Pesquisar
Close this search box.

Como usar o ChatGPT a favor dos negócios jurídicos?

Especialistas afirmam que a inteligência artificial não irá substituir a inteligência humana, mas, sim, os profissionais que não souberem como usá-la
Publicado em
5-11-easy-resize-com-2210-0-0-1677214267

Por Analise Editorial

Com certeza o assunto mais comentado do mundo empresarial nas últimas semanas é o ChatGPT. A ferramenta de inteligência artificial surpreende e destoa das demais, pela qualidade do serviço ofertado. A Análise Editorial conversou com experts em inovação, direito e tecnologia para entender como usar esse novo recurso nos negócios jurídicos. 

A principal questão em torno do uso do ChatGPT é a possibilidade de que ele redija petições e responda a questionamentos de clientes, desempenhando funções até então exclusivas dos advogados. Contudo, de acordo com Daniel Marques, advogado, filósofo e diretor executivo da Associação Brasileira de Lawtechs Legaltechs – AB2L, a Inteligência Artificial não vai substituir o advogado, mas, sim, os profissionais que não souberem como usá-la.

Daniel.png.png
Daniel.png.png

Na visão do diretor, o ChatGPT pode otimizar o tempo de trabalho e permitir que o advogado seja deslocado para outras tarefas. Ele menciona outras possibilidades de uso da ferramenta, como a criação de um fórum de perguntas e respostas direcionado para clientes, otimizando o tempo de reuniões repetitivas, por exemplo. 

Outra possibilidade de uso do Chat na advocacia é o cálculo de riscos de processos, analisando as tendências de julgamento dos Tribunais. Segundo o advogado Solano de Camargo, DPO (Data Protection Officer) e presidente da Comissão de Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), a ferramenta pode trazer praticidade e agilidade em análises jurídicas densas.

Para o coordenador do curso de Direito da ESPM, Marcelo Crespo, “o mercado jurídico costuma ser tradicional. O Direito precisa estar aberto para tecnologias e inovações”.

Boa parte da resistência que o mercado jurídico ainda tem se deve a uma questão de cultura do negócio. Marina Feferbaum, coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV Direito SP, enxerga uma transição nesse sentido. A profissionalização da gestão sempre foi mais forte nas empresas. Hoje, cada vez mais escritórios estão se profissionalizando e levando esse entendimento para a questão da tecnologia”, explicou.

Para Feferbaum, a consolidação de novas tecnologias e as mudanças no mercado têm feito com que os escritórios tenham que “repensar seus modelos de negócio”, sobretudo em razão de novas funções que tem despontado na advocacia. Camargo completa: “a inteligência artificial supre uma série de trabalhos e de tarefas que são consideradas repetitivas ou que não que não agregam conhecimento – atividades que não geram valor para o cliente, nem para o advogado e nem para o escritório”.

Marques aponta também um exercício de democratização no ChatGPT. “É uma ferramenta caríssima, agora acessível”. Ele arremata fazendo o seguinte paralelo com a Medicina.

Como funciona o ChatGPT?

Para quem ainda possa estar em dúvida, Feferbaum traz uma interessante definição sobre a natureza do ChatGPT. “É uma rede neural gerada com um número muito grande de dados, capaz de gerar respostas complexas que parecem humanas”, explicou.

A coordenadora também não enxerga o  ChatGPT como uma ameaça ao mercado jurídico.

Essa amplitude é a característica mais marcante do Chat, pois, segundo Feferbaum a ferramenta é “diferente de uma IA específica, capaz de coisas específicas, como jogar xadrez, distinguir rostos de pessoas, conduzir veículos automotivos, o ChatGPT é amplo e pode servir para muitas coisas”.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
201021flavia11

B3 desenvolve plataforma para transações secundárias de startups

Infraestrutura será vendida em modelo white label para companhias de crowdfunding
tatiana coutinho

Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito

Tatiana Coutinho, Associada à AB2L, recebe destaque no artigo "Ambientes Jurídicos mais Inclusivos: Uma Reflexão sobre Diversidade e Inclusão no Direito", do site Ela Jurista!
SITE

INFORME AB2L 2024

#01 04/24 AB2L Internacional: Lições do Vale do Silício para o Mundo Jurídico Durante uma semana imersiva, um
Assembleia - convocação

CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL 2024

Atenção associados: Dia 30 de abril de 2024 às 14:00h, teremos uma Assembleia Geral da AB2L - Participem!
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.