Departamento do Tesouro do Chile pretende usar blockchain para processar pagamentos

Publicado em
1546538001-696x449

Em dezembro de 2018, a Tesouraria Geral da República do Chile (TGR) anunciou que possui planos de utilizar a tecnologia blockchain para processar pagamentos.

A TGR – uma instituição dependente do Ministério da Fazenda do Chile – reuniu-se pela primeira vez com a Divisão de Governo Digital (órgão do Ministério da Secretaria Geral da Presidência do Chile) para discutir o projeto em outubro de 2018. Naquela época, as autoridades anunciaram que iriam criar uma plataforma blockchain para conectar os cidadãos com a infraestrutura do governo. Porém, não haviam especificado em qual área a plataforma atuaria.

De acordo com o comunicado oficial da Divisão Digital, o projeto-piloto da plataforma foi lançado em dezembro. A plataforma armazenará transações que são processadas por instituições públicas chilenas – como pagamentos de impostos ou taxas de patentes – em blockchain. Antes de registrar a transação, todos os nós participantes do processo são obrigados a aprová-la.

A TGR informa que espera que um banco de dados comum usado tanto pelo governo quanto por instituições e bancos ajude a eliminar discrepâncias de dados, reduzir o tempo gasto com pagamentos, bem como cortar custos operacionais, ao mesmo tempo que fornece o nível necessário de segurança para dados pessoais.

O governo chileno está explorando a tecnologia blockchain em várias áreas, incluindo os setores de energia e finanças. Em abril, a organização nacional de regulamentação de energia do Chile anunciou o lançamento de um projeto baseado na blockchain Ethereum (ETH) com o objetivo de registrar dados do setor de energia do país.

O Parlamento do Chile agora examina um projeto de lei sobre a adoção de blockchain que foi apresentado pelos parlamentares locais em outubro. A proposta sugere a realização de estudos sobre as vantagens das soluções de segurança e energia baseadas em blockchain.

 

Por Luciano Rocha

Fonte: https://www.criptomoedasfacil.com/departamento-do-tesouro-do-chile-pretende-usar-blockchain-para-processar-pagamentos/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
1B25AFB4-7BDA-44E8-BA6D-808BC552DEA8

Evento voltado para tecnologia e direito reúne especialistas em São Paulo, entre eles o advogado Ticiano Gadêlha

Por Penews Na próxima terça-feira (29) acontece em São Paulo o AB2L Lawtech Experience, um evento voltado para
edit-ab2l-daniel-marques-2

AB2L LawTech Experience aborda a nova realidade exponencial do Direito

Evento debaterá temas como Futuro dos Tribunais, Inteligência Artificial, Jurimetria, Gestão de Contratos, ESG, LGPD, Gestão Jurídica 4.0, Web3, Blockchain, NFTs, Smart Contracts, Metaverso, Metalaw, Alternative Legal Services Providers, Legal Operations e Marketing Jurídico
carreira-trabalho-escritorio

5 tendências que definirão o futuro do trabalho

O Forbes Future of Work Summit mostrou que as mudanças no mundo profissional tendem a se acelerar
people-holding-the-earth-in-their-hands

O que é o ESG e por que você precisa se preocupar com isso

As buscas pelo termo ESG cresceram 150% no último ano, segundo um levantamento do Google Trends solicitado pela revista Valor. Esse assunto ganhou relevância por se tratar de questões ambientais, sociais e de governança corporativa num contexto em que todos buscam a sustentabilidade
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.