Pesquisar
Close this search box.

Senado aprova título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica a Tércio Pacitti

Publicado em
imagem_materia

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o projeto que outorga o título de Patrono da Tecnologia da Informação da Aeronáutica ao major-brigadeiro engenheiro Tércio Pacitti, responsável pela concepção e pela implementação da tecnologia da informação no Comando da Aeronáutica nacional. O projeto (PLC 66/2018) segue agora para a sanção da Presidência da República.

De iniciativa do Executivo, o projeto elenca as realizações do homenageado na área de informática, com destaque para sua atuação pioneira na estruturação da tecnologia da informação na Aeronáutica, na elaboração de importantes obras sobre o assunto, além do papel de relevo no campo acadêmico.

O ex-senador Pedro Chaves (PRB-MS) foi o relator da matéria na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) no ano passado. Para o relator, não há dúvida de que foi grande a relevância de Tércio Pacitti como pioneiro da informática no país, tanto no que se refere a seu estudo e suas concepções teóricas, como na criação de cursos e de instituições, juntamente com a aplicação da respectiva tecnologia, especialmente no âmbito da Aeronáutica.

Para Pedro Chaves, sua dimensão é ainda mais significativa e incontestável na área da tecnologia militar, “razão pela qual mostra-se apropriado seu reconhecimento como figura tutelar da Tecnologia da Informação da Aeronáutica”.

Biografia

Tércio Pacitti nasceu em 1928 em Atibaia (SP). Graduou-se engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), em 1952, cursando o mestrado e o doutorado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Ele participou da criação do primeiro Centro de Computação da Aeronáutica, em meados dos anos 1960, no Rio de Janeiro (RJ).

Também foi o primeiro reitor militar do ITA, entre 1982 e 1984, quando criou o Curso de Engenharia da Computação. Tércio Pacitti também chefiou a Diretoria de Engenharia da Aeronáutica e trabalhou na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), onde fundou o Departamento e o Curso de Informática Aplicada. Ele morreu em junho de 2014, aos 85 anos de idade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
SITE
#38 12/24 Última Reunião de DepJur de 2024: Metodologias Ágeis e Planejamento para 2025 Nossa última reunião de
Imagem de Pete Linforth por Pixabay
Resolução conjunta estabelece novas normas que se aplicam a investimentos no mercado financeiro e de valores mobiliários
Direito e tecnologia (the-lightwriter/Getty Images)
Tecnologia não vai acabar com os cartórios, mas pode transformá-los profundamente; entenda.
4146-4-3-2
Nícolas Fabeni, CEO da StartLaw, explica como soluções jurídicas automatizadas e baseadas em IA permitem às PMEs acelerarem seus negócios de forma prática e acessível.
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.