Webdox: o software de gestão de contratos que se expande em 11 países do continente – e se associa à AB2L

Publicado em
Webdox: o software de gestão de contratos que se expande em 11 países do continente – e se associa à AB2L
Imagem: Reprodução

A startup chilena criou uma solução que automatiza os compromissos contratuais para empresas de médio e grande porte, que possuem grandes marcas utilizando seus serviços. Depois de receber a recente contribuição de fundos de risco, incluindo o Fundo CLIN da ChileGlobal Ventures e Kayyak Ventures, neste 2021 eles querem continuar sua expansão na região, juntamente com a penetração de mercados como os Estados Unidos e Brasil, graças a alianças com parceiros estratégicos que integram a solução em seus negócios.

José Manuel Jiménez é advogado, mas sempre teve interesse em dedicar sua profissão às questões digitais. Depois de anos pensando em ideias durante as aulas na universidade, em 2013 decidiu apostar na criação de uma ferramenta de busca de documentos dentro dos estudos jurídicos. Mas o projeto segundo o seu idealizador era uma solução “muito genérica”, por isso ele decidiu expandir e mudar o foco para uma necessidade que descobriu ao longo do caminho: a gestão de contratos a nível organizacional, não apenas para a área jurídica.

O que estava faltando? Em palavras simples, o advogado exemplifica com a história de um executivo de vendas que fecha uma empresa e vende software. Ele estabelece uma série de condições de como vai ser pago, que tipo de licenças vão ser entregues e que escopo de serviços são incorporados. Essa pessoa pede a um advogado para fazer o contrato, mas presumimos que ele não lhe dê mais detalhes do acordo, e se não houver colaboração entre as áreas na construção dos contratos, são gerados acordos que não são capazes de resolver o objetivo de o acordo.

É assim que, em 2017, a Webdox se tornou uma solução CLMS (Contract Lifecycle Management Software), que promove a colaboração, comunicação, automação e rastreabilidade no processo de contratação e a digitalização destes, a partir da forma como é elaborado, aprovado e assinado, até a gestão do seu negócio. “O contrato tem datas, tem marcos, tem obrigações, tem tarefas a cumprir e exige a colaboração de diferentes áreas. O sistema ajuda a automatizar a geração do contrato e promove a colaboração e o acompanhamento do mesmo, além de ajudar a evitar descumprimentos e gerar relatórios de conformidade contratual. O Webdox ajuda a melhorar a qualidade dos contratos, criá-los com mais rapidez e aumentar a conformidade ”, afirma.

O software criado no Chile é capaz de entregar todos os tipos de relatórios sobre contratos, solução que vem se expandindo em grandes e médias empresas do país e do continente, pois seu criador descobriu ao longo dos anos que diferentes setores precisavam automatizar esse processo, incluindo Coca Cola Andina, Walmart, Telefónica, Banco Santander ou Lipigas, para citar alguns, que respondem pela diversidade de negócios em que estão envolvidos, com presença em 11 países.

Capital de risco

A Webdox alcançou um crescimento sustentado nos últimos anos, recebendo investimentos de entidades privadas. Um reflexo disso é que em dezembro passado, a startup fechou uma rodada de investimento em capital de risco com a Fundación Chile e seu Fundo CLIN em conjunto com a Kayyak Ventures, com o objetivo de capacitar a equipe de tecnologia e produtos, mantendo uma taxa de crescimento superior a 100% e desenvolvimento uma maior presença nos mercados da região por meio de vendas diretas, com destaque para México, Peru e Colômbia, além de Brasil e EUA, países nos quais estão ingressando por meio de parceiros estratégicos.

“A pandemia acelerou a necessidade de tudo ser digital, então, se uma vez as as empresas resistiram ao ser digital ou processos automáticos, hoje é algo que deve ser digital”, descreve Jiménez o impacto da startup, que em 2020 cresceu 90% , sem a necessidade de investimentos no último ano.

“O impacto nas empresas é alto e a pandemia abriu os olhos de muitos investidores para a oportunidade de automatizar e digitalizar processos contratuais”, afirma o CEO da Webdox, que destaca ainda que a Webdox fornece ferramentas de assinatura eletrônica, solução cujo conhecimento jurídico é muito baixo na região da América Latina e que Webdox vem promovendo e educando em diversos países da região.

Em relação aos planos, a empresa local busca entrar em mercados com ecossistemas próprios como o Brasil, onde fechou acordos com a Enlighten, uma das principais empresas do país, que implementa uma ferramenta de gestão de contratos naquele país.

“Felipe Rodríguez, o fundador da empresa brasileira, é um conhecido advogado envolvido na automação de contratos. Nos conhecemos e ele se ofereceu para nos representar no mercado brasileiro. Eles nos levam até sua carteira de clientes e com sua equipe de suporte implementam a solução ”, afirma José Manuel Jiménez, que também é assessor para a América do Sul da World Commerce & Contracting, instituição líder mundial em pesquisa em gestão e otimização de contratos.

O escopo da startup também é desenvolver o mercado dos Estados Unidos da mesma forma que o Brasil. Junto com a Lawgeex, empresa que se dedica à análise automática de contratos (Contract Review Automation) por meio de Inteligência Artificial (IA), eles integraram o software Webdox, que permite que a ferramenta seja utilizada por empresas como a MetLife ou a Johnson & Johnson.

Jiménez sabe que esses laços lhe permitem ser líderes latino-americanos no campo, então eles planejam maximizar essa liderança, alcançando uma penetração de mercado mais forte nos próximos 4 anos, onde a Webdox busca se tornar uma startup “unicórnio” e atingir um valor de um bilhão de dólares. Por enquanto, o impacto continua, sendo responsável por liderar a automação e digitalização de contratos no continente.

Agora em junho, a Webdox se torna também uma associada AB2L e passará a integrar um ecossistema que hoje já conta com mais e 600 lawtechs, legaltechs, departamentos jurídicos, escritórios de advocacia e profissionais autônomos.

A Ab2L deseja boas vindas e muito sucesso!

Texto original: Latercera

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

‘Estar na lista das 100 Startups to Watch ajudou a Incentiv.me a captar R$ 10 milhões’

Cofundadora da startup, que é associada AB2L, diz que visibilidade tem sido fundamental para o crescimento da empresa. A edição deste ano está com inscrições abertas.
O poder da animação 3D na área jurídica

O poder da animação 3D na área jurídica

Impulsionado nos dois últimos anos no Brasil, o uso de animação 3D na área jurídica pode oferecer alternativas para solucionar pontos problemáticos na comunicação com juízes e jurados
Elon Musk no Brasil: quanto custa e como usar a internet da Starlink

Elon Musk no Brasil: quanto custa e como usar a internet da Starlink

No Brasil, além da Amazônia, a cobertura do serviço envolve parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de algumas áreas de Minas Gerais
O que é Web 3.0 e como ela se relaciona com o mercado de criptoativos

O que é Web 3.0 e como ela se relaciona com o mercado de criptoativos

A internet está passando por uma nova reformulação, chamada de Web 3.0. Confira o guia do InfoMoney sobre o assunto
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.