A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
Bom dia, galera! Aqui é Natália, da Comunidade Jusbrasil.
Imagino que alguns já estejam cansados de ouvir dicas de publicação e de produção de conteúdo jurídico minhas e da Juliana, mas a situação pede. O objetivo hoje é dar dicas básicas de como estruturar um conteúdo informativo, que sane dúvidas jurídicas. De preferência, aproveite o momento para falar sobre os impactos do coronavírus nas relações jurídicas.
Sempre pense no público ao escrever todo o conteúdo, inclusive o título. Preste atenção a como as pessoas procuram por aquela informação, em com irão pesquisar na internet. O formato de pergunta em primeira pessoa é excelente nesse quesito. Exemplos:
Posso pagar menos na faculdade por causa do coronavírus?
Como funcionam os direitos trabalhistas em home office?
Se quiser acompanhar alguns lugares para buscar inspiração de título e tema, dá uma olhada:
Com frequência a dúvida do título pode ser quebrada em subtópicos, e é aí que você deve utilizar os cabeçalhos, ou headers, que o editor do Jus possui. É a opção que tem dois Ts, um do lado do outro:
Não se engane: não se trata apenas de visual, a utilização desses cabeçalhos tem impacto no rankeamento do Google.
Veja uma exemplo de como dividir em subtópicos:
É muito comum também que autores coloquem um sumário ao início com os subtópicos, principalmente quando o texto é grande e acaba respondendo mais de uma pergunta.
Preste muita atenção nesses pontos básicos:
Lembre-se que o leigo muito provavelmente não vai compreender o que tem escrito nessas citações. Tente expor suas ideias como se estivesse conversando com uma pessoa comum, e se quiser adicione um toque pessoal, como muitos autores fazem por aqui.
Você pode colocar todas as referências e indicações de leitura ao final do texto.
Deixe o texto escaneável. Isso significa que será possível descer a página rapidamente e identificar “pedaços” de informação organizada. Isso pode ser feito utilizando, sempre que couber:
Além disso, uma dica super importante para a estrutura é: se for inevitável utilizar o juridiquês, crie um glossário. Algumas palavras técnicas da área jurídica podem não ser substituídas facilmente. Separá-las e definí-las de forma organizada e simples, facilita a leitura e entendimento do seu texto para o leitor.
Se seu artigo for grande essa organização ajudará a deixá-lo mais leve e “digerível”, será mais fácil para que as pessoas encontrem as informações que precisam.
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