a internet da Starlink

No Brasil, além da Amazônia, a cobertura do serviço envolve parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de algumas áreas de Minas Gerais
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.