Pesquisar
Close this search box.

Conheça mulheres que se destacam no ecossistema de startups

Elas são 29,5% do quadro societário de startups no Brasil, mas quando contam com elas as startups apresentam resultados 25% melhores
Publicado em
people-gf6f1a2da7_1920

Texto original publicado

Mesmo com as empresas com mulheres no quadro societário apresentando resultados até 25% melhores, dados do estudo “Female Founders Report”, elaborado pela Distrito, apontam que elas são apenas 29,5% na composição dos quadros societários de startups brasileiras. Conheça algumas lideranças femininas que estão fazendo a diferença e se destacando em startups de diferentes segmentos, entre eles fashiontechs, fintechs, traveltechs, legaltech e foodtech.

Isabela Chusid, CEO e fundadora da Linus, 26 anos e uma história muito atrelada à sustentabilidade e propósito. Graduada em Administração pela FGV. Com 23 anos, Isabela decidiu empreender por propósito depois de atuar em algumas multinacionais. Sempre atenta aos impactos negativos da indústria da moda nas relações de trabalho e no ecossistema, Isabela fundou a Linus em 2018, com o objetivo de facilitar a tomada de decisão de consumo sustentável.

Desde o início da pandemia, quando as pessoas começaram a pesquisar calçados confortáveis para usar em casa, o site da Linus cresceu 700%, e no último ano quase 400%. No final de dezembro, Isa foi reconhecida na lista da Forbes Under 30, 2021, entre os 6 jovens mais inovadores em Moda no Brasil. Em fevereiro de 2022, a marca anunciou o início da operação na Europa por meio do e-commerce internacional. Na semana do dia 08 de março a marca vai promover um conteúdo especial para as redes sociais com 5 mulheres que foram importantes para a construção da Linus, contando um pouco sobre a vivência delas.

Regina Acutu é CEO e co-fundadora da Verifact, ferramenta online de captura técnica que permite que órgãos públicos, empresas e pessoas vítimas de crimes online possam usar conteúdos da internet como prova na justiça. A plataforma, eleita uma das 100 Startups to Watch 2021 e listada TOP 3 Legaltechs do Distrito AWARDS 2021, possui uma parceria com as organizações Me Too e Projeto Justiceiras, organizações de atendimento multidisciplinar online para combater à violência contra mulher, para gerar provas digitais qualificadas de conteúdos disponíveis na internet dos casos que chegam até as duas organizações.

Regina é Mestranda em Inovação pela Universidade Estadual de Maringá, foi eleita TOP 50 Women In Cybersecurity LATAM 2021, jurada do MIT Innovation Challenge e mentora dos programas Inovativa Brasil, HackBrazil e Startup Weekend. Para entender mais sobre investigações em ambientes digitais, a empreendedora também participou de cursos sobre Investigação de crimes cibernéticos e Investigação em fontes abertas – OSINT.

Regina Acutu (Foto: Bulla Jr)

Paloma Araújo é CTO e co-founder na Tripsztraveltech que conecta viajantes a agências de excursões. Liderando um time de 11 pessoas, Paloma é graduada em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal do ABC, onde teve oportunidade de experimentar outras matérias, na aula de TI a identificação foi imediata, iniciando sua carreira na área de automação de processos. Há 5 anos Paloma atua como Engenheira de Software em uma multinacional, na qual foi reconhecida com o prêmio de Alto Desempenho, referente aos resultados em 2021.

Apaixonada por inovação, empreendedorismo, projetos sociais e viagens, Paloma construiu o aplicativo após uma experiência em uma viagem ao Chile na qual teve que buscar pessoalmente agências de viagens locais que fizessem passeios. De volta ao Brasil, junto ao sócio, criou um app que facilitasse a busca online por agências de viagens seguras e verificadas, que permitisse comparar preços e destinos. Disponível para Android e iOS, o app Tripsz é utilizado por 60 agências de viagens e mais de 14 mil viajantes pelo Brasil. Atualmente, Paloma cursa MBA de Computação na Nuvem na Faculdade de Tecnologia FIAP. Em celebração ao Dia da Mulher, a startup vai oferecer cupom de desconto de 3% off em todas as viagens, durante todo mês de março

Paloma Araujo, CTO (Foto: Luciana Benine)

Carolina Franco, Chief Product Officer da fintech CondoConta. Primeira mulher do C-Level do CondoConta, banco digital para condomínios, Carolina chegou a fintech em novembro de 2021 como Chief Product Officer. Ela deixou um cargo de diretora em uma das maiores empresas de cibersegurança da América Latina, após ajudar a empresa a alcançar um dos principais objetivos, o de escalar no mercado americano. Ao deixar a empresa, o mercado americano já era a maior fonte de receita. Liderando um time de 13 pessoas, Carolina tem abertas outras 8 vagas, para as quais tem olhar ativo para recrutamento e desenvolvimento de mulheres. A atuação de Carolina é estratégica para a empresa, o CondoConta viu o número de condomínios clientes crescer 2000% em 2021.

Carolina Franco (Foto: Divulgação)

Sylvia Luciani é sócia e CPO da Pasta Putzfoodtech de produtos saudáveis cujo principal produto é a pasta de amendoim. Atuando com Pesquisa e Desenvolvimento junto ao time da Putz!, Sylvia é uma das responsáveis pelo crescimento de 60% da marca no último ano, que produz cerca de 40 mil pastas mensais. Além de ser graduada em Design Gráfico e Artes Visuais pela Griffith University, a formação também foi o que inspirou Sylvia no desenvolvimento em criar uma marca de pasta de amendoim artesanal, e futuramente fazer parte da Putz!. Na liderança do time de produtos, Sylvia tem orgulho em contar com o apoio de mulheres na produção e a equipe em toda empresa é composta por 90% de mulheres.

Sylvia Luciani (Foto: Divulgação)
COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Imagem: Pixabay

Inovação na Tomada de Decisão

Imagem: Pixabay

O Impacto do DJE na Modernização do Sistema Judiciário Brasileiro

computer-4484282_1280

Uso de sistemas low/no code para gerenciamento de rotinas jurídicas

Imagem: Pixabay

Evolução da criatividade - da teoria para a prática

artigo obs

Ausência da parte Autora e do Preposto nas Audiências Judiciais Cíveis e Juizados Especiais. Quais as diferenças e quais as consequências?

Imagem: Pixabay

Advogados contra a Tecnologia: as máquinas irão substituir os advogados?

interface-3614766_1280

Desenvolvimento responsável da IA com a nova norma ISO/IEC 42001.

laptop-5673901_1280

DJe ou Painel de Intimações? Como acompanhar as intimações e não perder prazos!

EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.