Pesquisar
Close this search box.

Verbete Draft: o que é Lawtech.

Publicado em
ddddddddddddddd

Continuamos a série que explica as principais palavras do vocabulário dos empreendedores da nova economia. São termos e expressões que você precisa saber: seja para conhecer as novas ferramentas que vão impulsionar seus negócios ou para te ajudar a falar a mesma língua de mentores e investidores. O verbete de hoje é…

LAWTECH

O que acham que é: Tecnologia que substitui totalmente a função de advogados, juízes, promotores e procuradores.

O que realmente é: Lawtech é o termo que define empresas, geralmente startups, que desenvolvem tecnologias de aplicação na área jurídica. Utilizando ferramentas como Inteligência Artificial, machine learning, e algoritmos pretendem tornar o trabalho legal mais rápido, eficaz e inteligente, apoiando o serviço de advogados, juízes, promotores e procuradores.

As aplicações práticas são variadas e estão presentes em diferentes campos de atuação. A Associação Brasileira de Lawtechs & Legaltechs (AB2L) elenca 13 categorias dentre as quais: Extração e monitoramento de dados públicos (monitoramento e gestão de informações públicas como publicações, andamentos processuais, legislação e documentos cartorários); Analytics e Jurimetria (plataformas de análise e compilação de dados e jurimetria); IA – Setor Público (soluções de Inteligência Artificial para tribunais e poder público); e Resolução de conflitos online (empresas dedicadas à resolução online de conflitos por formas alternativas ao processo judicial como mediação, arbitragem e negociação de acordos). Na seção “Ecossistema”, do site da AB2L, é possível encontrar um mapa com dezenas de empresas em cada categoria.

Talvez você esteja se perguntando por que, além de Lawtech, o nome da Associação leve também o de Legaltech. Essa dúvida é bastante comum e respondida de formas diferentes no Brasil e nos Estados Unidos. Lá, os termos são utilizados de maneira independente e específica: Lawtech para as soluções voltadas ao público final e Legaltechs para serviços que se aplicam aos profissionais. Aqui, tornaram-se intercambiáveis e abarcam o todo.

Matéria completa: //projetodraft.com/verbete-draft-o-que-e-lawtech/

FONTE: DRAFT.

 

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
SITE

INFORME AB2L | 2024

#03 06/24 Danilo Limoeiro, Co-Founder da Turivius e associado da AB2L, participa como expositor na Audiência Pública do
Lorena Lage e Robert Oliveira, sócios e cofundadores da L&O Advogados

L&O Advogados cresce 110% com preventivo jurídico no mercado de startups e inovação

Publicação Original, SEGS.com.br. Fundado por Lorena Lage e Robert Oliveira, escritório teve apenas duas ações judiciais em curso
Imagem

Especialista destaca a importância da tecnologia nas Operações Jurídicas na era digital

Allana Martins Vasconcelos Valsechi, Gerente de Operações Jurídicas e Analytics da Legal Insights, discute a evolução do setor e enfatiza a colaboração interdisciplinar e o planejamento estratégico.
SOS RS APP

SOS RS: Inovação e Solidariedade no Rio Grande do Sul

Em entrevista exclusiva para a CNN Brasil, o engenheiro Pedro Oliveira revelou como a plataforma SOS RS está
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.