Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

FATOR HUMANO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Publicado em
image

A confidencialidade da informação é falha em muitas organizações, às vezes mais por negligência do que por má fé dos funcionários. Surge então a necessidade de investir em treinamento e conscientização à cerca de como proteger a informação. Pessoas necessitam saber o valor desta informação, e assim participar efetivamente de processos além de operar mecanismos para que ela seja protegida. Pessoas, processos e tecnologias são de vital importância para a manutenção da segurança da informação, e no que consiste às pessoas, algumas vulnerabilidades podem ser exploradas, como é o caso da engenharia social.

A engenharia social consiste em usar mecanismos de interação humana, tais como sociais e psicológicos para obter informações. Não é difícil conhecer alguém que já tenha recebendo uma ligação solicitando dados pessoais, muitas vezes dizendo que a pessoa ganhou algum prêmio, algum sorteio, algo do tipo.

Em casos mais articulados, ligações visando obter acesso em áreas restritas, como por exemplo, solicitando senhas de usuários em sistemas, onde a urgência pode intimidar alguém a fornecê-lo. Exemplos básicos de como é possível obter informações de pessoas não orientadas a lidar com esse tipo de situação.

Torna-se então fundamental que todo profissional dentro da organização tenha um treinamento de conscientização sobre segurança da informação e seja alertado sobre vulnerabilidades e ameaças.

Portanto, podemos concluir que processo de manter segura a informação requer muito mais do que avanço tecnológico. É preciso trabalhar fortemente em questões humanas e culturais para que, em conjunto com processos e procedimentos bem estruturados, consigamos diminuir os riscos para o negócio.

Fonte http://www.lexmachinae.com/2018/01/04/fator-humano-em-seguranca-da-informacao/

Por Eliézer Pereira

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
informe-semanal-email
#50 06/25 AB2L Anuncia AI2L: Aliança Global para Inovar o Direito com Tecnologia A AB2L acaba de anunciar
AB2L-2304-1
Novo prazo para envio de evidências: 30 de junho de 2025 A AB2L (Associação Brasileira de Lawtechs e
Cópia de TEMPLATE - AB2LEX25 - BACKDROP ESQUENTA
 Os Esquentas AB2L estão chegando para aquecer os motores do AB2L Lawtech Experience 2025 — o maior evento de Direito
e-mail_4
Join us on June 25, 2025, from 2:00 PM to 6:00 PM, at Mishcon de Reya LLP, Africa House, 70 Kingsway,
EMPRESAS ALIADAS E MANTENEDORAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.