Pesquisar
Close this search box.

Universidade brasileira usará tecnologia Blockchain para evitar falsificação de diplomas

Publicado em
blockchain-brasil

O uso da tecnologia Blockchain para o registro de diplomas acadêmicos, com o objetivo de evitar falsificações, começa a ser adotado pelas universidades brasileiras. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se tornou uma das pioneiras nesse uso, através da criação do Projeto de Registro de Documentos de Universidades.

O projeto, capitaneado pelo professor e pesquisador da universidade, Guido Lemos, já está em execução de testes na Blockchain. A apresentação do projeto foi realizada na feira de negócios e tecnologia INOVAtic, realizada na cidade de Fortaleza. O projeto foi realizado que inclui, além da UFPB, as partipações da PUC-RJ e do Instituto de Tecnologia Social (ITS), também do Rio de Janeiro.

Seguindo o professor Guido Lemos, que realizou a apresentação do projeto na INOVAtic, a primeira fase de desenvolvimento do projeto já está concluída. O grupo também pretende realizar parcerias com outras instituições que tenham interesse em registrar seus diplomas na Blockchain. Após mais alguns testes, o próximo passo será a criação de uma criptomoeda. “Já dominamos a tecnologia. Mas para lançar uma moeda, há muita questão de marketing envolvida“, comentou Lemos.

Segurança contra fraudes

A união entre a tecnologia Blockchain e a área de educação já possui vários casos de universidades que oferecem cursos sobre o tema. Instituições de grande renome como Oxford e Cambridge (Reino Unido), ou Stanford e o MIT (Estados Unidos) oferecem cursos sobre Blockchain, gratuitos ou pagos.

O caso mais emblemático, porém, é o da Universidade de Nicosia, no Chipre. Em 2014, a universidade não apenas se tornou a primeira instituição no mundo a oferecer um mestrado em criptomoedas (que pode ser feito online, em uma versão resumida e gratuita, ou completo na versão paga e presencial) como também se tornou a primeira a utilizar o Blockchain para registrar os certificados de conclusão do cursos. Tanto a versão gratuita quanto a paga entregam certificados registrados de forma imutável e inalterável.

Resta saber quais serão os efeitos do projeto em um país como o Brasil, marcado por notórios casos envolvendo falsificações de diplomas.

 

 

Por Luciano Rocha

Fonte: //www.criptomoedasfacil.com/universidade-brasileira-usara-tecnologia-blockchain-para-evitar-falsificacao-de-diplomas/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
1_ticiano-36284834

Ticiano Gadêlha: Entre a lei e a inovação

A Lei Complementar nº 182, de 2021, conhecida como Marco Legal das Startups, é um exemplo de como o país busca fomentar o ecossistema de inovação, oferecendo um ambiente regulatório mais flexível e adaptado às peculiaridades dessas empresas
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.