
A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Problemas complexos demandam soluções inovadoras. Por essa razão, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) anuncia a sua entrada no Movimento 100 Open Startups e lança o Desafio Rastreabilidade de Produtos de Alumínio, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de soluções de controle e monitoramento para produtos de alumínio, como matérias-primas e semimanufaturados.
O presidente-executivo da ABAL, Milton Rego, explica que um sistema de rastreabilidade específico para o alumínio e focado em determinado produto, segmento ou até para toda a cadeia produtiva resultaria em vários benefícios. “Um sistema de rastreabilidade específico para o alumínio, focado em determinado produto/segmento ou para toda cadeia produtiva, resultaria em benefícios operacionais, logísticos, inibiria o roubo de carga, combateria a informalidade, traria, enfim, importantes ganhos competitivos à nossa indústria”, assegura Milton.
“E, como sabemos que se trata de um projeto que requer tecnologia, criatividade e ousadia, fomos buscar essas qualidades onde elas se concentram: nas melhores startups e nos núcleos de inovação tecnológica, as techs” , completa.
O Movimento 100 Open Startups é uma plataforma de conexão entre a indústria e as startups mais atrativas do mercado. Empresas, como as associadas da ABAL, lançam desafios e a plataforma facilita a aproximação com as startups, estabelecendo afinidades entre ambas, em uma espécie de “match corporativo”.
“Trata-se de um ecossistema de inovação, que tem tudo a ver com a solução que buscamos para esse desafio e para os próximos que a ABAL pretende lançar”, explica Kaísa Couto, gerente da área técnica da Associação. “Além das startups, conseguimos acessar pela plataforma as tecnologias mais promissoras na visão do mercado, ampliando as redes para inovação e oportunidades de negócios”.
Kaísa lembra ainda que a rastreabilidade é fundamental para análise do ciclo de vida (ACV) de qualquer produto, informação que apoia processos e escolhas sustentáveis. Além disso, é premissa para aplicação dos conceitos da chamada 4ª Revolução Industrial, marcada pela convergência das tecnologias digitais, físicas e biológicas.
O Desafio Rastreabilidade é aberto à startups e techs em qualquer estágio de desenvolvimento. A previsão é ter ainda no primeiro semestre o ranking das melhores soluções. A partir de então, as empresas da indústria do alumínio podem fechar contratos para o desenvolvimento de projetos-piloto, prestação de serviços ou fornecimento de soluções inovadoras, de acordo com a maturidade e consistência, tanto da startup, quanto da solução escolhida.
Por: Fernanda Umlauf da Página 1 Comunicação
Fonte: https://www.itforum365.com.br/startups/industria-busca-em-startups-e-techs-solucoes-para-rastreabilidade-do-aluminio/
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.