Pesquisar
Close this search box.

Campus Party 2019: como dispositivos tecnológicos vão identificar os sentimentos humanos

Publicado em
24971099

Uma plateia lotada, de olhos e ouvidos atentos, assistiu a palestra de Poppy Crum, cientista-chefe da Dolby Laboratories e professora da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, realizada na noite desta quarta-feira (13), na Campus Party, evento de tecnologia que ocorre em São Paulo até domingo (17). A notícia que ela trouxe, no entanto, não foi tão agradável: a era da cara de paisagem está com os dias contados.

Na explanação de quase uma hora, a pesquisadora afirmou que o desenvolvimento tecnológico de computadores, celulares e demais dispositivos eletrônicos não permitirá que as pessoas consigam disfarçar suas emoções, porque a evolução desses aparelhos caminha em uma direção na qual será possível identificar e, até mesmo, prever o comportamento humano, disse Poppy.

Ela destacou que as tecnologias de Inteligência Artificial (IA) serão os grandes motores dessa revolução. A IA que, atualmente, é utilizada para simular o sistema de aprendizado humano em máquinas, em seu próximo estágio, será combinada com outros sensores que poderão revelar a paixão, a raiva e o amor que uma pessoa está sentindo.

Ao longo da fala, a professora de Stanford trouxe exemplos de como já denunciamos, naturalmente, nosso estado de espírito. Por exemplo, a dilatação dos olhos revela o quanto o cérebro está trabalhando, o calor liberado pela pele evidencia se estamos estressados e a quantidade de dióxido de carbono exalado, por sua vez, pode sinalizar o quanto a pessoa ou uma multidão estão irritados, revela Poppy.

– A tecnologia existe para ler as pistas e, combinada com a inteligência artificial que pode analisar padrões no contexto, pode-se ampliar a empatia, se usada para o bem, ou levar a abusos, se usada para manipular – afirma.

Apesar de a novidade parecer assustadora, a pesquisadora mostra-se positiva e acredita que essa invasão das máquinas ao estado interno humano pode ser benéfica. Ela diz que essas tecnologias – se usadas para o bem – não irão dilacerar a privacidade das pessoas, mas criar um mundo mais empático, no qual um indivíduo passará a entender melhor e de maneira mais eficaz o outro.

Por Gauchazh

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/tecnologia/noticia/2019/02/campus-party-2019-como-dispositivos-tecnologicos-vao-identificar-os-sentimentos-humanos-cjs4n3xb6015q01mry0of8i2o.html

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
AB2L - formato apresentação (1)

CERTIFICADO AB2L DE DEPARTAMENTOS JURÍDICOS 4.0 E ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA 4.0

AB2L, com o apoio da Análise Editorial, abre inscrições para a Certificação de "Departamentos Jurídicos 4.0 e Escritórios de Advocacia 4.0".
photo-2024-03-14-15-26-17-1024x682

Na Dasa, IA alerta médicos de possíveis alterações em exames e acelera ressonâncias

Em entrevista ao JOTA, Leonardo Vedolin diz que ao menos 6 mil laudos passam diariamente pela IA, que é capaz de identificar 43 doenças
Esquenta AB2LEX24

Esquenta AB2LEX 24

O AB2L LAWTECH EXPERIENCE 24 está pronto para reunir mentes brilhantes e impulsionar a inovação no ecossistema jurídico.
web-summit

Web Summit Rio: a força do empreendedorismo e da tecnologia

O Web Summit Rio nos mostrou que a ativação de grandes eventos como esse trouxe também benefícios intangíveis para nos estimular na capacidade de perceber novamente a partir do acesso àquilo que não conhecíamos e, com isso, o país só tem a ganhar
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.