FATOR HUMANO EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

Publicado em
image

A confidencialidade da informação é falha em muitas organizações, às vezes mais por negligência do que por má fé dos funcionários. Surge então a necessidade de investir em treinamento e conscientização à cerca de como proteger a informação. Pessoas necessitam saber o valor desta informação, e assim participar efetivamente de processos além de operar mecanismos para que ela seja protegida. Pessoas, processos e tecnologias são de vital importância para a manutenção da segurança da informação, e no que consiste às pessoas, algumas vulnerabilidades podem ser exploradas, como é o caso da engenharia social.

A engenharia social consiste em usar mecanismos de interação humana, tais como sociais e psicológicos para obter informações. Não é difícil conhecer alguém que já tenha recebendo uma ligação solicitando dados pessoais, muitas vezes dizendo que a pessoa ganhou algum prêmio, algum sorteio, algo do tipo.

Em casos mais articulados, ligações visando obter acesso em áreas restritas, como por exemplo, solicitando senhas de usuários em sistemas, onde a urgência pode intimidar alguém a fornecê-lo. Exemplos básicos de como é possível obter informações de pessoas não orientadas a lidar com esse tipo de situação.

Torna-se então fundamental que todo profissional dentro da organização tenha um treinamento de conscientização sobre segurança da informação e seja alertado sobre vulnerabilidades e ameaças.

Portanto, podemos concluir que processo de manter segura a informação requer muito mais do que avanço tecnológico. É preciso trabalhar fortemente em questões humanas e culturais para que, em conjunto com processos e procedimentos bem estruturados, consigamos diminuir os riscos para o negócio.

Fonte http://www.lexmachinae.com/2018/01/04/fator-humano-em-seguranca-da-informacao/

Por Eliézer Pereira

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.