Pesquisar
Close this search box.

O Novo Manual de Investigação em Fontes Abertas: Uma Leitura Obrigatória para Advogados

Publicado em
osint do zero à investigação profissional

Com o avanço tecnológico e a expansão do universo digital, a prática jurídica necessita se atualizar constantemente. Entenda como o livro “OSINT: Do zero à investigação profissional” pode transformar sua atuação como advogado.

No cenário jurídico contemporâneo, a habilidade de acessar e interpretar informações de fontes abertas pode ser determinante para o sucesso de um advogado. Com a crescente digitalização das interações e transações, torna-se vital que os profissionais do Direito estejam familiarizados com as técnicas e ferramentas de coleta e análise de dados digitais.

Com esta demanda em mente, um seleto grupo de especialistas decidiu compilar seus conhecimentos e experiências na obra “OSINT: Do zero à investigação profissional”. Este livro, recém lançado em agosto de 2023, promete ser uma bússola para advogados que desejam mergulhar no mundo da Inteligência em Fontes Abertas (OSINT).

Tendo o prefácio assinado pelo renomado professor e doutor em Direito Digital, Raphael Chaia, este compêndio reúne insights de experts, como a advogada Luciana Reis, que se destaca em Cibersegurança e governança de dados em Minas Gerais. A obra também conta com o contributo de peritos, analistas e especialistas em segurança digital, oferecendo uma visão global e aprofundada da área.

Além de introduzir os fundamentos da OSINT, o livro também desbrava técnicas avançadas, cruciais para a atuação jurídica em casos que envolvem evidências digitais, provas em ambientes online e investigações na deep web e dark web.

Romullo Carvalho, organizador da obra, declara: “Nossa intenção é equipar os profissionais do Direito com o conhecimento necessário para navegar e operar com confiança no mundo digital, garantindo uma prática jurídica atualizada, ética e eficiente”.

Em uma era onde a veracidade e a origem das informações são constantemente questionadas, este lançamento serve como um guia imprescindível para advogados que buscam excelência e inovação em sua prática profissional.

Link de compra da versão digital aqui

Confira na plataforma do YouTube como foi o Lançamento virtual do livro “OSINT: Do Zero à Investigação Profissional”

Sobre os autores:

Romullo Carvalho é perito e vice-diretor da Associação Nacional de Peritos em Computação Forense – APECOF, especialista de inteligência de ameaças – Thread Intelligence e análise de áudios e vídeos, coautor do livro Manual Prático de Provas digitais; membro da comissão de direito digital da OAB-MG Poços de Caldas;

Joaquim Neto é perito digital certificado CHFI e CEH, CEO da Digital Expert, especialista em informática forense e forense em multimídia, membro da comissão especial de perícias da OAB- SP

Leandro Feitosa é policial federal com experiência em setores de inteligência policial, combate à corrupção e lavagem de dinheiro, entre outros. Professor de gestão de fonte humana (HUMINT), vigilância eletrônica e captação ambiental em curso de investigação de combate à corrupção da Polícia Federal. Professor de técnica de investigação na Academia Nacional da Polícia Federal.

Luciana Reis é advogada, pós graduanda em Cibersegurança e governança de dados, especialista em ciências penais, presidente da comissão de direito digital da 25a subseção da OAB/MG. Advogada associada à Associação Nacional de Peritos em Computação Forense – APECOF.

Matheus Moura é analista de inteligência de ameaças cibernéticas – Cyber Threat Intelligence (CTI), Desenvolvedor web/python. Membro da Comunidade de OSINT Brasileira – COBRA, graduando em Sistemas de Informação.

Regina Acutu é mestre em inovação e tecnologia, Top 50 women in cybersecurity Latin América 2021 pela WOMCY, cofundadora e sócia da Verifact tecnologia, docente convidada de pós-graduação na área de inovação pela PUCPR.

Ricardo Capozzi é perito forense computacional, assistente técnico judicial/extrajudicial. Especialista em processos digitais e crimes cibernéticos – degravação de Áudios – análise de imagens – Registro de Ponto Eletrônico. Membro da Associação Nacional de Peritos em Computação Forense – APECOF e da Comissão de Direito Digital e Compliance da OAB/SP.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
caroline vasconcellos 2024

EMPREENDEDORISMO: DE ARTESÃ A FOUNDER & CEO DE UMA LEGALTECH

Publicação original, Caroline M. A. Vasconcellos Nasci com a veia empreendedora. Recordo-me que entre os 07 e 11
lake-6641880_1280

E-XYON refloresta área em Rio Bonito para fortalecer compromisso com sustentabilidade e responsabilidade socioambiental

Publicação original, Agro Planning. A E-XYON, líder em soluções de gestão jurídica impulsionadas pela tecnologia, reafirma seu compromisso
SITE

INFORME AB2L 2024

#02 02/24 Reunião com grupo de Compliance e LGPD associados No próximo dia 27 de fevereiro, a AB2L
PODCAST 24

#8 AB2L Talks: "Reinventando o Direito: A Convergência de Criatividade e Tecnologia" com Bruno Feigelson & Eduardo Tardelli

Trazemos para você o mais recente e último episódio desta temporada do AB2L Talks! Neste episódio, temos a
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.