Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Três em cada quatro empresas migram dados confidenciais para nuvem, diz IDC

Publicado em
hologram-projector-screen-with-cloud-system-technology-scaled

Pesquisa do International Data Corporation (IDC) aponta que 68% das empresas brasileiras ainda estão se adequando às normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro do ano passado.

Um aspecto em meio a essa tendência preocupa os especialistas, porém: a alta migração de dados confidenciais para o armazenamento em nuvem — hoje, 76% das companhias optam por guardar informações nesse tipo de servidor, o que representa um risco à segurança dos conteúdos.

O estudo aponta ainda que 40% das empresas consideram aumentar o consumo de serviços em nuvem, sendo que 30% delas pretendem implementar ferramentas para gestão de privacidade.

Para Luiza Leite, CEO e fundadora da startup Dados Legais — que auxilia empresas a cumprir as exigências da lei —, o aumento da procura por serviços em nuvem torna imprescindível que as empresas conheçam os requisitos da LGPD.

“Um dos principais pontos de atenção em relação a esses serviços diz respeito ao local onde está situado o servidor da nuvem. Caso os bancos de dados sejam armazenados fora do país, isso é considerado transferência internacional de dados e deve ter tratamento especial à luz da LGPD”, diz a advogada.

“Outro fator importante é sobre o cumprimento correto dos direitos dos titulares de dados, uma vez que a escolha do servidor em nuvem deve levar em conta a garantia aos titulares do acesso claro às informações sobre o tratamento de dados confidenciais ali presentes, assim como a devida exclusão ou anonimização, a depender do caso”, conclui.

Texto de Vinícius Abrantes, publicado pela Conjur

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
informe-semanal-email
#44 04/25 IA e Direito em Foco: AB2L e CEU Law School Realizam Seminário Inovador Esta semana, a
Assembleia - convocação
Atenção associados: Dia 28 de abril de 2025 às 14h, teremos uma Assembleia Geral da AB2L – Participem!
BASE
Por que participar do maior evento de inovação jurídica do Brasil? O AB2L Lawtech Experience 2025 é o principal encontro
Imagem Divulgação
Publicação original, Portal Cliente SA. Executivos de DeltaAI, Jurídico IA, Machado Meyer e Projuris Softplan debateram os avanços
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.