Pesquisar
Close this search box.

AGENDA AB2L

Publicado em
INFORMATIVO

Confira agora o resumo das atividades da AB2L

🗓️ AGENDA NOVEMBRO

21 de novembro, Apresentação do Planejamento da AB2L | 2024

Veja aqui o vídeo da reunião com os associados onde foi apresentado o planejamento AB2L 2024

Em novembro, a AB2L realizou o encontro “AB2L Design The Future” na sede da Heineken, contando com a participação de 75 associados de diversas categorias.

O objetivo desta reunião foi debater em comunidade o futuro da AB2L em 2024.

Associados especialistas em Legal Design colaboraram utilizando a metodologia para identificar as contribuições positivas da AB2L, bem como os principais desafios e oportunidades para o ano de 2024.

Estes resultados são uma compilação das ‘dores’ identificadas e das oportunidades de atuação percebidas pelos participantes. No vídeo de apresentação do planejamento você poderá ver um retorno em relação aos pontos abordados. E muitas das sugestões foram incorporadas no Planejamento da AB2L como será exposto nos OKRs.

A importância da colaboração é central para a AB2L, que se dedica a escutar seus associados e buscar liderar o futuro do direito. Este encontro reflete o compromisso da AB2L com a inovação colaborativa, garantindo que suas ações e estratégias estejam alinhadas com as necessidades e expectativas de seus membros, e que juntos possam moldar um futuro jurídico mais eficiente.

Agradecemos a participação de toda a comunidade e também a Luis Felipe Rossi Mônica Escanho e Giovanna Tassi por nos receberem na HEINEKEN onde o encontro aconteceu. E também agradecemos a Danielle Serafino, Cynara B., Thaís Munaretto, Mariana Zonari, Paula Cardoso, Aline Rodrigues que coordenarem a dinâmica de Legal Design no dia.

Bem como a todos os associados que estiveram presentes!

Confira a apresentação aqui

No dia 27 de setembro, às 18h30, recebemos o Professor Luciano Tim em uma reunião com nossos associados de Depjur que iluminou caminhos essenciais para um Direito mais eficaz, efetivo e justo. Sua palestra sobre NeuroLaw e a importância das neurociências foi inspiradora. Aqui estão os temas que ele abordou:

1️⃣ O Direito como Meio de Resolução de Conflitos – Explorou como o Direito resolve conflitos e como está ultrapassado.

2️⃣ Mudança na Abordagem Conceitualista – Abordou a evolução na compreensão do Direito e que a abordagem conceitualista não satisfaz mais as necessidades da sociedade.

3️⃣ Descompasso entre Teoria e Realidade Jurídica – Destacou a diferença entre a academia, a prática jurídica e a realidade social e antropológica.

4️⃣ Inclusão do Estudo do Comportamento e Estatística – Propôs a importância de estudar o comportamento humano, as neurociências e as estatísticas como ferramentas para compreender a realidade humana e solucionar conflitos.

6️⃣ Neurociências e a Ciência Comportamental Aplicada – Mostrou como as neurociências enriquecem a compreensão do comportamento e trouxe casos concretos em que utilizou nos tribunais.

O Professor Luciano Tim trouxe clareza à interseção entre o Direito e as Neurociências, apontando para um futuro mais informado e transformador.

Junte-se a nós na busca por um Direito que reflete verdadeiramente as complexidades da sociedade.

Se você é do Departamento Jurídico e gostaria de participar conosco nestas reuniões, sinta-se convidado.

25 de setembro de 2023, ocorreu a II Jornada de Mediação.

No dia 25 de setembro de 2023, ocorreu a II Jornada de Mediação, na qual o nosso Diretor Executivo, Daniel Marques, foi convidado para proferir uma palestra sobre “O Selo de Desjudicialização da OAB e o Acesso à Justiça”.

A jornada contemplou 12 horas de palestras, abordando temas essenciais da mediação. Todas as apresentações foram transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube do Instituto CS Views.

14 de setembro de 2023, Spotlight – Legal Design e Legal Ops, Lex Design e askLisa.

No dia 14 de setembro de 2023, ocorreu o evento promovido pela Lex Design e askLisa, que colocou em destaque dois dos temas mais quentes da atualidade no universo jurídico.

O evento, totalmente focado em Legal Design e Legal Ops, proporcionou um espaço dedicado ao conhecimento e à conexão, apresentando conteúdo aprofundado, análises de casos práticos e painéis interativos com especialistas reconhecidos na inovação jurídica do Brasil.

O evento contou com a participação dos principais nomes da inovação e eficiência jurídica, discutindo casos, abordando dificuldades e desafios de serem pioneiros nesse mercado, além de destacar os resultados que os tornaram referência. A AB2L marcou presença, com o nosso Diretor Executivo Daniel Marques proferindo uma palestra sobre Legal Design e Legal Ops: Como a Maiêutica Socrática pode Revolucionar sua Advocacia?

12 a 14 de setembro de 2023, Blockchain Rio Festival.

Durante os dias 12 a 14 de setembro, tivemos a honra de participar do Blockchain Rio Festival no Rio de Janeiro. O evento proporcionou uma imersão em discussões fascinantes, revelando fatos surpreendentes e permitindo conexões valiosas com líderes de pensamento que estão por dentro das tendências tecnológicas mais empolgantes.

A participação na trilha de legal do festival foi enriquecedora, contando com a presença de grandes profissionais do Blockchain. Entre os associados presentes estavam Eduardo Faria, Fabio Cendão, Heitor Maia, Dayana Uhdre, Eduardo Barboza Muniz, Pedro Teixeira, Adriana Lacerda, Kizzi Stigert, Jessica Ferreira e Caroline Nunes. Uma experiência única junto a grandes feras do setor, explorando o futuro e as inovações que o Blockchain promete para o cenário jurídico.

Inovação na prática: novas ferramentas para a advocacia

A Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs (AB2L) marcou presença em um evento promovido pelas comissões de Mentoria Jurídica e de Aspectos Jurídicos do Empreendedorismo e das Startups da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Rio de Janeiro (OABRJ). Realizado na sede da instituição, o evento abordou as transformações tecnológicas que impactam a advocacia, destacando o papel das lawtechs e legaltechs no cenário jurídico brasileiro.

A vice-presidente da OABRJ, Ana Tereza Basilio, ressaltou a importância de conscientizar e capacitar os profissionais do direito sobre os desafios tecnológicos. O presidente da AB2L, Daniel Marques, comparou o crescimento das lawtechs e legaltechs no Brasil a um “Vale do Silício” do Direito, destacando a diversidade de soluções tecnológicas jurídicas no país.

O presidente da comissão de Aspectos Jurídicos do Empreendedorismo e das Startups, Felipe Hanszmann, enfatizou o impacto das mudanças tecnológicas no cotidiano profissional e econômico dos advogados. Durante o evento, foram apresentados projetos que utilizam ferramentas tecnológicas para facilitar a rotina dos profissionais, incluindo o uso de inteligência artificial no Vade Meccum e a conciliação extrajudicial online.

Uma roda de conversa abordou casos práticos de inovação no sistema jurídico, discutindo como construir uma jornada empreendedora na área. Os participantes destacaram a importância de dados e números para uniformizar e impactar as decisões no trabalho da advocacia. O fácil acesso à informação foi apontado como uma vantagem e mudança de paradigma para a advocacia, com a inteligência artificial sendo considerada uma revolução no campo jurídico.

Gostaríamos de agradecer à Comissão de Mentoria Jurídica e à Comissão sobre os Aspectos Jurídicos do Empreendedorismo e das Startups da OABRJ pela confiança nesta parceria, a todas as lawtechs associadas: Acordo Fechado, Concilie Online, Core Juridico, Datta Imagem, Deep Legal, Judit.io, Juris Hand app, Legal Insights, Oystr e Sem Processo, pela dedicação e entusiasmo, e a todos os presentes e espectadores deste evento!

🗓️ AGENDA AGOSTO

Lançamento do livro “Defesa das Democracias e da Liberdade”, por Dr. Beto Simonetti.

Explorando as Reuniões da Última Semana no Campo Jurídico

Durante a última semana, uma série de encontros ocorreu no âmbito do campo jurídico, trazendo discussões substanciais e destacando o compromisso de profissionais com os princípios da advocacia e da democratização do acesso à justiça.

O Diretor Executivo, Daniel Marques, foi um participante dos encontros que reuniram conselheiros da OAB Nacional em suas reuniões do Conselho Nacional. Esses encontros proporcionaram uma oportunidade para a troca de ideias, realçando a importância da colaboração em um ambiente dinâmico como o jurídico.

Um dos momentos foi durante o lançamento do livro intitulado “Defesa das Democracias e da Liberdade”, do Dr. Beto Simonetti. O comprometimento do Dr. Simonetti com esses temas é evidente e o lançamento do livro certamente ampliará as conversas acerca dessas temáticas de pertinência.

Daniel Marques, Diretor Executivo da AB2L, é nomeado como membro da comissão da OAB Federal.

Neste dia, nosso diretor executivo, Daniel Marques, também teve a honra de receber um convite do Dr. Rafael de Assis Horn, Vice-Presidente da OAB Nacional, para fazer parte da Comissão de Inovação e Tecnologia da OAB Nacional. Essa oportunidade nos enche de entusiasmo e motivação para contribuir ainda mais com a advocacia.

Outro destaque foi a contribuição do Dr. Márcio Nogueira, presidente da OAB Rondônia. Sua presença constante e colaboração têm um impacto na comunidade jurídica, ressaltando a importância de líderes comprometidos em fortalecer os valores da advocacia.

Do mesmo modo, a atuação do Dr. Diego de Paiva Vasconcelos como presidente da Comissão de Desjudicialização merece destaque. Seu trabalho para aprimorar o sistema jurídico e torná-lo mais acessível reflete a necessidade contínua de adaptação do sistema legal às demandas modernas.

Esses encontros recentes enfatizaram a essencialidade do compartilhamento de conhecimento e da cooperação dentro da comunidade jurídica. Eles também apontam para a direção do aprendizado e desenvolvimento conjunto, indicando uma jornada de crescimento no campo jurídico.

À medida que continuamos a explorar esses avanços e colaborações, fica evidente que o cenário jurídico está em constante evolução, impulsionado por indivíduos comprometidos em promover mudanças positivas e construtivas. Esperamos ansiosamente por mais oportunidades para nos envolvermos nesse diálogo e contribuirmos para o desenvolvimento do setor jurídico em um contexto mais amplo.

01 de agosto de 2023, II Congresso de Direito e Novas Tecnologias, AB2L Lawtech Experience

O II Congresso de Direito e Novas Tecnologias, AB2L Lawtech Experience, foi uma jornada emocionante e transformadora, repleta de aprendizado, conexões e inspiração. Juntos, vivemos momentos incríveis e construímos pontes entre o direito e a tecnologia, impulsionando a inovação em nossa área.

O evento foi um verdadeiro sucesso, graças ao envolvimento e entusiasmo de cada participante. Cada palestra, painel e interação contribuíram para a construção de um ambiente colaborativo e enriquecedor. Foi inspirador ver profissionais apaixonados e engajados em buscar soluções para os desafios do nosso setor.

THE BIG NUMBERS: Uma Visão do Nosso II Congresso AB2LEX de Direito e Novas Tecnologias!

Alcançamos uma avaliação de NPS de 9,0, com a única crítica sendo a quantidade de profissionais que queriam estar presentes. Tivemos mais de 3900 inscrições, com mais de 3200 congressistas participando ativamente. Contamos com 87 stands exibindo as soluções mais modernas e eficazes do mercado. O evento também abrangeu um período de 12 horas repletas de conteúdo, com mais de 60 palestrantes enriquecendo o evento com conhecimento. Tivemos o privilégio de receber 5 palestrantes internacionais, 10 patrocinadores de destaque e contamos com o apoio essencial de 15 parceiros engajados.

Não bastasse o sucesso do congresso, encerramos o evento com chave de ouro ao lançar a “ISO” da inovação jurídica, a Certificação AB2L 4.0, para escritórios e departamentos jurídicos, onde 178 empresas provaram possuir todos os requisitos para essa conquista!

Equipe AB2LOVER!

A AB2L está honrada em fazer parte dessa jornada ao lado de profissionais tão brilhantes e comprometidos. Nosso propósito é continuar promovendo eventos e iniciativas que impulsionem a transformação do setor jurídico, sempre buscando proporcionar experiências enriquecedoras para todos os participantes.

Agradecemos também a todos os palestrantes, patrocinadores, apoiadores e colaboradores que contribuíram para o sucesso do evento. Sem o esforço conjunto de cada um, nada disso seria possível.

Que este momento de celebração e reconhecimento seja apenas o começo de uma jornada ainda mais brilhante e inovadora. Contamos com vocês para continuarmos avançando, aprendendo e crescendo juntos.

AB2LEX24 GO!

🗓️ AGENDA JUNHO

16 de junho de 2023, Encontro DEPJUR Estúdios Globo

Na última semana, o nosso encontro de departamentos jurídicos teve como sede os Estúdios Globo!

Embora os encontros sejam normalmente virtuais, três vezes por ano há uma oportunidade de se encontrarem pessoalmente.

No encontro, os participantes foram acolhidos de forma especial por Rafael Menin Soriano, Gerente Jurídico Sênior, que ofereceu uma visita à cidade cenográfica de “VAI NA FÉ”. Também foram discutidas questões como a priorização de demandas e houve a presença inspiradora de Clarissa Kede, advogada e Head de Produtos do Globo Play, que compartilhou sua coragem em assumir novos desafios na carreira. Houve apresentações sobre a AB2L, sua história e projetos, além de uma dinâmica de grupo conduzida pela Diretora de Operações, Lívia Carolina, para trocar experiências e encontrar soluções para os desafios enfrentados pelos departamentos jurídicos.

Gostaríamos de expressar nossa gratidão a todos que contribuíram para a organização deste evento especial: Rafael Menin Soriano , Lívia Carolina , Lucimére Balthar , Beatriz Almeida , Carolina Gago , Bianca Sabioni Boechat Zwirman e Paulo Samico. Em especial, agradecemos a todos os associados que estiveram presentes, bem como àqueles que vieram de longe para participar deste encontro enriquecedor.

Confira mais detalhes desse encontro clicando aqui.

O Esquenta AB2LEX chegou em São Paulo!

Uma prévia empolgante para o AB2L LAWTECH EXPERIENCE em 1º de agosto.

Foi realizado mais um evento incrível que marcou a contagem regressiva para o AB2L LAWTECH EXPERIENCE, que ocorrerá em São Paulo. A organização do evento foi feita pelas empresas associadas Elaw Tecnologia S.A., AskData Tecnologia e Acordos Brasil, que nos receberam na sede da Elaw com muita dedicação e entusiasmo.

Durante o evento, nossos especialistas trouxeram valiosos conhecimentos para enriquecer a experiência dos participantes. Nossa Diretora de Operações, Lívia Carolina, compartilhou insights sobre comunicação, ressaltando como as novas tecnologias estão transformando a maneira como nos expressamos, permitindo-nos ser mais assertivos e empáticos com nossos clientes. Além disso, nosso Diretor Executivo, Daniel Marques, contribuiu com uma palestra sobre o ecossistema e a advocacia 4.0, proporcionando uma visão abrangente das tendências atuais.

O evento também foi uma excelente oportunidade de networking, permitindo que os participantes se conectassem e estabelecessem relações profissionais duradouras. A interação entre os profissionais presentes promoveu um ambiente propício para a troca de ideias e a geração de novas oportunidades.

Agradecemos a presença de todos os participantes, que contribuíram para tornar o evento um sucesso e enriquecer a discussão sobre as inovações tecnológicas e o futuro da advocacia, em especial a  Cláudio Bernardo , Michel Leão , André Kysyk Campo NogueiraKleber Eduardo MaximoRalfe Romero , Lucas LemosAna J. SampaioDaniel Rufino , Alessandro NascimentoAdriana G A Schiavuzzo.

14 de junho de 2023, Analise Editorial – 16ª edição do anuário Análise Executivos Jurídicos & Financeiros

16ª edição do anuário Análise Executivos Jurídicos & Financeiros

A AB2L marcou presença no evento de destaque, 16ª edição do anuário Análise Executivos Jurídicos & Financeiros, realizado pela Analise Editorial. Com a presença de mais de 300 convidados, incluindo executivos, profissionais da editora, fornecedores e advogados de 23 escritórios patrocinadores, o evento premiou os executivos jurídicos, financeiros e de compliance “Mais Admirados 2023”, com troféus personalizados. A AB2L parabeniza todos os profissionais reconhecidos e destaca o papel fundamental da equipe, liderada por Silvana Quaglio, Alexandre Raciskas, Ligia Donatelli e outros, em incentivar as melhores práticas do mercado. Confira a lista completa dos executivos jurídicos Mais Admirados de 2023.

No evento, também tivemos a oportunidade de rever esse time excepcional de profissionais, composto por Silvana Quaglio, Tayná Carneiro, a talentosa Diretora de Operações Lívia Carolina, além de Aline Valente e Camila Valente.

Confira mais detalhes de como foi esse encontro aqui.

🗓️ AGENDA MAIO

26 de maio de 2023, Seminário OAB SP

Seminário A Nova Era da Gestão Jurídica

No dia 26 de maio, a Comissão de Empreendedorismo Legal da OAB SP promoverá o Seminário “A Nova Era da Gestão Jurídica”. O evento ocorrerá na sede da OAB SP, em São Paulo. Será um dia repleto de conhecimento, com palestras fascinantes. Destacamos a palestra sobre Gestão Jurídica 4.0, que será ministrada pelo nosso Diretor Executivo, Daniel Marques. O evento é gratuito e também possui uma campanha solidária para arrecadar fundos em benefício de crianças. Não perca essa oportunidade de se atualizar sobre as mais recentes tendências na área jurídica.

Saiba mais clicando aqui.

Evento IA generativa e impactos na advocacia

Recentemente, o Direito ESPM organizou um evento com o objetivo de promover o conhecimento e a reflexão sobre as possibilidades e desafios trazidos pelas inteligências artificiais no campo jurídico.

Nesse evento, contamos com a participação de Daniel Marques, nosso Diretor Executivo, juntamente com Benedito Villela, do escritório Chazin e Mello Advogados, e Aline Steinwascher, do Will Bank. Juntos, eles discutiram sobre o mercado jurídico e a inteligência artificial generativa, abordando os desafios e oportunidades que surgem nesse contexto.

Essa iniciativa foi realizada em parceria entre a ESPM e o escritório Chazin e Mello Advogados, com o apoio da AB2L, Jurídico Sem Gravata e Laurence Simons, e proporcionou um espaço de diálogo e troca de ideias sobre um tema de grande relevância para o futuro do Direito.

Acompanhe como foi a programação aqui.

24 de maio de 2023, Webinar Webdox

No webinar da Webdox, nosso Diretor Executivo, Daniel Marques, juntamente com Cintia Oliveira, Gerente de Vendas na Webdox CLM, e Dalissa Magalhaes, Gerente de Sucesso do Cliente na Webdox CLM, apresentaram insights poderosos sobre como a automatização de contratos e a correta medição podem resultar em economia de tempo e recursos valiosos, além de aumentar significativamente a eficiência e eficácia na gestão da área jurídica. Foi uma oportunidade imperdível de adquirir conhecimentos valiosos e descobrir estratégias para aprimorar a gestão jurídica.

No 5º encontro do DEPJUR, promovido pela AB2L, tivemos a honra de receber  Mary O’Carroll e Daniel Teller, ambos da Ironclad e Daniel Crespo, da Lineal. Durante o evento, foram abordados temas relacionados à gestão de contratos e o uso de tecnologias como a Inteligência Artificial e automação para aumentar a eficiência.

Mary compartilhou sua experiência em Legal Operations no Google e falou sobre o CLOC (Corporate Legal Operations Consortium), enquanto Daniel Crespo abordou os serviços do e-Discovery.

Foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e troca de conhecimentos sobre as melhores práticas na gestão de contratos, com foco na utilização de tecnologias inovadoras.

Confira aqui os principais insights sobre esse encontro no artigo do nosso associado, Paulo Samico.

22 de maio de 2023, Selo Nacional de Desjudicialização

Excelente novidade para o ecossistema!

Nosso Diretor Executivo, Daniel Marques, está participando ativamente do comitê em conjunto com outros associados. E temos uma grande atualização: um dos critérios para que empresas ou escritórios obtenham o certificado da OAB será a presença de uma Lawtech/Legaltech em seu quadro.

Essa medida visa promover a construção de um ecossistema jurídico mais saudável, onde a tecnologia desempenha um papel fundamental. Estamos gradualmente avançando em direção a um ambiente jurídico cada vez mais integrado com as inovações tecnológicas.

Dia 18 de maio de 2023, Esquenta AB2L em Recife

Esquenta AB2LEX Recife

O Esquenta AB2L Recife, promovido pela AB2L, trouxe como temática central “Advogando em startups, para startups ou como startups: possibilidades para o profissional de direito do futuro”.

O evento reuniu uma seleção de painelistas renomados, incluindo:

Yves Nogueira, Fundador da Yolo Coliving e Investidor anjo, Italo Nogueira, Diretor Presidente na CMTECH e Investidor anjo, Gerino Xavier , Presidente do SEPROPE, Gleicy Lima Tiso , Sócia do escritório Ivo Barboza & Advogados Associados, Bruno Figueiroa Advogado e Analista de Aceleração na Apoema Hub, Tomaz Alcoforado , Diretor da SRAB Advogados, Rafael Figueiredo, Procurador do Município e fundador de Startup, Pedro Silveira, Sócio do Pedro Silveira Advocacia e Diretor de Inovação da ESA/PE, Ticiano Gadêlha , Conselheiro da AB2L e CEO da Lawtech Como Registrar, Carlos Eduardo Bacelar, Sócio do SRAB Advogados e Presidente da Comissão de Direito das Startups da OAB/PE e Daniel Marques , Diretor Executivo da AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

O Esquenta AB2L Recife reuniu advogados, empresários e profissionais atuantes no mercado de inovação como painelistas, proporcionando uma diversidade de perspectivas e experiências enriquecedoras para os participantes. O evento ofereceu uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecimentos com os painelistas, que compartilharam insights valiosos sobre as possibilidades de atuação do profissional de direito no cenário das startups. Os debates e discussões abordaram temas relevantes como propriedade intelectual, contratos, proteção de dados e desafios jurídicos específicos enfrentados pelas startups, permitindo aos participantes aprofundar seus conhecimentos e obter orientações relevantes para suas carreiras.

Além das palestras e debates, o evento valorizou o networking, proporcionando um momento proveitoso para os participantes se conectarem com profissionais do mercado de inovação, estabelecerem parcerias e trocarem contatos. A interação entre os participantes e os painelistas, bem como entre os próprios participantes, enriqueceu ainda mais a experiência, gerando uma rede de contatos valiosa para futuras colaborações e oportunidades de negócio.

Para encerrar o evento de forma descontraída, foi organizado um happy hour, proporcionando um ambiente informal e agradável para que os participantes relaxassem e fortalecessem os laços construídos ao longo da noite.

Expressamos nossa profunda gratidão a todos os presentes, cuja participação e contribuição foram essenciais para a realização deste evento de sucesso. Valeu Recife!

Fique atento a nossa agenda e descubra qual será a próxima cidade que iremos visitar nessa nossa jornada!

Dia 17 de maio de 2023, Esquenta AB2L em  Fortaleza
Dia 17 de maio de 2023, Esquenta AB2L em Fortaleza

Esquenta AB2LEX Fortaleza

O AB2L Lawtech Experience está chegando com tudo e preparamos uma série de encontros locais para deixar você ainda mais animado para o evento!

Com uma abordagem focada nos temas mais inovadores e disruptivos do direito, esta é uma oportunidade única para estabelecer conexões, fazer networking e expandir sua rede de contatos.

Nosso primeiro encontro foi realizado no Nordeste, começando por Fortaleza!

No evento, discutiu-se a importância dos advogados desenvolverem habilidades além do conhecimento jurídico tradicional para se destacarem no mundo das startups. Foram abordados três pontos principais:

1️⃣ Ter uma visão de negócios, entendendo como o aspecto jurídico pode gerar oportunidades comerciais.
2️⃣ Ser flexível e acompanhar as mudanças e ajustes que ocorrem nas startups ao longo do tempo.
3️⃣ Ter habilidades interpessoais para interagir com todas as áreas da empresa e contribuir para alcançar os objetivos estratégicos.

O encontro foi coordenado por Mariana Zonari , especialista em Legal Design e Head de Inovação no Íris e no Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados Associados , Lívia Pessoa Head de Privacidade na Toro investimentos e na Mobills  e com Lara Praça sócia da READI , que abordaram os principais desafios de atuar como advogado em startups e de criar uma startup. O evento também contou com a presença de membros do ecossistema da AB2L.

Além das palestras, foram sorteados três ingressos para o AB2L Lawtech Experience, que ocorrerá em agosto de 2023 em São Paulo.

Agradecemos imensamente a presença de todos que compareceram e contribuíram para tornar esse evento possível!

17 de maio de 2023, Reunião Seccional CESA CE

Reunião da Seccional CESA CE

É com grande satisfação que anunciamos a realização da Reunião da Seccional CESA CE, que acontecerá no próximo dia 17 de maio de 2023. O evento contará com a palestra de nosso Diretor Executivo Daniel Marques, falando sobre a Inovação Jurídica, IA e ChatGPT, e será sediado no Moleskine Gastrobar, localizado na Rua Professor Dias da Rocha, 578 – Meireles, Fortaleza – CE.

Para a organização do evento, solicitamos que os associados interessados em participar confirmem sua presença através do e-mail [email protected]. A confirmação é fundamental para garantir que todos os presentes possam usufruir da melhor experiência possível.

Além disso, ressaltamos que a reunião é uma excelente oportunidade para networking, troca de conhecimentos e atualização sobre as novidades do setor jurídico. Por isso, contamos com a participação de todos os membros da Seccional CESA CE e da AB2L.

De 04 a 30 de maio de 2023 a AB2L realiza o Demoday da Petrobras

Demoday Petrobras

O Jurídico da Petrobras está em busca de empresas capazes de prestar serviços de Pareceres Jurimétricos e tem a intenção de contratar estudos que analisarão cenários descritivos e preditivos, utilizando bases de dados internas e públicas. As lawtechs inscritas participarão do pitch reverso nesta semana, no dia 23 de maio.

Parabéns às selecionadas: Driva, Deep Legal, Finch, Terranova e Turivius.

Você conhece o Demoday da AB2L? Clique aqui para saber mais!

04 de maio de 2023, HappyHour AB2L pós WebSummit Rio

Happy Hour WebSummit Rio

Para fechar com chave de ouro o evento WebSummit Rio, que aconteceu entre os dias 1 e 4 de maio, realizamos um happy hour com os associados, no Bosque Bar, no Jockey.

O encontro reunião os profissionais mais inovadores do ecossistema jurídico. Diretores e líderes de Lawtechs, Departamentos Jurídicos, Escritórios de advocacia e pessoas que atuam na disrupção jurídica.

🗓️ AGENDA ABRIL

Demoday Banco do Brasil

Demoday é um um programa da AB2L para seus associados e visa conectar as últimas tendências em tecnologia jurídica para seu escritório ou depjur.

Parabéns às 15 lawtechs associadas selecionadas pela AB2L para o Demoday do Banco do Brasil com soluções que vão desde jurimetria e inteligência artificial até a captura de informações e dados processuais.

Parabéns a Turivius, Inspira, Juristec+, Docato, Data Lawyer, LawVision, Tratum, Deep Legal, Benner Sistemas, E-xyon Legal Data, Aviso Urgente, Botmax, Data Mundus Serviços, Finch Soluções e Tecno2.

Quer saber mais? Clique aqui!

27 de abril de 2023, Future Law Experience

Future Law Experience 2023

A participação no evento Future Law Experience foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Tivemos a oportunidade de conectar com as mentes mais inovadoras do mercado jurídico, explorando as maiores tendências do Direito na realidade 4.0. Ao ouvir especialistas renomados, participar de workshops interativos e fazer networking com profissionais de diversas áreas do Direito, pudemos ampliar nosso conhecimento e gerar conexões valiosas. Foi uma ocasião imperdível para estar à frente das novas iniciativas da advocacia e impulsionar nosso desenvolvimento profissional.

26 de abril de 2023, Encontro de Departamentos Jurídicos

No último encontro do DEPJUR, grupo de Departamentos Jurídicos associados e convidados da AB2L, contamos com as contribuições de Luiz Gustavo Ribeiro e Letícia Toledo, ambos do LinkedIn.

Luiz compartilhou dicas sobre o uso correto da rede, enfatizando a importância de compartilhar conhecimento, tornar o perfil mais atraente e cultivar uma comunidade eficiente. Letícia destacou como o LinkedIn Notícias pode ser um aliado na entrega de informações por meio de mensagens.

A colaboração e o compartilhamento de boas práticas são fundamentais para transformar o Direito, e democratizar o conhecimento é essencial para impactar ainda mais colegas do mundo jurídico.

Confira aqui alguns insights sobre esse encontro no artigo do nosso associado, Paulo Samico.

Podcast AB2L Cast
Podcast AB2L Talks com a participação do Cajé

Podcast AB2L Talks

Nossos diretores, Livia Carolina e Daniel Marques iniciaram as entrevistas para o podcast da AB2L. Nossos convidados iniciais foram Cajé, Presidente do Conselho Diretor na CESA, Conselheiro Federal OAB e Sócio do Machado Meyer e o fundador do BHUB Jorge Vargas e seu diretor de Legal Operations Guilherme Fernandes. A partir de Maio serão lançados os episódios. Agradecemos aos nossos aliados, mantenedores e patrocinadores do podcast da AB2L: Machado Meyer, C&A, Bhub, SBC Law e DataJuri.

Logo teremos mais novidades, fiquem de olho!

Encontro na C&A

Durante toda uma manhã, Livia Carolina e Daniel Marques tiveram um encontro com os membros e líderes do Depjur da C&A para discutir o futuro do direito e os passos para se tornar um Depjur 4.0. Agradecemos pelo convite Thiago Figo, Luis Henrique e Patrícia. Foi também uma oportunidade para todos conhecerem os programas e atividades da AB2L para Depjur.

Conheça a AB2L!

Palestra de encerramento do Evento Conexão da PGE do Rio de Janeiro

Nosso diretor executivo, Daniel Marques, palestrou no painel de encerramento da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro organizada pela frente de Inovação da PGE.: projeto Conexão. Durante dois dias os colaboradores da PGE tiveram palestras e oficinas sobre os métodos mais inovadores de gestão, cultura e tecnologias. Parabéns pela liderança Suzana Campos e Juliana Carvache e agradecemos o convite feitos pelo Procuradores Bruno Dubeux e Andre Serra Alonso.

Quer levar a AB2L para dentro da sua instituição? Clique aqui, entre em contato e consulte disponibilidade.

Law Summit 2023
12 e 13 de abril de 2023, Law Summit.

Evento Law Summit

Daniel Marques falou sobre Inteligência Artificial, regulação de novas tecnologias e os modelos de inovação jurídica em evento organizado pela Transformação Digital em painel com Luiz Augusto D’Urso, Fernando Ricciardi, Marcelo Tostes, Frederico Messias e Erik Navarro.

Quer convidar um representante da AB2L para o seu evento? Clique aqui e consulte disponibilidade.

Reunião Depjur

Reunião Depjur AB2L

Deseja implementar um chatbot em seu Depjur?

Também tivemos encontro online e mensal de Depjur da AB2L. Após a abertura do Daniel Marques, a reunião moderada por nosso coordenador Paulo Samico prosseguiu com a apresentação de Cases para implementação de Chatbots em Depjur: Dario Fonseca (Ferrero) falou da ‘Sophia’, Fernando de Camargo Prado/Rafaela Fortes Luyten (Pepsico) do ‘Dr. Ivo’, Carolina Azevedo (Comgás) do ‘Cadu’ e Lucas Sabadim (M Dias Branco), compartilhou conosco sua jornada de implementação.

Não há dúvidas de que os ajudantes virtuais são grandes aliados na entrega de valor jurídico, focada em resultados. Eles são especialmente úteis para lidar com perguntas simples e rotineiras, liberando o time jurídico para se concentrar nas demandas mais estratégicas e desafiadoras. Com essas tecnologias, é possível:

  • otimizar processos e aumentar a eficiência do escritório de advocacia ou departamento jurídico;
  • melhorar a qualidade do serviço prestado aos clientes.

Quer conhecer as vantagens em se tornar um Associado? Clique aqui e descubra!

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro de mais notícias sobre o ecossistema em sua telinha.

AB2L Brasil, o Associado sempre ganha!

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
AB2L - formato apresentação (1)

CERTIFICADO AB2L DE DEPARTAMENTOS JURÍDICOS 4.0 E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 4.0

AB2L, com o apoio da Análise Editorial, abre inscrições para a Certificação de "Departamentos Jurídicos 4.0 e Escritórios de Advocacia 4.0".
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.