Indústria busca em startups e techs soluções para rastreabilidade do alumínio

Publicado em
startup-_01-shutterstock
startup-_01-shutterstock.jpg

ABAL anuncia entrada no Movimento 100 Open Startups para fomentar desenvolvimento de soluções na área

Problemas complexos demandam soluções inovadoras. Por essa razão, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) anuncia a sua entrada no Movimento 100 Open Startups e lança o Desafio Rastreabilidade de Produtos de Alumínio, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções de controle e monitoramento para produtos de alumínio, como matérias-primas e semimanufaturados.

O presidente-executivo da ABAL, Milton Rego, explica que um sistema de rastreabilidade específico para o alumínio e focado em determinado produto, segmento ou até para toda a cadeia produtiva resultaria em vários benefícios. “Um sistema de rastreabilidade específico para o alumínio, focado em determinado produto/segmento ou para toda cadeia produtiva, resultaria em benefícios operacionais, logísticos, inibiria o roubo de carga, combateria a informalidade, traria, enfim, importantes ganhos competitivos à nossa indústria”, assegura Milton.

“E, como sabemos que se trata de um projeto que requer tecnologia, criatividade e ousadia, fomos buscar essas qualidades onde elas se concentram: nas melhores startups e nos núcleos de inovação tecnológica, as techs” , completa.

O Movimento 100 Open Startups é uma plataforma de conexão entre a indústria e as startups mais atrativas do mercado. Empresas, como as associadas da ABAL, lançam desafios e a plataforma facilita a aproximação com as startups, estabelecendo afinidades entre ambas, em uma espécie de “match corporativo”.

“Trata-se de um ecossistema de inovação, que tem tudo a ver com a solução que buscamos para esse desafio e para os próximos que a ABAL pretende lançar”, explica Kaísa Couto, gerente da área técnica da Associação. “Além das startups, conseguimos acessar pela plataforma as tecnologias mais promissoras na visão do mercado, ampliando as redes para inovação e oportunidades de negócios”.

Kaísa lembra ainda que a rastreabilidade é fundamental para análise do ciclo de vida (ACV) de qualquer produto, informação que apoia processos e escolhas sustentáveis. Além disso, é premissa para aplicação dos conceitos da chamada 4ª Revolução Industrial, marcada pela convergência das tecnologias digitais, físicas e biológicas.

O Desafio Rastreabilidade é aberto à startups e techs em qualquer estágio de desenvolvimento. A previsão é ter ainda no primeiro semestre o ranking das melhores soluções. A partir de então, as empresas da indústria do alumínio podem fechar contratos para o desenvolvimento de projetos-piloto, prestação de serviços ou fornecimento de soluções inovadoras, de acordo com a maturidade e consistência, tanto da startup, quanto da solução escolhida.

Por: Fernanda Umlauf da Página 1 Comunicação
Fonte: https://www.itforum365.com.br/startups/industria-busca-em-startups-e-techs-solucoes-para-rastreabilidade-do-aluminio/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
35288247962-b1ecf8d9b7-c

Solução de captura técnica de provas digitais da Verifact é utilizada pelo TSE e MPF

Tecnologia de coleta e preservação de provas digitais desenvolvida pela empresa Verifact, associada a AB2L, foi usada pelo Ministério Público Federal e Tribunal Superior Eleitoral nas últimas eleições
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.