Dia Internacional da Mulher – Homenagem especial às Mulheres Empreendedoras

Publicado em
women-1209678_960_720

No próximo dia 07 de março estréia nos cinemas o esperado filme da Marvel Studios que traz uma excelente reflexão para o Dia Internacional da Mulher. “Capitã Marvel” tem como protagonista uma personagem com características importantes para mulheres empreendedoras.

No filme em destaque, antes de se tornar a Capitã Marvel, a personagem já possui habilidades e atitudes de uma verdadeira heroína, assim como as mulheres empreendedoras, que possuem habilidades e atitudes muito peculiares para enfrentar os desafios da vida real.

Tanto a personagem do filme quanto as mulheres empreendedoras possuem características como: força, coragem, determinação, foco, resiliência, sensibilidade, persuasão, empatia, liderança, atenção aos detalhes e sentidos aguçados.

Esta é a primeira vez que um filme da Marvel é protagonizado por uma mulher, um retrato da participação cada vez maior da mulher no mundo dos negócios. O número de empreendedoras aumenta a cada ano no Brasil. Segundo a pesquisa GEM 2017, há cerca de 24 milhões de mulheres donas de seu próprio negócio no país.

A renda obtida pelas mulheres ganha cada vez mais importância no orçamento familiar: 4 em cada 10 lares brasileiros são chefiados por mulheres, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD, 2015). Destas, 41% são donas de negócios próprios.

Levantamento do Sebrae em 2016 sobre o perfil das empresárias mostrou que 40% delas são jovens com menos de 34 anos, concentradas principalmente em quatro áreas: restaurantes (16%), serviços domésticos (16%), cabeleireiros (13%) e comércio de cosméticos (9%). A maior parte destes negócios funciona na própria casa das empreendedoras (35%).

Diversos fatores têm contribuído para o aumento do número de mulheres empreendedoras: protagonismo, autoconfiança, independência, necessidade de complementar a renda, autoconhecimento das suas potencialidades, busca por realização, realização de um sonho, inspiração em histórias de empreendedorismo feminino, entre outros.

Ainda existe muito preconceito a ser enfrentado por mulheres empreendedoras no mundo dos negócios, principalmente naqueles segmentos historicamente dominados por homens, como o setor industrial, mas elas estão determinadas a enfrentar todo tipo de obstáculo.

Heroínas da vida real, as mulheres estão aprendendo a equilibrar todas as áreas da sua vida, principalmente em relação a trabalho e família. O sucesso deste equilíbrio pode significar também a sua realização pessoal e profissional.

É praticamente necessário ter poderes sobrenaturais para ser mãe, mulher e empreendedora, com uma rotina diária de 16 horas de trabalho sem parar. Com propósito, garra, determinação e amor pelo que fazem, elas só não conseguem voar, mas vencem diariamente a corrida contra o relógio.

Diante de tudo o que foi falado aqui sobre as Mulheres Empreendedoras, por mais que a Capitã Marvel seja um ícone e tenha várias características do universo do empreendedorismo feminino, para mim, não resta dúvida: a verdadeira e maior heroína do mundo real é a Mulher Empreendedora.

Parabéns, Mulher Empreendedora! Neste dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, você merece esta homenagem. Obrigado por encarar a missão de ser a heroína do mundo real.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/empreendedorismo/dia-internacional-da-mulher-homenagem-especial-as-mulheres-empreendedoras/114307/

COMPARTILHAR
VEJA TAMBÉM
Captura de tela 2023-01-27 094937

Cinco tendências de tech e ESG apresentadas em Davos

Diversidade e inclusão foram alguns dos principais destaques do relatório sobre o cenário atual do mercado global de tecnologia, lançado durante o Fórum Econômico Mundial
Captura de tela 2023-01-27 094517

“Não há falta de dinheiro para startups”, diz cofundador da Liga Ventures

Guilherme Massa explica que os desafios têm relação com um tempo maior de decisão dos investidores baseado no momento econômico e na busca por retorno
Face recognition AR hologram screen  smart technology

O chat GPT: o que o novo oráculo de delfos tem a dizer aos advogados?

O grande diferencial da ferramenta, como toda ferramenta tecnológica inovadora, será no modo como é utilizada para extrair os benefícios da mesma.
3D Rendered Illustration of a Human Face Design.

IA x Homem: Advogado robô defenderá réu em julgamento real

Pela primeira vez na história uma inteligência artificial será usada em tribunal para defender um réu acusado de infringir leis de trânsito
EMPRESAS ALIADAS

Receba nossa Newsletter

Nossas novidades direto em sua caixa de entrada.