Big Data Analytics e IA serão vitais para o futuro dos negócios

Publicado em
Data digital flow

Atualmente, estamos migrando da idade média para a idade mídia.

Atualmente, estamos migrando da idade média para a idade mídia. Se antes o objetivo mercadológico era atingir a média da população, agora se faz necessário pensar em estratégias para impactar cada indivíduo. Isso porque as pessoas têm diferentes hábitos e experiências o que, por consequência, faz com que suas escolhas e preferências também sejam particulares. A segmentação será levada ao extremo.

Esse pensamento é defendido por Walter Longo, sócio-diretor da Unimark Comunicação, e está sendo cada vez mais aplicado aos negócios. Empresas dos mais diversos setores estão investindo em tecnologias capazes de identificar as reais necessidades e interesses de seus clientes para conseguir oferecer o que eles realmente precisam ou desejam, no momento mais adequado, da melhor forma, com o menor custo possível e obtendo ROI’s cada vez maiores.

É o caso, por exemplo, do McDonald’s. Recentemente, a rede de fast food adquiriu, por US$ 300 milhões, uma solução de inteligência artificial para customizar suas ofertas. A ideia é de acordo com o lugar, horário, tradições e costumes, ter uma oferta que se adeque aos consumidores locais. A iniciativa visa gerar mais precisão nas ofertas e acompanhar as mudanças nos hábitos alimentares de seus clientes, aumentando as vendas da companhia.

Ainda no ramo alimentício, a Nestlé lançou o “Nestle Wellness Ambassador”. O projeto, iniciado no Japão, utiliza inteligência artificial, teste de DNA e o fato dos usuários compartilharem o que estão comendo nas redes sociais, para oferecer produtos novos e mais nutritivos. O cruzamento desses dados permite fazer diversas recomendações, desde mudanças de estilo de vida, até suplementos alimentares indicados para aquele perfil de consumidor. Novamente, o potencial de incremento de receitas é bem interessante.

Definitivamente, a tecnologia aliada à análise de dados, que são gerados, em milhões e ininterruptamente, 24h por dia, seja no ambiente on ou offline, estão revolucionando a maneira de se fazer negócios em todos os setores. Soluções como a Neoway Digital, que oferece em uma única plataforma informações precisas do mundo físico e virtual, são capazes de prover, de uma maneira ágil, prática e bem intuitiva, resultados antes impensáveis.

As organizações, independente do seu segmento, porte ou área de atuação, que implementarem de fato a transformação digital em seus businesses terão um diferencial competitivo gigantesco perante os demais competidores. Os números apresentados não deixam dúvidas.

O Evolution Report Latam, pesquisa realizada pelo MIT Techonlogy Review, indica que 94% dos formadores de opinião brasileiros que participaram do estudo afirmam que IA ajudaria a serem mais criativos em seus negócios, 92% concordam que a tecnologia favoreceria a criação de novos produtos e 89% acham que suas vendas seriam mais eficazes.

Por outro lado, o levantamento revela que, para os participantes, os três maiores entraves para adoção de soluções de inteligência artificial são: os custos e orçamento; participação e engajamento de stakeholders; e dificuldade de recursos e talentos. Porém, percebemos uma democratização no acesso à tecnologia. Hoje existem soluções eficazes por um valor, em muitos casos, bem acessíveis.

Uma nova era está surgindo e quem não se adaptar, certamente, vai ficar para trás. Soluções de Big Data Analytics e Inteligência Artificial são instrumentos extremamente poderosos em um cenário econômico cada vez mais competitivo no qual, quase sempre, tem que se fazer mais, com menos recursos e em um menor espaço de tempo. E é exatamente isso que o Big Data e a IA proporcionam.

A adoção desse tipo de ferramentas será vital para qualquer organização. A pergunta a ser feita não é se as empresas devem implantá-las, mas quando. E, nesse caso, a resposta é fácil: ontem!

Por: Jaime de Paula

Fonte: Olhar Digital

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.