Pesquisar
Close this search box.

L&O Advogados cresce 110% com preventivo jurídico no mercado de startups e inovação

Publicado em
Lorena Lage e Robert Oliveira, sócios e cofundadores da L&O Advogados
Lorena Lage e Robert Oliveira, sócios e cofundadores da L&O Advogados - Imagem: Divulgação

Publicação Original, SEGS.com.br.

Fundado por Lorena Lage e Robert Oliveira, escritório teve apenas duas ações judiciais em curso em 2023, enquanto um único advogado no Brasil chega a acompanhar, ao ano, 500 ao mesmo tempo

Os escritórios de advocacia convencionais estão com pilhas de processos em andamento. No Brasil, cada advogado pode chegar a acompanhar até 500 ações judiciais ao mesmo tempo, média estimada pelo mercado. Em outubro, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o país tinha 84 milhões de processos em tramitação, que podem levar anos até sua resolução. Por não se identificarem com o modelo tradicional da profissão, o casal de advogados Lorena Lage e Robert Oliveira fundou a L&O Advogados, escritório com foco no preventivo jurídico e jurídico estratégico de negócios inovadores, com o objetivo de mitigar a burocracia e solucionar problemas antes que eles se tornem um processo judicial. Ao inovar, a L&O atraiu startups e outras empresas inovadoras, se tornando referência no setor, o que resultou no crescimento de 110% apenas no último ano.

Criada em 2015, a L&O permitiu que Lorena e Robert unissem o direito com outras duas paixões: inovação e tecnologia. Assim, o escritório criou um ecossistema perfeito para negócios inovadores e se tornou especialista na área, o que fez com que também adotassem uma cultura organizacional própria de startups. Hoje, a L&O Advogados tem um time de advogados em modelo híbrido, trabalhando de várias partes do país, e conta com uma nova sede, a Base L&O, espaço que sequer se parece um escritório de advocacia.

A fórmula do sucesso é simples: a forma de lidar com o sistema jurídico do país precisa mudar e os fundadores encontraram o modelo ideal para isso, o que atraiu empresas que também se sentem inconformadas com a morosidade e burocracias do setor. Hoje, atendem clientes no Brasil e exterior, em quase toda a América Latina, nos Estados Unidos e no Canadá. Ao todo, a L&O Advogados já prestou mais de 420 consultorias para agentes do ecossistema de startups, trabalhou com mais de 1 mil empresas inovadoras, realizou mais de 800 treinamentos, workshops e palestras, completou 22 mil horas de assessoria jurídica e tem 62 startups com contrato de assessoria fixa ativo em segmentos variados.

O escritório entrou em 2024 com apenas duas ações judiciais em curso. No histórico da empresa, são 7 ações judiciais entre todos os clientes atendidos, números que dão orgulho à equipe: “Temos clientes que estão conosco desde o início e nunca sofreram ou entraram com uma ação na justiça. Esses resultados são fruto de um trabalho preventivo jurídico que é também humanizado. Acreditamos que as relações não são entre cliente e fornecedor, mas entre pessoas, e ter essa visão é essencial para a resolução de conflitos”, comenta Lorena Lage, CEO e cofundadora da L&O Advogados.

Outro diferencial da L&O é oferecer plano de horas para que os clientes não gastem mais do que o necessário nesse setor. Com base em três pilares – mentoria, consultoria e assessoria – os serviços do escritório abrangem todo o suporte jurídico que uma empresa precisa no dia a dia, como análise de contrato, registro de patente, marca e propriedade intelectual, admissão e demissão de colaboradores, investimentos e M&A (fusões e aquisições). Junto à área Cível, Trabalhista, Digital, Propriedade Industrial, Proteção de Dados, Empresarial e Tributário, a L&O acrescenta sua expertise em negócios e tecnologia a fim de impulsionar o crescimento de seus clientes.

“Somos grandes entusiastas da inovação e tecnologia e do seu potencial de revolucionar o campo do Direito. Precisamos reconstruí-lo junto à nossa sociedade para que seja mais simples, mais acessível, mais moderno e com resultados mais rápidos”, destaca Robert Oliveira, COO e cofundador da L&O Advogados.

A tecnologia está presente diariamente na L&O Advogados não apenas por meio de seus clientes, mas pelo interesse genuíno da equipe, que acompanha as tendências e incorpora os aprendizados no dia a dia. “Somos apaixonados por inovação e entramos a fundo no universo dos nossos clientes, o que permite que sejamos estratégicos e estejamos sempre preparados nos contextos atuais dos negócios. Atualmente, tenho me aprofundado nos smart contracts, que são os contratos registrados na blockchain, e o Robert tem buscado saber mais sobre Inteligência Artificial e como ela pode impactar os negócios inovadores”, conta Lorena.

Sobre Lorena Lage – CEO e cofundadora da L&O Advogados (OAB/MG 163.448)

Apaixonada por disseminar conhecimento e descomplicar a caminhada de empreendedores, no mundo online ou offline, Lorena é a responsável por guiar o time da L&O para uma atuação com muita flexibilidade cognitiva. CEO e Co-fundadora do L&O Advogados, atuando com Direito para Startups e Empresas Inovadoras. Mestra em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos, especialista em Direito Civil Aplicado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, bacharela em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva. Coordenadora e professora em especializações relacionadas a Direito, Tecnologia e Startups. Professora na graduação em Direito da SKEMA Business School e da Faculdade Arnaldo. Diretora de Conteúdos e Membro da Comissão de Direito para Startups da OAB/MG e Membro da AB2L – Associação Brasileira de Lawtechs e Legaltechs.

Sobre Robert Oliveira – COO e cofundador da L&O Advogados (OAB/MG 163.307)

Leitor compulsivo e viciado em café, Robert nunca se cansa de aprender. Como um bom meio-campo deve ser, conduz o time da L&O através de insights que vão além dos conhecimentos jurídicos. Não gosta de estigmas e padrões repetidos por conforto, e é por isso que ele não se encaixa no tradicional, tendo se tornado mentor e conselheiro de negócios inovadores. COO e Co-fundador, líder da área de societário e M&A e de Privacidade e Proteção de Dados do L&O Advogados, que tem uma atuação exclusiva para empresas inovadoras. É também mentor em vários programas de inovação e hackathons, como o FIEMG LAB e SEED, dentre outros. Sua formação inclui especializações em Direito Civil pela PUC/MG e em Direito e Tecnologia pela Faculdade Arnaldo, o que o torna um verdadeiro expert em assuntos jurídicos relevantes para o mundo da inovação. Experiência de mais de 8 anos atuando no mercado de inovação e tecnologia, especialmente com startups.

Sobre a Lage & Oliveira Advogados

Fundada em 2015 pelos advogados Lorena Lage (OAB/MG 163.448) e Robert Oliveira (OAB/MG 163.307), a L&O é um escritório de advocacia criado para descomplicar a caminhada de startups e empresas inovadoras. Atua com foco em preventivo jurídico e preventivo estratégico, mitigando a burocracia e solucionando problemas antes que os mesmos se tornem ações judiciais. O escritório atende clientes no Brasil e exterior, em quase toda a América Latina, nos Estados Unidos e no Canadá, e teve um crescimento de 110% no último ano.

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
SITE

INFORME AB2L | 2024

#03 06/24 Danilo Limoeiro, Co-Founder da Turivius e associado da AB2L, participa como expositor na Audiência Pública do
Imagem

Especialista destaca a importância da tecnologia nas Operações Jurídicas na era digital

Allana Martins Vasconcelos Valsechi, Gerente de Operações Jurídicas e Analytics da Legal Insights, discute a evolução do setor e enfatiza a colaboração interdisciplinar e o planejamento estratégico.
SOS RS APP

SOS RS: Inovação e Solidariedade no Rio Grande do Sul

Em entrevista exclusiva para a CNN Brasil, o engenheiro Pedro Oliveira revelou como a plataforma SOS RS está
SOS AGUA

SOS RS | AB2L Unida Pelo Rio Grande do Sul!

Junte-se a nós para apoiar os Gaúchos. Doe água! Estamos arrecadando doações de água mineral para ajudar aqueles
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.