Pesquisar
Close this search box.

Escritório investe em inteligência artificial para auxiliar em serviços jurídicos

Publicado em
aiescritorio

Celebrando 80 anos e conhecido pela adoção de tecnologias e procedimentos disruptores no mercado jurídico, o escritório Urbano Vitalino Advogados adotou o Watson, uma plataforma de computação cognitiva da IBM para negócios, tornando-se o primeiro empregar inteligência artificial na área jurídica no país.

Segundo a banca, a assistente virtual foi criada para auxiliar os profissionais e recebeu o nome de Carol. Ela está em processo de treinamento e, a princípio, irá ajudar os advogados do escritório na busca de informações e no cumprimento de tarefas repetitivas nas áreas de Direito do Consumidor e Trabalhista. O objetivo da adoção da tecnologia é ampliar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados.

A tecnologia vai colaborar diretamente com os advogados para a busca de dados – alterações e novas leis, posicionamento de magistrados, precedentes, jurisprudências e decisões judiciais – e ampliará, por exemplo, a capacidade dos advogados na montagem das peças processuais com mais precisão e em menos tempo.

“Carol vai ampliar a capacidade de nossa equipe na arte da argumentação em defesa dos nossos clientes. Vamos automatizar algumas atividades que dispendem tempo e custos e direcionar a força de trabalho intelectual dos nossos advogados para atividades mais estratégicas, como preparar as ações, atender e orientar clientes, negociar e defendê-los no tribunal”, detalha Urbano Vitalino Neto, diretor-presidente do escritório.

O advogado conta que é impossível para um escritório que atua nacionalmente, como é o caso do Urbano Vitalino, conhecer exatamente como pensa cada magistrado, assim como tornar as peças processuais dirigidas e personalizadas como se fazia antigamente, quando o escritório começou a atuar no mercado do Direito Empresarial há 80 anos.

“Ao empregarmos sistemas de inteligência artificial para buscá-los, triá-los e analisá-los, podemos oferecer consultoria e serviços ainda mais qualificados do que fazemos hoje. Carol nos permitirá ser ainda mais eficientes com maior qualidade técnica e a um custo menor”, ressalta Urbano Neto.

Carol tem a capacidade de aprender com os feedbacks que recebe da equipe de advogados, com o arquivo histórico de peças e com todas as informações que estão armazenadas no Knox, sistema de gestão integrada do Urbano Vitalino Advogados, com a supervisão de humanos ou por análise estatística.

“Com o passar do tempo, ela vai se tornar cada vez mais um reflexo do que somos. Ela vai absorver o conhecimento gerado por grandes especialistas que estão ou que passaram pelo escritório, como o próprio Urbano Vitalino Filho, entre outros expoentes do Direito. Contaremos com um pouco de cada um no DNA intelectual da Carol”, declarou Urbano Vitalino Neto.

O escritório afirma que a previsão é que Carol, que já está operando, esteja com plena capacidade até o final de 2018, aumentando a competitividade do escritório no mercado jurídico brasileiro.

Por Migalhas

Fonte:http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI271124,41046-Escritorio+investe+em+inteligencia+artificial+para+auxiliar+em

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.