A AB2L iniciou suas atividades em 2017 e, desde então, escreve os capítulos de uma história que tem muito para contar sobre o ecossistema de tecnologia jurídica.
Conheça nossas associadas.
Programas para educar o mercado, fomentar o ecossistema e participar ativamente do processo de regulamentação brasileiro entre direito e tecnologia.
Capítulos regionais/locais exclusivos para associados e grupos abertos ao público em geral.
Mais de 300 horas de conteúdo educacional focado no ecossistema jurídico e tecnológico.
Exclusivo para associados.
Neste ano de 2023, iremos completar 6 anos de AB2L. O tempo passa muito rápido.
Queria contar para vocês uma das histórias de como nasce a AB2L. Nem tudo na vida
são flores, e na advocacia? Mais ainda.
Se você colocar um advogado sozinho numa sala, ele irá fazer tréplica para si mesmo.
E o início da AB2L não foi diferente, pois três grandes desafios iniciais permitiram que ficassem evidente os valores que iriam romper o casulo da inércia e fazer com que alçássemos grandes vôos.
Primeiro Desafio: o nome. Seria Associação Brasileira de Lawtechs ou Associação Brasileira de Legaltechs? Imagine ABL? Alguns associados olhando para o Vale do Silício preferiam Legaltech. Enquanto outros, inspirados por Richard Susskind da Inglaterra preferiam o nome Lawtech. Mas em vez de discutir a natureza jurídica e perder tempo com isso, optamos por escolher os dois nomes e assim nasce a AB2L.
Segundo desafio: seria uma empresa apenas de startups jurídicas ou teria também dentro dela empresa de tecnologia jurídicas que já possuíam experiência de décadas. A decisão foi acertada. Por que dividir, se poderíamos unir todo ecossistema? O grande precisa do pequeno. O novo precisa do mais experiente e chegávamos ao terceiro desafio.
Terceiro desafio: sentíamos em nossos corações que a associação não estava completa, o nosso propósito era muito maior: conectar todo universo jurídico a nova realidade exponencial e colaborativa. Se queríamos unir todo o universo jurídico, então faltavam outros colaboradores e aí que decidimos que na AB2L, além das Lawtechs, teríamos escritório de advocacia, departamento jurídico, advogados autônomos, prestadores de serviços e todos aqueles apaixonados por tecnologia e inovação.
É nesse espírito de apaixonados por direito e novas tecnologias, de pessoas unidas por um único propósito que desejam melhorar a justiça e o direito é que nasce a AB2L.
Comunidade, colaboração e conexão são nossos valores.
E daquele pequeno grupo de 20 empresas de tecnologia em 2017, que nasce em um grupo de WhatsApp, aparece hoje forte e imponente seis anos depois com mais de 800 associados: a maior associação de tecnologia jurídica do mundo.
Hoje, ela é mais do que uma associação, é uma comunidade apaixonada. É mais do que de Lawtechs, é uma comunidade jurídica conectada. É mais do que Brasileira: é uma comunidade internacional.
Por isso, como símbolo de comemoração dos 6 anos da AB2L, ela se encontra não apenas no coração do Brasil, mas também no centro do mundo contemporâneo: vejam a AB2L na Times Square em Nova York.
E você, está preparado para os próximos 6 anos?
Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.