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Streamers gamers apostam em um novo nicho: eventos proprietários

Brasil movimentará US$ 2,7 bi em negócios relacionados a games em 2022
Publicado em
BGC
O Coringa, da Loud, reuniu mais de 4 mil pessoas no BGC3, somente no Instagram o streamer tem quase 11 milhões de seguidores

Texto original publicado pela Forbes

Quinto maior mercado de games do mundo. Essa é a posição do Brasil no ranking divulgado recentemente pela Newzoo, principal consultoria de jogos eletrônicos. De acordo com o levantamento, o país tem cerca de 101 milhões de jogadores. Em termos de receita, esse mercado deve movimentar, só em 2022, US$ 2,7 bilhões colocando o Brasil na 10º posição como potência financeira nos e-sports.

Além de patrocínios, esse montante vem crescendo puxado por um negócio promissor: eventos físicos ou mistos. Muitas das personalidades e streamers de gamers estão investindo em experiências presenciais para atrair os fãs. Recentemente, um desses eventos chamou a atenção pela velocidade com que esgotou a venda de ingressos e pela quantidade de pessoas que reuniu em um mesmo espaço na cidade de São Paulo. O streamer Victor, conhecido como Coringa, da Loud, uma das maiores organizações de e-sports da América Latina, reuniu mais de 4 mil pessoas no BGC3, evento também conhecido como Baguncinha.

O misto de show com disputa de games e experiências imersivas foi transmitido na Twitch e teve pico de transmissão de 200 mil espectadores simultâneos, além de 1 milhão de pessoas assistindo na transmissão final, teve shows, duelo do jogo Free Fire e competição de GTA RP. A programação de mais de 7 horas contou com personalidades como Luva de Pedreiro, Toguro, El Gato e Boca de 09, Bruno Playhard, entre outros. O projeto contou com a Sundae, agência de projetos especiais que atua no mercado de games e GenZ.

“Fazer o BGC deixar o ambiente virtual para, finalmente, encontrar o presencial foi um grande desafio, o que nos motivou muito nos últimos três meses. As pessoas tiveram a oportunidade de encontrar e reencontrar amigos e ídolos, torcer, vibrar, jogar, curtir shows e aproveitar as experiências imersivas e divertidas. Com os números que conseguimos alcançar e a energia incrível sentida no espaço, sinto que nosso objetivo de transformá-lo num momento inesquecível foi cumprida”, conta Bruna Alvarenga, CEO da Sundae.

Em 2020, Nobru e Cerol, streamers de destaque e sócios, idealizaram a Copa Nobru, um torneio de games que mista disputa presencial com transmissão ao vivo. Depois de mais de 8 edições, a Copa Nobru já reuniu milhões de pessoas em suas transmissões e a participação de várias personalidades dos games em seus estúdios.

Quando estreou, em 2020, em sua primeira versão, a Copa Nobru chegou a reunir mais de 340 mil espectadores e mescla físico e digital nas disputas

Além dos shows e disputas, o BGC3 também ofereceu experiências imersivas para os fãs, por meio da BGC Experience, que contava com uma Loja Oficial da BGC, uma área para tirar fotos com o Troféu Oficial que foi entregue aos vencedores do campeonato de GTA RP, a “Arena Player’s Bank’, com 10 computadores para os fãs terem a mesma experiência do palco e jogarem dentro do Cidade Alta, Meet & Greet com influenciadores da Loud e até uma barbearia exclusiva: “Na Régua”, que levou a equipe que cuida do cabelo do Coringa para realizar penteados e cortes no público.

O BGC foi criado em 2021 com o objetivo de unir música e games através do metaverso. Em sua primeira edição presencial, contou com o apoio e patrocínio de grandes marcas, como Player ‘s Bank, do Itaú, que lançou oficialmente o cartão Player’s Bank Loud, Johnnie Walker, que ativou o camarote de convidados com bares temáticos, Twitch, que transmitiu todo o evento, e Blaze.

“Com o BGC já validado na comunidade, nosso objetivo agora é poder expandir fora da nossa bolha e poder mostrar nosso potencial. Temos uma estrutura absurda e uma equipe maravilhosa. Quanto mais mostramos esse potencial, mais conseguimos trazer novas receitas, como já fazemos com as roupas, acessórios, itens NFTs no GUNSTars, entre outros”, explica Coringa. O maior desafio, segundo ele, é “trazer patrocinadores para entender a realidade e o potencial que tem o GTA. O game é um metaverso com infinitas possibilidades e nosso objetivo é mostrar que podemos usar ela pro bem.”

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