Dia Internacional da Mulher – Homenagem especial às Mulheres Empreendedoras

Publicado em
Dia Internacional da Mulher – Homenagem especial às Mulheres Empreendedoras

No próximo dia 07 de março estréia nos cinemas o esperado filme da Marvel Studios que traz uma excelente reflexão para o Dia Internacional da Mulher. “Capitã Marvel” tem como protagonista uma personagem com características importantes para mulheres empreendedoras.

No filme em destaque, antes de se tornar a Capitã Marvel, a personagem já possui habilidades e atitudes de uma verdadeira heroína, assim como as mulheres empreendedoras, que possuem habilidades e atitudes muito peculiares para enfrentar os desafios da vida real.

Tanto a personagem do filme quanto as mulheres empreendedoras possuem características como: força, coragem, determinação, foco, resiliência, sensibilidade, persuasão, empatia, liderança, atenção aos detalhes e sentidos aguçados.

Esta é a primeira vez que um filme da Marvel é protagonizado por uma mulher, um retrato da participação cada vez maior da mulher no mundo dos negócios. O número de empreendedoras aumenta a cada ano no Brasil. Segundo a pesquisa GEM 2017, há cerca de 24 milhões de mulheres donas de seu próprio negócio no país.

A renda obtida pelas mulheres ganha cada vez mais importância no orçamento familiar: 4 em cada 10 lares brasileiros são chefiados por mulheres, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2015). Destas, 41% são donas de negócios próprios.

Levantamento do Sebrae em 2016 sobre o perfil das empresárias mostrou que 40% delas são jovens com menos de 34 anos, concentradas principalmente em quatro áreas: restaurantes (16%), serviços domésticos (16%), cabeleireiros (13%) e comércio de cosméticos (9%). A maior parte destes negócios funciona na própria casa das empreendedoras (35%).

Diversos fatores têm contribuído para o aumento do número de mulheres empreendedoras: protagonismo, autoconfiança, independência, necessidade de complementar a renda, autoconhecimento das suas potencialidades, busca por realização, realização de um sonho, inspiração em histórias de empreendedorismo feminino, entre outros.

Ainda existe muito preconceito a ser enfrentado por mulheres empreendedoras no mundo dos negócios, principalmente naqueles segmentos historicamente dominados por homens, como o setor industrial, mas elas estão determinadas a enfrentar todo tipo de obstáculo.

Heroínas da vida real, as mulheres estão aprendendo a equilibrar todas as áreas da sua vida, principalmente em relação a trabalho e família. O sucesso deste equilíbrio pode significar também a sua realização pessoal e profissional.

É praticamente necessário ter poderes sobrenaturais para ser mãe, mulher e empreendedora, com uma rotina diária de 16 horas de trabalho sem parar. Com propósito, garra, determinação e amor pelo que fazem, elas só não conseguem voar, mas vencem diariamente a corrida contra o relógio.

Diante de tudo o que foi falado aqui sobre as Mulheres Empreendedoras, por mais que a Capitã Marvel seja um ícone e tenha várias características do universo do empreendedorismo feminino, para mim, não resta dúvida: a verdadeira e maior heroína do mundo real é a Mulher Empreendedora.

Parabéns, Mulher Empreendedora! Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, você merece esta homenagem. Obrigado por encarar a missão de ser a heroína do mundo real.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/dia-internacional-da-mulher-homenagem-especial-as-mulheres-empreendedoras/114307/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Plataformas de ODR agilizam conciliação online e facilitam acordos entre as partes

Daniel Marques, diretor executivo da AB2L fala para a Conjur
PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

PNUD e Jusbrasil assinam parceria para pesquisas sociais no Brasil

O Jusbrasil assinou uma nova parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no intuito de ampliar as ações relacionadas ao cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 16
Soft skills para advogados: descubra as 12 habilidades essenciais para crescer na advocacia

Soft skills para advogados: descubra as 12 habilidades essenciais para crescer na advocacia

O que são soft skills, porque elas são importantes e quais são as principais para os advogados.
Judicialização das relações de consumo: ruim para empresa e cliente

Judicialização das relações de consumo: ruim para empresa e cliente

A judicialização tem custos sociais, financeiros e na credibilidade das empresas. A busca pelo consenso, principalmente através do bom atendimento, foi tema de painel no Conarec 2022
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.