Universidade brasileira usará tecnologia Blockchain para evitar falsificação de diplomas

Publicado em
blockchain-brasil

O uso da tecnologia Blockchain para o registro de diplomas acadêmicos, com o objetivo de evitar falsificações, começa a ser adotado pelas universidades brasileiras. A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) se tornou uma das pioneiras nesse uso, através da criação do Projeto de Registro de Documentos de Universidades.

O projeto, capitaneado pelo professor e pesquisador da universidade, Guido Lemos, já está em execução de testes na Blockchain. A apresentação do projeto foi realizada na feira de negócios e tecnologia INOVAtic, realizada na cidade de Fortaleza. O projeto foi realizado que inclui, além da UFPB, as partipações da PUC-RJ e do Instituto de Tecnologia Social (ITS), também do Rio de Janeiro.

Seguindo o professor Guido Lemos, que realizou a apresentação do projeto na INOVAtic, a primeira fase de desenvolvimento do projeto já está concluída. O grupo também pretende realizar parcerias com outras instituições que tenham interesse em registrar seus diplomas na Blockchain. Após mais alguns testes, o próximo passo será a criação de uma criptomoeda. “Já dominamos a tecnologia. Mas para lançar uma moeda, há muita questão de marketing envolvida“, comentou Lemos.

Segurança contra fraudes

A união entre a tecnologia Blockchain e a área de educação já possui vários casos de universidades que oferecem cursos sobre o tema. Instituições de grande renome como Oxford e Cambridge (Reino Unido), ou Stanford e o MIT (Estados Unidos) oferecem cursos sobre Blockchain, gratuitos ou pagos.

O caso mais emblemático, porém, é o da Universidade de Nicosia, no Chipre. Em 2014, a universidade não apenas se tornou a primeira instituição no mundo a oferecer um mestrado em criptomoedas (que pode ser feito online, em uma versão resumida e gratuita, ou completo na versão paga e presencial) como também se tornou a primeira a utilizar o Blockchain para registrar os certificados de conclusão do cursos. Tanto a versão gratuita quanto a paga entregam certificados registrados de forma imutável e inalterável.

Resta saber quais serão os efeitos do projeto em um país como o Brasil, marcado por notórios casos envolvendo falsificações de diplomas.

 

 

Por Luciano Rocha

Fonte: //www.criptomoedasfacil.com/universidade-brasileira-usara-tecnologia-blockchain-para-evitar-falsificacao-de-diplomas/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.