A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
Será “o fim dos advogados?” A pergunta parece provocativa, e é para ser. A obra, coordenada por Bruno Feigelson, Daniel Becker e Giovani Ravagnani, quer falar sobre uma visão do futuro da profissão. Conteúdos espinhosos e inéditos, nunca antes explorados com tanta franqueza na literatura. O livro é dividido em três partes: 1. Acesso à justiça em movimento; 2. A nova cara da advocacia; 3. Transformação da educação jurídica. E o lançamento é da Thomson Reuters – Revista dos Tribunais.
Diretor da Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) e filósofo, Daniel Marques, escreve um capítulo sobre “Law by Design”: como os sistemas no futuro já estarão desenhados a partir da Lei” e destrincha as mudanças que estão ocorrendo na sociedade por causa do avanço da tecnologia.
“Blockchain, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, impressora 3D, realidade virtual aumentada, drones, carros autônomos são algumas das novidades presentes em nossa sociedade. Essa velocidade e quantidade de mudanças podem levar a uma visão equivocada de que as novas tecnologias são acessórios passageiros, uma moda. Na verdade, elas estão moldando nossa visão de mundo e nossas relações sociais. Seu impacto é comparado ao ocasionado com o surgimento da máquina de vapor e da eletricidade”, diz o livro.
Segundo Daniel, a justiça é uma necessidade inerente à natureza humana, e como tal, sempre buscará caminhos para se realizar na realidade concreta. Para o filósofo e doutorando em Direito, ela evolui em seu modo de se manifestar, e nós devemos acompanhá-la. “São necessários novos caminhos para conduzir a lei e a justiça adaptadas a esse novo tempo. Um desses caminhos é o Law by Design, permitir que sistemas já venham imbuídos da lei e assim deixar que a justiça se realize de modo concreto em uma sociedade cada vez mais complexa”, destaca o autor.
Os coordenadores e autores da obra, entre os mais renomados nomes do Direito 4.0, a leitura é obrigatória para todos os advogados e juristas.
“O fim dos advogados?” já está disponível para compra na Amazon clicando aqui
Texto original de Thainá Oliveira Pereira, publicado pela Professor tá ON
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.