Empresa usa tecnologia para registrar provas em casos trabalhistas

Publicado em
Empresa usa tecnologia para registrar provas em casos trabalhistas

Rapidez e facilidade de uso são algumas das vantagens da plataforma, diz a organização; ferramenta também será utilizada para coleta preventiva de provas.

A multinacional de origem japonesa Veloce, que atua no ramo de logística e transporte, usou a plataforma Verifact no fim do ano passado para fazer o registro de provas digitais para um procedimento trabalhista junto ao INSS e acabou firmando contrato com a empresa por tempo indeterminado.

A ferramenta de coleta de provas passou a fazer parte do dia a dia de departamentos jurídicos de empresas em diversas situações. A Verifact permite fazer o registro de provas digitais robustas e com validade jurídica de forma rápida e automatizada por meio de uma plataforma online, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é oferecido a um preço mais acessível que uma ata notarial.

“Tínhamos um procedimento trabalhista junto ao INSS em que precisávamos apresentar defesa e, quando o jurídico foi acionado, havia algumas postagens em redes sociais que seriam boas provas para nosso processo”, conta Mayra Erhardt, advogada da Veloce. “Eles acionaram a gente e já vieram com o pedido de fazer a ata notarial.”

Por ser muito cara e burocrática, a possibilidade da ata notarial foi descartada e a empresa optou por utilizar a plataforma da Verifact. “Estamos em período de pandemia e, para fazer a ata, tem que ir até o cartório, fazer o registro de forma presencial”, comenta Marcelo Gaspari, diretor de Compliance da Veloce. “Tem que agendar com o escrivão e, se a prova é no celular, tem que levar o aparelho para lá porque vai transferir todas as informações do celular para o documento. Fora o custo.”

Celeridade na coleta de provas é essencial

O tempo que leva para a confecção da ata notarial também é considerado um ponto negativo. “O processo leva uma semana se estiver tudo ok”, diz Gaspari. “Uma semana para o mundo de hoje é muita coisa”, completa Erhardt.

A advogada da Veloce conta que em apenas meia hora as provas foram colhidas por meio da ferramenta da Verifact. “No mesmo dia tudo estava pronto e no dia seguinte fizemos uma petição e protocolamos as provas que entendíamos serem cabíveis para o procedimento.”

Erhardt observa que, pela plataforma ser intuitiva e nem mesmo é preciso ter conhecimento sobre tecnologia. “Entendo que não precisa ser advogado para usar. A ferramenta é autoexplicativa, funcional e simples.”

“Nem precisou de suporte da TI. A própria Mayra foi, coletou e colocou a prova junto ao processo. É bem funcional, prático, simples e objetivo”, acrescenta Gaspari.

Com contrato com a Verifact de prazo indeterminado, a Veloce também deve utilizar o serviço, por exemplo, para coleta de provas na esfera trabalhista de forma preventiva, afirma a advogada da empresa. “Em que pese não haver ação judicial, já nos municiamos de provas para que, caso venha a acontecer, termos uma documentação mais robusta.”

______

Fonte: Migalhas

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.