Bancos brasileiros compartilharão plataforma em blockchain feita pela IBM

Publicado em
kjbxdhjc54

As principais instituições bancárias do Brasil devem utilizar uma plataforma em blockchain, construída na Hyperledger, para verificar a identidade dos usuários por meio de seus números de celular. A aplicação, toda desenhada com blockchain, é uma espécie de ID que combina informações pessoais com o número e outras informações do smartphone da pessoa, tudo isso com a finalidade de gerar mais segurança para o setor.

Como a aplicação vem sendo proposta dentro do Sistema de Pagamentos Brasileiro, que agrega o conjunto de procedimentos, regras, instrumentos e operações que dão suporte às movimentações financeiras do Brasil, a plataforma em blockchain será padrão e toda a indústria de pagamentos nacional poderá usá-la como base.

Segundo uma fonte familiarizada com o projeto que pediu para não ser identificada, a aplicação será simples, quando o usuário baixar o aplicativo de um banco, seus dados serão criptografados e compartilhados nesta rede com blockchain e quando este mesmo usuário baixar qualquer aplicativo de outro banco, os dados serão cruzados na rede e será verificada a autenticidade do download, ou seja, se o usuário com ID X (usuário + telefone) é o mesmo que requer acesso à uma conta em outro banco.

Ainda de acordo com a fonte, além de segurança, a aplicação visa coibir hackers de engenharia social e vem sendo construída pela IBM e pela CIP(associação civil sem fins lucrativos que integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB)) e será apresentada oficialmente em uma coletiva de imprensa no próximo dia 12 de junho, durante o CIAB Febraban, que acontecerá 11 e 12 de junho em São Paulo.

Tanto a CIP quanto a IBM não quiseram se manifestar sobre o assunto, mas confirmaram que vêm desenvolvendo uma aplicação conjunta com blockchain e que os detalhes serão apresentados no CIAB. A Febraban por sua vez não quis comentar o caso. O Banco Central do Brasil não respondeu a solicitação de um posicionamento até o fechamento deste artigo.

Fonte: CriptoFacil

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
35288247962-b1ecf8d9b7-c

Solução de captura técnica de provas digitais da Verifact é utilizada pelo TSE e MPF

Tecnologia de coleta e preservação de provas digitais desenvolvida pela empresa Verifact, associada a AB2L, foi usada pelo Ministério Público Federal e Tribunal Superior Eleitoral nas últimas eleições
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.