Verbete Draft: o que é Lawtech.

Publicado em
ddddddddddddddd

Continuamos a série que explica as principais palavras do vocabulário dos empreendedores da nova economia. São termos e expressões que você precisa saber: seja para conhecer as novas ferramentas que vão impulsionar seus negócios ou para te ajudar a falar a mesma língua de mentores e investidores. O verbete de hoje é…

LAWTECH

O que acham que é: Tecnologia que substitui totalmente a função de advogados, juízes, promotores e procuradores.

O que realmente é: Lawtech é o termo que define empresas, geralmente startups, que desenvolvem tecnologias de aplicação na área jurídica. Utilizando ferramentas como Inteligência Artificial, machine learning, e algoritmos pretendem tornar o trabalho legal mais rápido, eficaz e inteligente, apoiando o serviço de advogados, juízes, promotores e procuradores.

As aplicações práticas são variadas e estão presentes em diferentes campos de atuação. A Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L) elenca 13 categorias dentre as quais: Extração e monitoramento de dados públicos (monitoramento e gestão de informações públicas como publicações, andamentos processuais, legislação e documentos cartorários); Analytics e Jurimetria (plataformas de análise e compilação de dados e jurimetria); IA – Setor Público (soluções de Inteligência Artificial para tribunais e poder público); e Resolução de conflitos online (empresas dedicadas à resolução online de conflitos por formas alternativas ao processo judicial como mediação, arbitragem e negociação de acordos). Na seção “Ecossistema”, do site da AB2L, é possível encontrar um mapa com dezenas de empresas em cada categoria.

Talvez você esteja se perguntando por que, além de Lawtech, o nome da Associação leve também o de Legaltech. Essa dúvida é bastante comum e respondida de formas diferentes no Brasil e nos Estados Unidos. Lá, os termos são utilizados de maneira independente e específica: Lawtech para as soluções voltadas ao público final e Legaltechs para serviços que se aplicam aos profissionais. Aqui, tornaram-se intercambiáveis e abarcam o todo.

Matéria completa: //projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-lawtech/

FONTE: DRAFT.

 

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.