Departamento do Tesouro do Chile pretende usar blockchain para processar pagamentos

Publicado em
1546538001-696x449

Em dezembro de 2018, a Tesouraria Geral da República do Chile (TGR) anunciou que possui planos de utilizar a tecnologia blockchain para processar pagamentos.

A TGR – uma instituição dependente do Ministério da Fazenda do Chile – reuniu-se pela primeira vez com a Divisão de Governo Digital (órgão do Ministério da Secretaria Geral da Presidência do Chile) para discutir o projeto em outubro de 2018. Naquela época, as autoridades anunciaram que iriam criar uma plataforma blockchain para conectar os cidadãos com a infraestrutura do governo. Porém, não haviam especificado em qual área a plataforma atuaria.

De acordo com o comunicado oficial da Divisão Digital, o projeto-piloto da plataforma foi lançado em dezembro. A plataforma armazenará transações que são processadas por instituições públicas chilenas – como pagamentos de impostos ou taxas de patentes – em blockchain. Antes de registrar a transação, todos os nós participantes do processo são obrigados a aprová-la.

A TGR informa que espera que um banco de dados comum usado tanto pelo governo quanto por instituições e bancos ajude a eliminar discrepâncias de dados, reduzir o tempo gasto com pagamentos, bem como cortar custos operacionais, ao mesmo tempo que fornece o nível necessário de segurança para dados pessoais.

O governo chileno está explorando a tecnologia blockchain em várias áreas, incluindo os setores de energia e finanças. Em abril, a organização nacional de regulamentação de energia do Chile anunciou o lançamento de um projeto baseado na blockchain Ethereum (ETH) com o objetivo de registrar dados do setor de energia do país.

O Parlamento do Chile agora examina um projeto de lei sobre a adoção de blockchain que foi apresentado pelos parlamentares locais em outubro. A proposta sugere a realização de estudos sobre as vantagens das soluções de segurança e energia baseadas em blockchain.

 

Por Luciano Rocha

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/departamento-do-tesouro-do-chile-pretende-usar-blockchain-para-processar-pagamentos/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Certificado-Depjur-2023

Certificado AB2L DEPJUR 4.0

Comunicamos com grande satisfação que estão abertas as inscrições para a Premiação da Certificação “Departamento Jurídico 4.0” promovida
Captura de tela 2023-03-13 093315

Um novo bicho papão?

Uma conversa informal com chatGPT sobre a sobrevivência dos operadores do direito.
standard-quality-control-concept-m

A inteligência artificial e o Poder Judiciário: o cenário brasileiro diante da nova agenda mundial

O Judiciário do Brasil está caminhando na mesma direção que a maioria dos países desenvolvidos, considerando as novas revoluções tecnológicas.
CONCURSO TJMG

Concurso Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG lança desafio as startups

Soluções Inovadoras de startups O Tribunal de Justiça de Minas Gerais lançou o primeiro desafio e oferece às startups a
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.