Ucrânia forma grupo de trabalho para supervisionar as Criptomoedas

Publicado em
cue-2729816_960_720

Altos funcionários da Ucrânia estão formando um novo grupo de trabalho que abordará a regulação das criptomoedas, anunciou o governo do país na quinta-feira.

Durante uma reunião sobre segurança cibernética e infra estrutura, o presidente do Conselho de Segurança Nacional e Defesa, Oleksandr Turchynov comentou que a falta de regulamentação em torno da tecnologia constitui uma ameaça à economia e segurança ucraniana, de acordo com pronunciamento divulgado ontem pelo governo.

Esses riscos resultaram na criação de um grupo de trabalho que será composto por funcionários de órgãos do governo, incluído o Banco Nacional da Ucrânia, o Ministério das Finanças, a Comissão Nacional de Valores Mobiliários, a Polícia Nacional, dentre outros.

O grupo determinará quais agencias terão jurisdição sobre o mercado doméstico de criptografia e criará um sistema de coleta de impostos sobre as negociações com criptomoedas.

Criptomoeda nacional

Segundo declaração do governo, “As autoridades foram designadas para desenvolver um mecanismo que assegure o acesso dos órgãos responsáveis pela aplicação das leis aos dados dos câmbios de criptomoedas. Eles terão a obrigação de fornecer informações sobre todas as transações dentro do prazo estabelecido por lei e além de divulgar informações dos clientes, caso seja demandado”.

Notavelmente, o comunicado indica que o Banco Nacional do país pode se mover para criar sua própria criptomoeda. “O Banco Nacional da Ucrânia está considerando a relevância de estabelecer sua própria moeda digital”, afirmou.

Um projeto de lei, apresentado anteriormente, propõe as trocas de criptomoedas sob o controle do Banco Central. A legislação proposta continha disposições focadas na tributação e supervisão das negociações de criptomoedas e até incluía uma provisão relativa as operações de mineração domestica. No entanto, o projeto ainda aguarda aprovação e, até o momento, não há previsão de efetivação.

Por Camila Marinho

Fonte: Coindesk

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
_113967234_hi031081850

Em resposta ao ChatGPT, Google planeja lançar 20 projetos de inteligência artificial em 2023

A empresa queria ir devagar, mas a ameaça externa da OpenAI acelerou o planos
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.