Grandes nomes do governo e do mercado discutem a TI como ferramenta estratégica para fomentar inovação

Publicado em
tecnologia-696x265

Em 25 de Abril, na cidade de São Paulo, foi realizado o primeiro evento anual da F. Iniciativas: “Falamos de Inovação?”. Neste ano, o foco principal foram as tecnologias da informação: “TI: algo mais que um software. A disrupção no negócio”, onde especialistas da F. Iniciativas promoveram um debate em torno da importância da tecnologia e inovação para as organizações. A ação contou com a presença de grandes players da indústria brasileira como Embraer, Senior Sistemas, CNI e ABES, além de representantes do Ministério da Economia e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, que debateram os mecanismos existentes hoje no país para auxiliar no fomento de investimento de tecnologias.

A F. Iniciativas tinha como objetivo reunir empresas e governo para discutir a questão. Este passo solidifica a relevância do Brasil para a companhia, que encara o avanço tecnológico e os incentivos fiscais voltados para a temática como fonte de progresso para as companhias brasileiras. A oportunidade de criar pontes entre organizações e o setor governamental em torno da temática da inovação viabiliza a possibilidade de um futuro promissor para a indústria brasileira. Representando o governo estavam o Secretário de Empreendedorismo e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim e o Coordenador-geral de Tecnologias Inovadoras do Ministério da Economia, Luciano de Sousa. Já no setor privado e entidades, executivos da Embraer, Senior Sistemas, ABES e CNI compartilharam suas percepções sobre como a TI tem impactado seus negócios e segmentos.

No painel mediado por Andre Jankavski, repórter de economia da Revista Exame, foram exibidos planos e perspectivas do governo, além de análises sobre o impacto das novas tecnologias no âmbito da inovação e da economia. Na sequência juntaram-se à discussão Recielle Santos – Business Performance Management da EMBRAER, Márcio Jasinsky – Cordenador de Pesquisa Aplicada da Senior Sistemas, Luiz Gustavo Demont – Especialista da Unidade de Tecnologia e Inovação da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e Manoel Antônio dos Santos – Diretor Jurídico da ABES (ABES Associação Brasileira das Empresas Software) em uma mesa redonda sobre a transversalidade da TI e seus desafios, com casos práticos do uso da TI em suas organizações nos últimos anos.

No encerramento, o Diretor Técnico da F. Iniciativas, Rafael Costa, incitou uma reflexão: “A TI representa, cada dia mais, um papel fundamental no tecido empresarial em qualquer país do mundo. O evento cumpriu bem o papel de discutir não só o real impacto das tecnologias nas organizações, independente do setor de atuação, como explorou as perspectivas futuras das empresas e do governo brasileiro, que teve a oportunidade de apresentar as políticas existentes e previstas para fomentá-la”, finaliza Costa.

No final do evento foi apresentada a nova edição do Manual de Frascati em versão adaptada para o Brasil, traduzido e divulgado exclusivamente pela F. Iniciativas. O manual, criado pela OCDE, representa o guia de maior reconhecimento mundial no tocante à definição e medição das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, sendo amplamente utilizado pelas diferentes entidades do Brasil envolvidas no mundo da inovação como referência para a criação de leis e normativas de fomento a esta tipologia de projetos. O manual estará disponível em versão impressa e em PDF para usuários nos próximos dias.

Evento realizado pela F. Iniciativas debateu o atual cenário do uso da TI para inovação no país, tendências para o futuro e a importância de incentivos fiscais para o fomento de projetos inovadores que impulsionam a economia A F. Iniciativas é referência no setor e financiamento de P&D e TI. Por meio de um know-how de mais de 20 anos, a companhia é especialista em obtenção de financiamentos e subvenções econômicas.

Fonte: Rede Jornal Contábil

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
BGC

Streamers gamers apostam em um novo nicho: eventos proprietários

Brasil movimentará US$ 2,7 bi em negócios relacionados a games em 2022
carreira_profissoesdofuturo_24022021_Marko-Geber_GettyImages-3-768x512

No pain, no gain: tentativa e erro devem fazer parte da cultura das empresas da era digital

Atualmente as empresas procuram desencadear transformações digitais e se beneficiar de infraestruturas escaláveis e ágeis
acordo-online-negociacao-aperto-maos

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
jus-gif-2

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.