Departamento do Tesouro do Chile pretende usar blockchain para processar pagamentos

Publicado em
1546538001-696x449

Em dezembro de 2018, a Tesouraria Geral da República do Chile (TGR) anunciou que possui planos de utilizar a tecnologia blockchain para processar pagamentos.

A TGR – uma instituição dependente do Ministério da Fazenda do Chile – reuniu-se pela primeira vez com a Divisão de Governo Digital (órgão do Ministério da Secretaria Geral da Presidência do Chile) para discutir o projeto em outubro de 2018. Naquela época, as autoridades anunciaram que iriam criar uma plataforma blockchain para conectar os cidadãos com a infraestrutura do governo. Porém, não haviam especificado em qual área a plataforma atuaria.

De acordo com o comunicado oficial da Divisão Digital, o projeto-piloto da plataforma foi lançado em dezembro. A plataforma armazenará transações que são processadas por instituições públicas chilenas – como pagamentos de impostos ou taxas de patentes – em blockchain. Antes de registrar a transação, todos os nós participantes do processo são obrigados a aprová-la.

A TGR informa que espera que um banco de dados comum usado tanto pelo governo quanto por instituições e bancos ajude a eliminar discrepâncias de dados, reduzir o tempo gasto com pagamentos, bem como cortar custos operacionais, ao mesmo tempo que fornece o nível necessário de segurança para dados pessoais.

O governo chileno está explorando a tecnologia blockchain em várias áreas, incluindo os setores de energia e finanças. Em abril, a organização nacional de regulamentação de energia do Chile anunciou o lançamento de um projeto baseado na blockchain Ethereum (ETH) com o objetivo de registrar dados do setor de energia do país.

O Parlamento do Chile agora examina um projeto de lei sobre a adoção de blockchain que foi apresentado pelos parlamentares locais em outubro. A proposta sugere a realização de estudos sobre as vantagens das soluções de segurança e energia baseadas em blockchain.

 

Por Luciano Rocha

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/departamento-do-tesouro-do-chile-pretende-usar-blockchain-para-processar-pagamentos/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.