Ministro das Finanças de Portugal deposita confiança sobre os reguladores de Bitcoin

Publicado em
portugal-1561936_1920

Mario Centeno, presidente do Eurogroup e ministro das finanças de Portugal recentemente declarou estar confiante quanto a supervisão dos órgãos reguladores europeus a respeito do Bitcoin, quando questionado se há preocupações com o potencial impacto da moeda na zona do euro.

Em entrevista para a Bloomberg, Centeno disse que os reguladores europeus, assim como outros ao redor do mundo, estão cintes do papel das criptomoedas e acompanhando seu desenvolvimento. Ele adicionou que, como ministro das finanças, está confiante quando a supervisão do cenário atual.

Centeno se mostra preocupado com a ideia do Bitcoin se configurar como uma bolha, afirmando que esta composição não seria agradável. Para ele os reguladores estão mais conscientes, principalmente se compararmos com o mercado financeiro de 2008.

“Se voltarmos a ter problema com algum tipo de bolha financeira, seria uma situação muito ruim. No entanto acho que os reguladores estão muito mais preparados a este respeito e fazendo seus trabalhos”

As palavras de Centeno vem em um momento em que o Bitcoin atinge um novo patamar e começa a expressar a marca de $ 20 mil. Como ele ressaltou, os reguladores estão aumentando a supervisão sobre as criptomoedas e seus desdobramentos. Tanto que, neste mês, vários reguladores validaram as moedas digitais.

Conforme reportado recentemente pelo CCN, o presidente da Israel Securities Authority se juntou ao coro das criticas que chamam o Bitcoin de “bolha” e comparando o interesse que ele desperta com a corrida do ouro do século XIX. Apesar da sua posição sobre o Bitcoin, o diretor do órgão regulador sugeriu que fosse estabelecida uma abordagem amigável para os ICOs.

Bitcoin no alvo dos reguladores mundiais

A New Zealand’s Financil Markets Authority (FMA), também publicou um aviso aos potenciais investidores para ficarem longe de um empreendimento em torno de $ 220 milhões da moeda local. A superintendente do New York Departament of Financial Services, Maria Vullo, recentemente disse ao Bloomberg que o regulador mantém o Bitcoin sob atenção.

As ocorrências acima mencionadas foram todas relatadas este mês e revela que os órgãos reguladores estão de fato com os olhos no Bitcoin e no ecossistema de criptomoedas, conforme Centeno pontuou. O Banco Central de Portugal também deixou claro estar monitorando o Bitcoin e não se mostra amigável com relação a moeda.

Para Helder Rosalino, diretor do Banco de Portugal (BdP), o banco central do país, o Bitcoin não é uma moeda. Apesar do seu ponto de vista, o portal de notícia CCN revelou, no inicio deste ano, que Portugal pretende taxar os usuários de Bitcoin, mesmo com a falta de regulamentação. Em relação ao OneCoin, o órgão financeiro emitiu recentemente um aviso que alerta potenciais investidores.

 

Por Camila Marinho

Fonte: CCN

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
agenda ab2l

AGENDA AB2L SETEMBRO 2023

Quer Saber Mais? Acesse Agenda AB2LConvide um representante da AB2L para o seu evento aqui!Agenda está sujeita a
1695128031397

Evento jurídico destaca aumento de tecnologia e inovação

Publicação original O Globo Casos práticos e aumento de 300% de startups jurídicas no Brasil comprovam mudança de
Imagem: Pixabay

Online brand protection: a estratégia das empresas para defender a propriedade intelectual

Publicação original Lexlatin Medida é fundamental para evitar danos que podem ser irreparáveis tanto para os titulares de
Imagem: Pixabay

Microsoft integra inteligência artificial ‘Copilot’ no Windows, Office e outros aplicativos

Publicação original Valor Investe Funcionalidades do Copilot serão adicionadas na próxima atualização do Windows 11 que será lançada na
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.